Oq digo, é que o problema provavelmente varia com a velocidade. Se a velocidade for baixa o suficiente, vc praticamente não tera problema com o tubo, pq o escoamento vai conseguir se moldar as curvas facilmente e entrar no circuito de baixa (qq erro de nome e tals desculpem, mas não manjo mto de mecanica não) tranquilo. Agora, se começa a ficar muito grande, a tendência em não se moldar cresce, o efeito das curvas piora (o ar que teria uma vazão Q sem a curva pode ter 10% 20% a menos, isso depende mto da velocidade), e a tomada do circuito pode ficar mais prejudicada. Eu pessoalmente duvido q o escoamento tenha uma velocidade baixa, deve ser um escoamento turbulento.
Vamos tentar estimar. Qual o volume da câmara que o pistão faz em um ciclo (sobe e desce)? Ele admite ar a cada 4 ciclos ou estou errado? Com isso da para estimar acho, mas como não sei os valores num rola, se alguem tive eles do uma olhada nisso. Vou tbm procurar em livros sobre o efeito desse formato no escoamento, apesar de ter acesso a livros de escoamento de liquidos, a mudança é apenas dos parâmetros, então da para ter uma boa noção (agora isso deve demorar, pq to meio sem tempo).
Oq acho q vale a pena fazer agora (depois de varios testes com varias motos) é partir para tentar entender oq está realmente esta acontecendo para dai poder fazer algo mais sólido, ter argumentos fortes, dai fica mais facil de convencer as pessoas, as vezes dai até tentar contato com a suzuki denovo.