ah, entendí... acho que a velocidade já será considerável a ponto de haver interferência dos condutos já a partir dos 3 ou 4 mil rpm...

A cada aspiração (que é um dos ciclos, e que acontece uma vez a cada duas voltas do girabrequim), esse motor "desloca" pouco mais de 124 centímetros cúbicos... essa é a medida. Mas na prática eu não tenho como afirmar se o motor consegue realmente trabalhar esse volume certinho, ou se é menos ou mais.

Numa conta simples, quando o motor está a 3000 rpm, estará havendo 1500 aspirações por minuto. Isso, nessa conta apenas da medida do deslocamento do pistão, representa aproximadamente 186 litros de um flúido (a mistura ar/gasolina) por minuto, ou 3,1 litros por segundo.

Hoje não dá tempo para eu medir (vc havia me perguntado sobre a distância que o ar percorre). Amanhã de manhã monto aquele conjunto novamente, incluindo o coletor logo após o carburador e meço... acho que vou usar um barbante. Aí só fica faltando a distância que tem da entrada do cabeçote até o pistão (colocado no ponto morto superior).