Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.328

    Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Acho de manha as 6 e meia acordei me entroxei e fui estuda um poko pra prova, entao liguei a tv e fiz que fazia 2ºC naquele momento, soh pensei o frio q seria i pro campus sendo que la eh mais frio. blz, liguei a moto esquentei e me fui, congelei no caminho mas da nada, cheguei la eram 7e50min e terminei a prova eram 8e45min e me fui embora. agora o mais estranho, todo mundo sabe q eu faço 37 de media na strada pq tava com a mistura muito pobre, consequentemente esquentava demais o motor, no que cheguei la eu coloquei a mao tava agradavel a temp do motor, normalmente frito os dedo. e qd fui embora tive que esquenta mais do q de manha, a moto afogafa e morria, exatamente como qd ta frio, soh dp de uns 500m q ela se alinho.. agora tava pensando.. um motor dakele tamanho, digo em qtdade de ferro, que trabalha a uns 80º na temp q tava hoje, como em uma hora ele esfria tanto, sendo q no verao qd venho pra almoça fico 2 hora parado e ainda ta muito kente o motor a ponto de esquenta toda gasosa q tem no tanque..!!!!

  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    O frio é aaaaaaaaalgo meu velho!!
    No calor a maior temperatura dum motor é qdo vc para a moto.. ele continua quente, produzindo um resquício de calor, mas a refrigeração cessou completamente!! No inverno vc para o motor e a refrigeração apenas diminui! vc não roda mais com a moto, mas a temperatuda baixíssima resfria ele rapidinho!!
    no verão não... vc para a moto, o motor não é resfriado e tem q perder calor por si só... sem ajuda de vento frio como no inverno!!
    Tchanaaaann!!!
    É o mesmo princípio de motor frio..no verão ele tá sempre em ponto de bala.. no inverno nao!!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    É o friiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiio ! Há muitos anos eu e uns amigos subimos de Santos para Campos do Jordão para assistirmos uma corrida de motocross, eu fui de XL 250 alugada em uma oficina de um conhecido. Em todas as paradas o pessoal colocava as mãos no motor para aquecê-las e nada, o motor tava mais frio que as mãos deles. Eu arrumei umas luvas de borracha dessas de cozinha e com um saco de lixo fiz uma camiseta e coloquei por baixo da blusa e da jaqueta. Mas estava muito frio. Para fazer a moto pegar no coice era difícil. São os probleminhas que o frio, maravilhoso, nos trás. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  4. #4
    rocksul
    Guest

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Ontem a noite aproveitei o motor pra esquentar a mão. Qdo cheguei em casa as 22:50, depois de andar 32km num frio desgraçado de 9º @ 140/h e sem luva (teoria do macho que não usa luva, depois explicamos), ao desgrudar a mão do acelerador deus do céu, abrir e fechar os dedos era uma tarefa dificil pra caraio. Daí pensei, ah mas o motor vai estar quentinho. Fiquei ali olhando pro motor uns dois min, encarando ele frente a frente, olho no olho e resolvi esquentar a mão nele. No primeiro toque adivinha? Claro, queimei a mão, bem pouco, tava mto quente. Daí o que fiz. Fechei a garagem, tirei um pouco do monte de roupa, e fui lá enfrentar o velho de novo. Tava mais friozinho, tipo, não queimava. Me aproveitei da situação e esquentei mão, braço, pé e só.

    Teoria do macho:
    Andar de moto no frio com luva de material sintético - Bixona
    Andar de moto no frio com luva do Stalone Cobra (que tem os dedos cortatos, protege só a palma da mão) - Homem
    Andar de moto no frio sem luva e enrolando o cabo - Guasca, chucro e macho afu.

    Dessa vez, diferentemente da minha teoria de macho anterior, onde para ser macho o cara teria que ligar a moto sempre no tranco na subida e contra o vento ao invés de ligar pela partida elétrica ou pelo pedal na qual eu me enquadrei como bixona, eu me enquadro na categoria Guasca, chucro e macho afu. Ontem eu não achei minha luva pq sou mto desorganizado, que merda. Mas isso foi ontem, hoje já sou uma semi-bixona pq minha luva é de couro como a do Stalone Cobra mas não tem os dedos cortados, então acho que ontem vivi minha experiência de Guasca, chucro e macho a fú por um dia (pra não dizer masoquista).
    Hoje volto a normalidade, rock'n roll o tempo todo.

  5. #5
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Aug 2006
    Posts
    80

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Com injeção eletrônica. Os seus problemas "acabaram-se" hehehe.

  6. #6
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Tava com saudades do frio já ... eu moro dentro do forno crematório do mundo, o Rio de Janeiro.
    Não percebo grandes diferenças no funcionamento da moto quando vou lá pros lados de SP e pego um friozinho. Sei que tudo funciona melhor, seja moto ou carro. Aliás, eu também funciono bem melhor.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    3.227

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Kepler, nada disso, a lander do meu irmão apahou hoje de manha também, teve que deixar esquentar uns 2 min, senão morria na hora que jogava a primeira!
    Frio é pra todos nós, carburados e injetados!

    A falcon pego de primeira facil facil, só com o afogador rs

  8. #8
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Estranho isso Luigi... a idéia da IE é justmente saber a quantidade de gas/ar pra não morrer o motor!!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  9. #9
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    3.227

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Mas estando muito frio, até carro morre se não esquentar, a minha fazer também morria se eu não esquentar no frio
    A montana a alcool (dai é sacanagem) do meu pai também hauishauis!

  10. #10
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Carro ou moto com injeção tem que funcionar de primeira e sem falhar, seja com alcool ou gasolina ... Imagine os Volvos ligando lá na Suécia a 44 graus negativos sem qualquer problema. Se a Lander ou Fazer estão falhando, elas possuem uma IE tosca ou defeituosa.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  11. #11
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Amigos, Todo motor à explosão é uma máquina térmica. Ela transforma energia química em energia cinética (potência do motor), energia sonora (barulho) e uma boa parte em energia térmica (calor). Isso acontece segundo a teoria do triângulo de fogo (combustível + oxigênio + fonte de ignição). A mistura ar-combustível deve ser numa proporção estequiométrica para a temperatura. Quanto mais frio, cada vez mair "gorda" deverá ser a mistura. Por isso, os motores à explosão do Ciclo OTTO (4T) precisam de uma quantidade maior de combustível para se manterem em funcionamento em temperaturas baixas (daí a necessidade do afogador para os motores carburados e dos sensores de temperatura do motor para os injetados).

    Ao parar a moto com um clima frio, a troca de calor do motor com o ambiente é muito mais veloz, o que resfria o motor mais rapidamente. Essa troca tende a acontecer até a equalização das temperaturas porém, à medida em que a equalização avança, a velocidade de troca vai se reduzindo. Em climas quentes, essa troca é mais lenta (o motor demora mais a esfriar) pois as temperaturas do motor e do ambiente estão mais próximas, levando a uma troca mais lenta.

    O ar em movimento proporciona trocas de temperatura mais rápidas, daí a existência das ventoinhas e do radiador situado na dianteira do veículo. Quanto mais vento o motor tiver para si, tanto mais frio ele ficará até a equalização da temperatura.

    O que aconteceu foi que, com o clima frio, a troca de calor com o motor foi bem rápida, e o motor logo resfriou.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

  12. #12
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Carro ou moto com injeção tem que funcionar de primeira e sem falhar, seja com alcool ou gasolina ... Imagine os Volvos ligando lá na Suécia a 44 graus negativos sem qualquer problema. Se a Lander ou Fazer estão falhando, elas possuem uma IE tosca ou defeituosa.
    Lá não tem até 25% de álcool na gasolina, além disto eles tem um sistema de pré aquecimento do combustível para facilitar o funcionamento.
    Eduardo

  13. #13
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Hoje de manha presenciei a cena mais estranha sobre motos, fator clima!

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    Lá não tem até 25% de álcool na gasolina, além disto eles tem um sistema de pré aquecimento do combustível para facilitar o funcionamento.
    75% de gasolina são mais do que suficientes pra ligar um motor.. e convenhamos, difícil ficar muito abaixo de zero por aqui ... são uns 40 graus de diferença. Um motor a alcool puro liga com alguns ml de gasolina misturados, mesmo em temperaturas bêm baixas. O alcool começa a atrapalhar mesmo abaixo de 8 graus. Acima disto, ou com o motor já ligado, basta adequar a mistura correta, trabalho pra IE, que na Suécia é muuuito mais desenvolvida, afinal até a bateria congela por lá. Se o motor com injeção está falhando quando está frio, é problema da injeção, ou erro de projeto. Não tenho informações sobre essa IE da Fazer/Lander, mas ela não deve ser sequencial, por exemplo.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 3
    Último Post: 10-09-10, 04:39
  2. Coisa estranha acontecendo hoje
    Por Stone no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 21
    Último Post: 04-11-09, 09:36
  3. Suzuki Yes 2008 fumou hoje de manhã!
    Por KakarutoBR no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 20-02-08, 20:34
  4. iii Mais uma vez a Vibora Furiosa toma a cena..
    Por hedertone no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 74
    Último Post: 18-01-08, 10:56

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •