Não gosto muito de polêmica, mas o que estou te dizendo é público e notório. Além do que sei por experiência própria, já aconteceu algumas vezes comigo: Se vc está com 2T escape dimensionado com o gás aberto em alta e alivia, dá falta de combustível e o pistão vai embora. Principalmente RD/RDZ 125/135. Basta vc ver o relato: furou o pistão em descida e ao aliviar o gás. Ao abrir o acelerador a mistura refrigera a camara, porque não é só a explosão qua faz temperatura subir, mas tem também o atrito e a vela continua faiscando e queimando alguma mistura que ainda vai.
Concordo que se estiver bem afinadinho é mais difícil acontecer, mas é praticamente impossível manter qualquer motor, ainda mais um 2T de rua e ainda com dimensionado afinado 100% do tempo. Entram diversos fatores como qualidade da gasolina, condições climáticas e de altitude (quem mora no litoral sabe que basta descer a serra que a mistura empobrece) e também o carvão que empobrece muito a mistura com o tempo, além de causar pré-ignição. Daí basta aliviar e fura o pistão, isso é certo.
A maioria dos dimensionados liberam muito rápido os gases, deixando muito pouco no cilindro para refrigerar e lubrificar.
Pré ignição e detonação são basicamente a mesma coisa. Não existe pré detonação.