Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 24
  1. #1
    Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Sorocaba/SP
    Idade
    40
    Posts
    4.071

    Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Fala rapaziada... baum ???

    Seguinte, a minha kerida RDzinha parou :d :d :d :d, no fim de semana ela apagou e naum pegava de jeito algum... ontem consegui levar a moto ateh o mecanico e pra minha surpresa o pistão furou !!! Bom seguinte o motor eh original 135 na medida 0.5, esta com escape sarachú e foi feito parte de cima a menos de 2K !! A regulagem estava boa, inclusive tendendo pro excesso e não falta. Normalmente o pistão fura por falta de combustivel em alta rotação mas ela tava bem regulada pra naum dar falta e realmente naum dava falta nem em altíssimas rotações... No dia, a moto de manha não pegava, tirei a vela e limpei, lixei os contatos, colokei de volta e pegou na hora... dai meu irmão saiu pra andar... abasteceu 4 litros em um posto desconhecido, que se misturou a +- mais 4 litros de combustivel de posto confiavel ( ficou 1/2 a 1/2), saiu desse posto... pegou uma reta de 2km a uns 7/8mil rpm e no fim da reta a moto deu uma falhada, ele aliviou numa subida e na proxima descida de 1km ela apagou...

    A pergunta eh o q causou o furo no pistão ?? Falta de gasolina ??? combustivel ruim ?? alguma outra coisa ?? tudo bem pode ter dado uma pequena falta por sujeira ou outro motivo desconhecido, sei la, mas por menos de 1km isso seria o bastante pra furar ??? se a gasolina tava adultera, um tank com meia "da boa" e meia ruim causaria isso tão rapido ??

    Bom o mecanico ainda vai investigar pois ele achou mt estranho, mas peço ajuda de vcs, sabios motociclistas, pra saber o q deu errado...

    Abraços e Obrigado

    PS: Motor feito, como dito, a menos de 2k com peças originais Yamaha.
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

    RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

    Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

  2. #2
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    51
    Posts
    5.646

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Eu pensaria na hipótese do escapamento ... motores 2T são extremamente sensíveis a mudanças no escapamento, e uma simples mudança na velocidade dos gases do escape pode causar mudanças de temperatura na camara de combustão. Outra hipótese seria algum depósito que se formou por excesso de óleo ou gasolina ruim, que causou pre-ignição.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2007
    Posts
    39

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Essa teoria de que o pistão fura por falta de gasolina não é 100%, quando isso aconteceu na minha DT, eu fui pesquisar mais sobre o assunto, em uma das matérias encontradas na internet, descobri que o furo do pistão é causado também porque o motor esquenta num nível muito elevado e isso causa a deteriozação da cabeça do pistão, esse desgaste deixa o pistão mais fino, ele desgasta mais onde é mais quente, ou seja, bem embaixo da vela(combustão). Por isso que ele fura bem no meio.
    Da um checada na temperatura da motoca e vê se ta normal. Abraço
    A persistência é o que leva a perfeição

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de NEUDSON
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Apucarana-PR
    Idade
    42
    Posts
    4.087

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    jajá o alan aparece....

  5. #5
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    50
    Posts
    4.202

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    pode até ser o regime de aceleração que andava,
    o pistão fura por superaquecimento, geralmete causado pela mistura pobre, mas a forma de andar também provoca esse aquecimento, ainda mais com sarachu, o pessoal aqui não gostava muito desse cano em moto para andar no dia-dia, requeria muitos cuidados,

    motor 2t guenta o pau, mas na tocada certa,

    deixa o alan te explicar mais didaticamente
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  6. #6
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    15
    Posts
    5.044

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Tico,
    Citação Postado originalmente por TICO Ver Post
    Essa teoria de que o pistão fura por falta de gasolina não é 100%, quando isso aconteceu na minha DT, eu fui pesquisar mais sobre o assunto, em uma das matérias encontradas na internet, descobri que o furo do pistão é causado também porque o motor esquenta num nível muito elevado e isso causa a deteriozação da cabeça do pistão, esse desgaste deixa o pistão mais fino, ele desgasta mais onde é mais quente, ou seja, bem embaixo da vela(combustão). Por isso que ele fura bem no meio.
    Da um checada na temperatura da motoca e vê se ta normal. Abraço
    Acontece que o motor aquece exatamente por causa da falta de gasolina, neste caso específico do fabrício talvez o pistão já estivesse desgastado de outras misturas pobre e com isto tenha facilitado o furo em uma nova abastecida, mistura pobre pode ser causada pelo excesso de álcool da gasolina, pois quando se coloca álcool é necessário injetar 35% mais combustível e se a gasolina estava com excesso de álcool (muito comum hoje em dia) o pistão pode furar.
    Eduardo

  7. #7
    Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Sorocaba/SP
    Idade
    40
    Posts
    4.071

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    agm, Tico, Neudson, casali e jecastro... obrigado pela atenção e ajuda... bom então a principal causa do furo no pistão eh o super aquecimento dentro da camara... que pode ser causado por mts falhas dentre as quais excesso de alcool a gasolina, mistura pobre e ateh mesmo pelo excesso de contra pressão dado pelo escape dimensionado... humm bom estando tudo isso certo jah posso começar a estudar as causas, e pensar em soluções para isso não ocorrer de novo.

    Uma coisa o agm disse q "restos" de gasolina e oleo podem ter dado pré ignição... como relatado pela manha a moto naum pegava (acho q era vela, mas jah podia ser sinais de problemas), depois de mt tentar pegar o cilindro ficou cheio de gasolina... quando limpei a vela e dei a partida, o escape jogou mt oleo pra fora naum keimado pois o cilindro tava "cheio", mas acho q depois de uns 15/20 kms que foi quando a moto parou todo esse oleo "extra" jah tinha keimado, ou ele pode ter ficado no cilindro e ter provocado a pre ignição ???

    Abraços e obrigado pela ajuda
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

    RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

    Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2007
    Posts
    5

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    excesso de óleo 2T empobrece a mistura...

    Filtros entupidos, gasolina ruim, pre ignição... existem muitas causas...

    O jeito é fazer este motor com um mecânico que te dê garantia do serviço.

    E voce sabe que Nos Motores 2T o amaciamento deve ser feito rigorosamente certo, sem passar de algumas faixas de rotação enquanto o motor está com pouca quilometragem né...
    Só que isto nao deve ser o motivo pois pode causar um travamento, não um pistão furado...

    no mais, boa sorte com sua próxima retífica!

  9. #9
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Carlos
    Idade
    42
    Posts
    3.327

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    C Jay por aqui ! E aí cara, blz ?

    Fabrício, pistão furou por superaquecimento e o que o jecastro disse está certo. Vamos as perguntas:

    Que vela vc estava usando ? Grau o quê, 8 ou 9 ?

    Quais as medidas dos giclês ?
    Sua moto poderia estar gorda em média e baixa mas pobre em alta ! Só pra vc ter idéia na RX 180 com Sarachu eu usava giclê de alta 225 e na RD 350 o original é 250 !

    Pistão Metal Leve ? O ponto estava certo ? O pedal de partida as vezes dava contra golpe ?

    Agora, na boa, 2 mil km e já furou ? Leva pro cara e manda ele arrumar na garantia ! Pelo o que eu me lembro ele é o famoso aí da cidade e não é nada barateiro.

    E depois disso compra um Prandini e trás a moto aqui pra eu regular

    Aqui o sistema é bruto: 55 CV @ 9000 rpm
    Clique no nome da moto: [RD 350 LC] [YBR 125 ED] [RX 180 Custom]

  10. #10
    Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Sorocaba/SP
    Idade
    40
    Posts
    4.071

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Fala C Jay, valeu ai pelas dicas mas o amaciamento foi feito de boa, com escape original entaum com certeza essa não foi a causa... valeu ai e espero ver mais vc aki no forum...

    Fala Alan.. baum kra ??? Entaum a vela eu preciso confirmar mas acho q era 8... Os gigles pra te falar a verdade naum sei qual a medida... preciso perguntar pro mecanico... o pistão comprei na Yamaha mesmo... deve ser metal leve, naum sei ao certo, mas eh o original usado pela yamaha, ou pelo menos deveria ser... o pedal de partida naum dava contra golpes naum e quanto ao ponto naum sei te dizer mas era pra estar certo heheehhehe... estaum o mecanico eh mt bom... mexe com mts 2T aki, ele corre de formulinha e tals... naum sei em kem melhor posso mandar... alem do kra ser gente fina, atencioso, e realmente parece q manja... vou estudar a moto com ele pra ver se a gente resolve essa questão e descobrir as causas...

    Realmente to precisando comprar o Prandini... o ruim eh trazer ela pra ka pra vc afinar... eh meio longe hehehehehe

    Abraços e obrigado pela ajuda !!!

    PS: so mais uma duvida, vcs acham q como de manha naum pegava e ela encheu de gas e oleo no cilindro, que inclusive quando fiz pegar cuspiu mt oleo e gasolina pelo escape pode ter danificado o pistão ??? e depois em alta rotação e temp ele acabou por furar ???
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

    RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

    Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Posts
    110

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Tira a vela e olha a cor dela.

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Tasteful
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    RS
    Posts
    2.855

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Eu sei que o problema já foi solucionado,eu sei que o tópico ateh ja morreu,mas venho ressucita-lo!!!
    Em motos mexidas é comum os mecânicos adiantarem o ponto,isso pode causar a quebra do pistão...
    Já aconteceu comigo mas foi por causa do mecânico(mechânico) que colocou um pedaço de arame no giclê da baixa para regular o bura(só pra não comprar outro giclê de 1 pila) |
    depois dessa Eu que "mecho"!E a bichinha ta andando :P
    Valeuu!!!

  13. #13

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Acho que de 2T eu entendo um pouquinho, vou te dizer o que foi:

    O que furou o pistão foi a "aliviada" que seu irmão deu, isso é tiro e queda pra furar pistão em 2T, principalmente com dimensionado. Ao aliviar o gás aumenta a temperatura na câmara. Isso serve pra 4T também, mas o risco é insignificante, só se tiver muito taxada.

    Não sei o grau térmico da vela, mas ao colocar o escape dimensionado deveria ter aumentado um ponto, talvez B9HS. Aliás, se não for usar a moto pra competição tira o dimensionado e pôe o original que é melhor, principalmente nas RD/RDZ. Acha um original de RDZ, mesmo usado, que vc vai ser feliz, principalmente em torque e consumo.

    Na próxima quando for reduzir moto 2T usa os freios da moto com o gás levemente aberto (moto 2T não tem freio motor mesmo). Me admira muito seu mecânico não saber disso.
    IRON BUTT

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    44
    Posts
    937

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    Agora fiquei invocado!

    FURO no MEIO do pistão: FALTA de combustível, VELA QUENTE DEMAIS, TAXA EXCESSIVA, não tem outra causa;
    QUEBRA ou fundição dos cantos da admissão do pistão: ponto adiantado;
    QUEBRA ou fundição do pistão nas beiras do escapamento e janelas: pré detonação;
    RISCOS, engripamento nas laterais do pistão: falta de lubrificação ou folga cilindro/pistão insuficiente ou ainda excesso de rotação com motor frio;
    QUEBRA da saia do pistão, geralmente a saia da admissão: excesso de folga cilindro/pistão;
    QUEBRA do pistão na região do pino: excesso de rotação, redução de marcha inapropriada;
    TORÇÃO OU EMPENAMENTODE BIELA: calço hidráulico. Geralmente ocorre nas 2t refrigeradas à água, por junta de cabeçote estourada.

    Mas já adianto: o segredo dos 2t está na alimentação. Muita gente acha que está com o carburador 100% regulado ou até dando excesso, quando na verdade ele dá excesso mas depois de algum tempo ele passa a dar falta por má vazão de combustível.
    Os segredos estão na altura correta e alinhamento perfeito da bóia, torneira de combustível desobstruída e ORIGINAL, agulha do pistonete nova, original e na posição correta, giclê Mikuni pra carburadores VM, difusor original, agulha e sede novos.
    Já peguei muita rd, dt que dava um excesso absurdo e depois de esticar a 4ª,5ª ela dar falta a ponto de começar a grilar tudo, total falta de acerto. O pessoal quebra muito motor por contas disso, 95 % das vezes é isso.
    No resto é Taxa excessiva, combustível ruim ou ponto adiantado demais(mas nas ignições ORIGINAIS não tem como adiantar demais, a ponto de estourar o motor).
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    44
    Posts
    937

    Re: Pistão furado em motor 2T. Causas ??

    ABDUZIDO:
    não tem nada a ver essa de reduzir com o acelerador aberto. Partindo do princípio de que o motor está 100% acertado, vc pode reduzir o qto quiser, desde que não ultrapasse a faixa de rotação do motor, te garanto. Até pq abrindo o acelerador a tendência é SUBIR a temperatura da câmara, com o acelerador fechado não entra ar suficiente pra combustão em rotações maiores do que a da marcha lenta, lembrando que estamos falando de um motor ACERTADO. Agora se estivermos falando de um motor sobretaxado, usando gasosa ruim, com a agulha e giclagem totalmente fora de acerto, vai entrar uma quantidade mínima de combustível na camara, combinado a uma quantidade mínima de ar, somando-se a sobretaxa e ainda um ponto adiantado, aí sim teremos pré ignição ou pior, pré detonação.
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

 

 

Tópicos Similares

  1. Motor cg 125 com pistão crf
    Por diegofleury no fórum Preparação
    Respostas: 0
    Último Post: 11-09-10, 12:10
  2. Troca do pistão no motor da YBR
    Por Minghe no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 23-08-10, 22:38
  3. Estourando o motor - pistão mortal
    Por romanex no fórum Videos
    Respostas: 31
    Último Post: 21-07-10, 03:57
  4. Pistão de XR/CBX 200 em motor de CG 125
    Por ROLO no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 1
    Último Post: 07-12-06, 22:27
  5. Já viram motor sem pistão? e sem válvula"e sem cilindro
    Por Celso Pin no fórum Área de debate
    Respostas: 55
    Último Post: 29-12-05, 23:15

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •