Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Paulo
    Idade
    41
    Posts
    551

    Colocar relê em farol

    Alguém ai sabe como colocar um relê no farol?

    Quero tirar a deplorável lampada de 35 watts e colocar uma de 60 watts. Ótima idéia, se não fosse colocar direto sem forçar a fiação elétrica.

    Abraço,

    Renan Sucupira.
    Sucupira, Renan
    ________________________
    Yamaha XTZ 125 06/06
    Biz 125 KS 05/06 - Fire brand [vendida]

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Marilia-SP
    Idade
    37
    Posts
    417

    Re: Colocar relê em farol

    Amigo ja ouvi algo sobre isso mas nao entendi muito.... e sei q nao usaram lampada de 60w usaram uma de 45.... mas no ML tem um cara q vende essas lampadas com rele... so tenhu q achar ele pra perguntar.... dou noticias depois...

    * CDI sem limitador * Ponteira 788 * Motor 150cc / 0.25mm *

  3. #3
    rocksul
    Guest

    Re: Colocar relê em farol

    Componentes:
    1-Farol
    2-Relê 7A a 10A
    2.1-Contatos Normalmente Abertos (NA ou NO) do Relê
    2.2-Contatos de Alimentação do Relê (12V)
    3-Fusível de 10A, com porta-fusível apropriado**
    4-Ignição
    5-Chave Liga/Desliga (5A)
    6-Fusível de 0,5A, com porta-fusível apropriado
    7-Bateria


    A corrente nominal do relê deve ser sempre superior a corrente nominal da carga que ele está alimentando. Ex.: Um farol 60Wde potência irá consumir uma corrente de 60(W)/12(V), que é igual a 4(A)(aprox) (Para encontrar o valor da corrente nominal do farol, basta dividir o valor da sua potência (W) pelo valor da tensão da bateria (V)). Assim, um relê de 10A pode acionar uma carga de até 100W (na verdade, fazendo as contas, é possível acionar uma carga de 120W, mas é sempre aconselhavel trabalhar com uma boa margem de segurança). Um relê de 10A pode acionar com tranquilidade um farol de 60W, ou de menor valor. Para grupos de farois, basta ir somando a potência individual de cada um (Ex.: dois farois de 60W cada têm uma potência conjunta de 120W), até encontrar a potência total do conjunto, para entâo determinar o valor da corrente a ser consumida.
    **O valor do fusível não pode ser muito maior que a corrente nominal consumida pelo farol. Assim, um farol de 60W pode ser protegido por fusíveis na faixa de 4A (mínimo) a 7A (máximo).
    A bitola do contutor usado para alimentar os farois deve ser compatível com corrente consumida. De uma forma geral, pode-se usar os valores:

    Corrente Nominal Bitola (Diâmetro) do Condutor
    5A 1mm2
    10A 1,5mm2
    20A 2,5mm2
    30A 4mm2
    50A 6mm2

    O condutor deve ser de boa qualidade, com dupla isolação e a alma (os fios internos) não pode ser maciça (um único fio). Condutores de alma maciça são pouco flexíveis, o que torna o trabalho de instalação mais complicado. Todas as emendas devem ser soldadas e não somente unidas, principalmente as emendas que vão ficar expostas. Dica: depois de feita a emenda, com solda, e passada a fita isolante, cubra tudo com uma camada de borracha de silicone; evite sujar as emendas com graxa ou pó antes de passar a fita isolante e a borracha de silicone. Não use produtos que deixam resíduos para limpar as emendas (sabão, gasolina, etc).
    O relê automotivo costuma ter dois tipos de contatos, um "normalmente fechado" (NF ou NC) e outro "normalmente aberto" (NA ou NO) na seguinte disposição:


    É necessário que estes contatos estejam corretamente identificados pelo fabricante ou pelo vendedor. Além deles, o relê irá apresentar outros dois contatos (ou um, se a carcaça dele for aterrada). São os contatos de alimentação do relê. Quando forem ligados na tensão da bateria (12V), o contato normalmente fechado (NF) do relê se abrirá e o contato normalmente aberto (NA) se fechará. Nesta montagem, são usados os contatos NA (e o comum) e alimentação. Use conectores apropriados para os contatos do relê.


  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Marilia-SP
    Idade
    37
    Posts
    417

    Re: Colocar relê em farol

    rapaiz nao achei q era tao complicado assim.... dexa lampada com W maior pra la... 35 ta otimo...
    eu qria uma xenon...acho q nao precisaria disso ou estou errado?

    * CDI sem limitador * Ponteira 788 * Motor 150cc / 0.25mm *

  5. #5
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Colocar relê em farol

    É complicado não ... entendendo o esquema do relé, o resto fica fácil ..., mas eu aumentaria bastante a bitola desses fios, principalmente num farol que pode ficar ligado por horas mantendo uma corrente constante ... no som do meu carro uso cabos de 21mm pra um amplificador de 80A (mas são 6 metros de fio).
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Marilia-SP
    Idade
    37
    Posts
    417

    Re: Colocar relê em farol

    uma alguem sabe a potencia das coolblue... elas precisam de relé..:::?????

    * CDI sem limitador * Ponteira 788 * Motor 150cc / 0.25mm *

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Toyohashi - Achi-ken
    Idade
    35
    Posts
    468

    Re: Colocar relê em farol

    Seria só pra alta o primeiro esquema?


    Quanto a bitola nem pricisa de exagero, já que não vai usar mais que 1 metro de entre ponto A até B.

    Uma bitola 24 AWG (0.511 nominal, 0.506 mín ~ 0.516 máx) já basta.
    Já que sua resistência é de 0.082447~0.085738 Ω/Km a 20ºC.

    Sendo assim pode desconsiderar perca de corrente em 1 M de fio.

    Abraço. :OK:


    [img width=289 height=130]http://img412.imageshack.us/img412/7027/zombieson3fi0rr5.gif[/img]
    http://br.youtube.com/watch?v=LpBmHDbUtt0 <-- Novo video do Flame Thrower!!![1]

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    PR-Curitiba bairro alto
    Idade
    40
    Posts
    735

    Re: Colocar relê em farol

    Citação Postado originalmente por Japaparadoxx Ver Post
    Seria só pra alta o primeiro esquema?


    Quanto a bitola nem pricisa de exagero, já que não vai usar mais que 1 metro de entre ponto A até B.

    Uma bitola 24 AWG (0.511 nominal, 0.506 mín ~ 0.516 máx) já basta.
    Já que sua resistência é de 0.082447~0.085738 Ω/Km a 20ºC.

    Sendo assim pode desconsiderar perca de corrente em 1 M de fio.

    Abraço. :OK:


    eeeeeeeeettta muito loco esse cara aê rssss ow quero ver esse "flame alll pilot rider" aí huahuahuahuah coloca o tutorial desse guspindo fogo

    várias motos varias alegrias... todas tem um lugar especial.

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    PR-Curitiba bairro alto
    Idade
    40
    Posts
    735

    Re: Colocar relê em farol

    japa vc nao ta querendo entregar o doce né?? explica quem injeta o combustivel e como e aonde fica a vela nesse esquema aí....

    várias motos varias alegrias... todas tem um lugar especial.

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Toyohashi - Achi-ken
    Idade
    35
    Posts
    468

    Re: Colocar relê em farol

    Preguissa. :G :G

    Uq injeta é um injetador de carro, aquelas de partida a frio, joga agua no pára-brisa.
    Nem uso vela, uso soh o cabo msm, q centelha na ponta do escape.
    Mas tah foda sair pq, é muuuito fio.. ai teria q monta um esquema tbm, as fotos, peças usadas, etc.

    [img width=289 height=130]http://img412.imageshack.us/img412/7027/zombieson3fi0rr5.gif[/img]
    http://br.youtube.com/watch?v=LpBmHDbUtt0 <-- Novo video do Flame Thrower!!![1]

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Marilia-SP
    Idade
    37
    Posts
    417

    Re: Colocar relê em farol

    por falar em esquema eletrico alguem ai tem o da 150, a minha é 06/07 preciso dele urgente...

    * CDI sem limitador * Ponteira 788 * Motor 150cc / 0.25mm *

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    S.J.Campos
    Posts
    529

    Re: Colocar relê em farol

    duvidas.... isso pode ser ligado na fiação que ja é usada para o farol? tipo usar o mesmo botão que usamos pra ligar o farol? e o bloco otico aguenta?
    Lim@
    Cbx 200 preta

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    S.J.Campos
    Posts
    529

    Re: Colocar relê em farol

    pessoal se alguem puder dar um help ae.. eu instalei o rele usando os fios originais do chicote da motoka.. o rele que eu usei tem 4 terminais um terra ( 85 ) um de alimentação ( 86 ) e os outros dois contatos condutores ( 30 ) e ( 87 )..

    ficou assim.. dos fios que saem do punho que tem o botao on off do farol eu desemcapei o fio de alimentação e fiz a imenda com um fio ligando ele ao terminal 86 do rele.. o outro fio eu desemcapei coloquei o fusivel ( 5 a ) e imendei com um fio ligando ao terminal 87 ,entaum qdo eu ligo a chave de ignição da moto o rele começa a funcionar tbem... depois eu desemcapei o fio que vai pro farol ( são varios cortei o principal um branco que desliga o farol ) coloquei o fusivel de ( 10 a ) e fiz a imenda com o fio que é ligado ao terminal 30 do rele...


    qdo eu ligo o farol bele o rele funciona mas qdo eu aciono a luz alta do farol ele tbem fica acionada a luz baixa da lampada... o que ser a que eu liguei errado? pelo jetp vpi ter que fazer uma ligação por fora mesmo :s :d... se algem puder dar um help ai.. .valeww




    Lim@
    Cbx 200 preta

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    S.J.Campos
    Posts
    529

    Re: Colocar relê em farol

    eletricistas de plantão me ajudem por favor.. :d :d rsrsrs valew..
    Lim@
    Cbx 200 preta

 

 

Tópicos Similares

  1. Posso colocar lâmpada de farol 60W / 55W na Sahara?
    Por Guilherme Rabelo no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 12-09-10, 22:17
  2. Qual relé devo colocar???
    Por rockerva no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 18-03-08, 10:21
  3. NX 150 colocar farol móvel
    Por kylder no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 04-08-06, 08:38
  4. Tem como colocar Angel Eyes dentro do farol da cg?
    Por Jimmy no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 03-12-05, 14:35

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •