Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 16 a 25 de 25
    Motociclista Avatar de Marvila
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Re: Medo do freio dianteiro!

lion, as dicas do Ivan RJ não devem ser esquecidas .
    O segredo inicial da pilotagem chama-se "equilíbrio". Uma frenagem segura começa com a direção defensiva (estar atento ao que acontece à sua frente, ao seu lado e às suas costas). Vc está indo numa avenida e lá na frente tem um cruzamento e um automóvel aguardando. Pronto ! Pode começar e reduzir a aceleração (ao invés de aumentá-la). Existe a possibilidade real desse cara atravessar na sua frente. Vc já terá de considerar este fato.
    Treine freio-motor, tomando cuidado com a rpm e as marchas. Uma forma segura de ir freiando é reduzindo a marcha conjuntamente com o manete e o pedal. O ideal é vc freiar de tal forma que não pare nem precise colocar os pés no chão...o essencial para "equilibrar" a moto com segurança, livrando-se da situação de perigo. Alguém já chamou a atenção, aqui no Forum, que nunca se deve perder a calma...controlar a si próprio e ao equipamento...nesta ordem...
    Era isto !
    Marvila/Salvador-BA

Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2006

Na minha opinião, a única hipótese de se usar mais o traseiro do que o dianteiro é quando estamos com garupa, não sei se o pessoal (tenho certeza que os mais veteranos sim) reparou, mas se frenarmos com mais intensidade com o freio traseiro o garupa não "sobe" na gente. :OK:

jr.

Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Tem mais um detalhe, que é bem detalhe mesmo ... em curvas devemos sempre iniciar a frenagem pelo freio traseiro, mesmo que seja uma fração de segundo, e logo depois acionar o dianteiro. Isto evita que a traseira seja jogada pra fora da curva em situações proximas ao limite de aderência. Nos freios de carro onde um pedal aciona a dianteira e traseira, existe a válvula equalizadora, que não passa de uma pequena esfera com uma mola fazendo um pouco de pressão sobre a passagem do fluido, para criar um pequeno atraso do freio dianteiro em relação ao traseiro.

Isso é meio que frescura pra uso no dia a dia, mas não custa praticar (ou pelo menos saber que existe) . ..
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005

Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Tem mais um detalhe, que é bem detalhe mesmo ... em curvas devemos sempre iniciar a frenagem pelo freio traseiro, mesmo que seja uma fração de segundo, e logo depois acionar o dianteiro. Isto evita que a traseira seja jogada pra fora da curva em situações proximas ao limite de aderência. Nos freios de carro onde um pedal aciona a dianteira e traseira, existe a válvula equalizadora, que não passa de uma pequena esfera com uma mola fazendo um pouco de pressão sobre a passagem do fluido, para criar um pequeno atraso do freio dianteiro em relação ao traseiro.

Isso é meio que frescura pra uso no dia a dia, mas não custa praticar (ou pelo menos saber que existe) . ..
    otima dica agm, vou pensar nisso nas proximas vezes. e nem sabia q carro tinha essa valvula, pq eu ficava pensando como isso funcionava no carro.
    Bruno

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007

Tenho uma Revista q fala sobre frenagem, e diz q é lenda a história de q é melhor usar o freio traseiro, a melhor coisa é utilizar os dois ao mesmo tempo, mas o esquema varia de moto pra moto, e o jeito é praticar.

Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006

Citação Postado originalmente por falcao007 Ver Post
    Tenho uma Revista q fala sobre frenagem, e diz q é lenda a história de q é melhor usar o freio traseiro, a melhor coisa é utilizar os dois ao mesmo tempo, mas o esquema varia de moto pra moto, e o jeito é praticar.
    Isso! Depois de um tempo de prática a pessoa vai perceber quando e como frear dependendo das condições do terreno, isso se tornará uma reação quase mecânica.

Se não me engano a Burgman 400 freia a dianteira com a mão direita e freia as duas rodas com a mão esquerda, além disso possui um sistema de equalização que deve funcionar parecido com o citado pelo AGM, tornando as frenagens mais seguras.
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

rocksul
    Guest

Relaxa véio. Nem freia, se tu ver que vai bater, acelera. Dá mais emoção. KKK.
    Pega uma motinho com freio a disco na frente.
    Usa mais o freio dianteiro, se tu apertar o traseiro mto repentinamente a moto deve sair pra um lado, simultâneamente aperta o dianteiro um pouco + forte.
    O negócio mais certo é manter uma distância rasoável do veículo da frente, se necessário frear e ter espaço pra manobrar entre os carros ou em um canteiro.
    Normalmente a moto para bem tranquila. Com o tempo tu pega a manha.

Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2007

Não sendo na chuva, o freio dianteiro tem que ser acionado com mais força que o traseiro, isso claro contando que só o dianteiro seja a disco.

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2007

faça como eu regule o freio dianteiro para mesmo que vc aperte ele com força e todo naum vai ter perigo de travar vai freiar o maximo mais sem perigo... :OK:

Iniciante
    Data de Ingresso
    Mar 2007

ótimas respostas ao LION

tinha coisa aí q eu tb não sabia, como o lance da válvula

se puder, LION, leia tb este tópico que já foi discutido sobre o risco de acidentes ao frear:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=14060.0

Tópicos Similares

1. freio dianteiro
    Por ASR no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 15-05-10, 14:07
  2. Freio dianteiro Intruder
    Por alley.angelo no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 30-06-09, 12:35
  3. Acho q descobri o pq do medo de usar o freio da frente
    Por Lagartixxa no fórum Área de debate