Olha só eu tava hoje comprando uma luva nova já que a minha de 12 pila do camelô já se despedaçou, e vi o mecânico falando pro cara de uma moto, uma YBR...
"O bom é tu trocar o óleo de 1000 em 1000km"...
Não me meti nem nada daí eu tava falando com um dono duma Twister no estacionamento do shopping hoje e ele me disse que também troca o óleo de 1000 em 1000km.
Tenho lá minhas dúvidas sobre a troca de óleo frequente, se ela é necessária ou não.

Bom na minha moto vai a mesma quantidade de óleo q na Twister, 1,5L... só que eu troco o óleo só quando ele está no nível baixo, isso dá em torno de 2500 ~ 3000km. Sempre troquei andando essa quilometragem.

Ao meu ver ficar trocando o óleo da moto o tempo todo pra "aumentar a vida do motor" é história pra boi dormir. Acho que é só não esquecer de trocar o óleo verificando frequentemente o nível da vareta e não de 1000 em 1000, quando eu tive outras motos sempre troquei quando a vareta estava no nível baixo, nunca me incomodei com motor quebrando.

Pra dizer bem a verdade, quando a moto não está com o motor "cheio" de óleo, sinto uma melhora na moto tanto na aceleração, redução de consumo e velocidade final.

Afinal, deixar o motor sempre com óleo novo, é ideal ou não é?