Bom, estava eu matutando física enquanto dormia na rede e tava me ligando em ontem....
Quando parei a moto no semáforo, vi que saía muita mas muita fumaça do motor (decorrente da chuva), bom, se a chuva está resfriando tanto assim ele, energia está sendo "tocada fora" e então me bateu uma dúvida que eu ainda não tinha prestado atenção mas que tem nexo.
O motor tem a finalidade de produzir calor e do calor produzir a energia para movimentar a moto, no inverno, em dias frios e com chuva, o motor é mais resfriado do que em dias quentes, isso pode fazer com que o consumo de combustível aumente?
Sabe, se não, acho que coloquei combustível podre, pq caiu pra 22km/l desde o início da semana, andando em tempo que varia de 1º a 12º e com chuva.
Fica aí minha pergunta, até mais! Mto rock a todos!

Responder com Citação

(bincadeirinha). Na verdade o tempo mais frio causa sim um consumo maior de combustivel, mas apenas no periodo de aquecimento. A faixa de temperatura de trabalho de um motor a combustão é muito ampla e a diferença de calor externo, após o motor alcançar a temperatura de trabalho se torna irrisória. O AGM tem razão no que tange a teórica melhora de desempenho em dias frios, mas em motores pequenos a gente nem sentiria isto, desde que estivessemos nas mesmas condições de elevação em relação ao nivel do mar. Em dias de chuva, eu gasto mais que em dias secos, pois a direção mais cuidadosa e tensa causa um maior gasto, porque eu ando na cidade sempre em uma marcha abaixo do que eu andaria naquela mesma velocidade em estrada seca. Apenas por curiosidade, eu gasto mais também quando piloto a noite. No horário de verão (em que aqui tem sol até quase as 20:00 h) eu economizo bem gasolina e no s dias de hoje, que as 17:00 já ta escurecendo e eu pego a castelo branco, marginal pinheiros, avenida dos bandeirantes, etc no escuro, eu gasto mais...