Postado originalmente por
PimEdu
O funcionamento do motor não tem nada a ver com o calor. Na verdade ele utiliza a explosão da gasolina para empurrar o pistão (esses nomes não manjo mto não, posso errar em varios) e ele subindo faz a força para a moto andar. O calor gerado já é um desperdicio em si, que nem lampada sem ser branca, ela esquenta e isso já é um desperdicio.
Eu não manjo mto de funcionamento de motor, mas sei q o calor gerado pela explosão não faz o motor funcionar não, então o desperdicio acho q é minimo se seu motor refrigerar mais rápido ou não, oq importa é a energia que explosão da para o pistão (e isso decorre não do calor, mas do aumento da pressão significativo que tem com a explosão).
Sobre com água depende, se for passar em algo com uns 5cm de lamina de água com certeza o aumento da resistência é grande, mas em geral, em vias não alagadas o atrito diminui, a área de contato do pneu com o asfalto cai muito (dependendo da velo o pneu quase não toca o solo, numa aula de pavimentação minha professora mostro um video que mostrava isso), a moto praticamente aquaplana, e dai se tiver aquaplanando o atrito é mínimo. Mas como disseram o aumento da resistência se da devido a água ser mto mais densa (e portanto mto mais dificil de se atravessar, lembra qdo muleque vc tentava socar seu amigo de baixo da água, que sai fraquinho), mas o atrito do pneu com certeza diminui tbm nessa situação, pq a água deixa a moto mais "leve".