Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 19
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Guaíba/RS
    Idade
    42
    Posts
    1.282

    Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Repórter do Diário Gaúcho experimentou por um dia o trabalho dos entregadores que desafiam o trânsito sobre duas rodas.
    Por Renato Gava

    O consumidor quer receber a comida quentinha, o empresário precisa entregar mais para vender mais e o motoboy precisa fazer mais entregas para aumentar a renda. Junte essa tríplice combinação a um total descaso no que diz respeito à regulamentação da profissão de entregador.

    O resultado dessa fórmula é uma triste realidade: ano a ano, cresce o número de acidentes e de mortos entre os profissionais das duas rodas.

    Até o dia 10 deste mês, 52 motociclistas haviam perdido a vida apenas nas ruas de Porto Alegre este ano. Uma média de mais de um por semana, mais de cinco por mês. A EPTC e o Sindicato dos Motoboys não têm números precisos, mas calculam que pelo menos 70% eram entregadores.

    A reportagem do Diário Gaúcho passou um dia atuando como motoboy. Viu de perto os problemas da profissão e constatou: o sistema de trabalho é mais do que perigoso, é um convite à tragédia.

    Primeiras entregas começam às 11h

    Quarta-feira, 11h da manhã. Está prestes a iniciar o horário de pico de entregas de cachorro-quente, quando a principal casa do ramo em Porto Alegre começa a vender suas quase 200 unidades diárias. Com uma moto emprestada, a reportagem vai à base, na Rua Mariante, e pega as primeiras entregas. Uma na Rua Ramiro Barcellos, outra na Rua Loureiro da Silva.

    Barbada? Era para ser. São 13 minutos até a Ramiro. Falar com o porteiro, subir ao 10º andar, entregar a mercadoria e dar troco demanda mais algum tempo. Além do transporte, é preciso somar o tempo para preenchimento de vias e para fazer o lanche.

    Motoboy paga a conta de compra cancelado

    Na Loureiro, a situação é diferente. Havia uma fila de pessoas para falar com o segurança na portaria. Na segunda entrada, nova fila para pedir autorização com o porteiro. A demora fez o cliente desistir da compra. A reportagem volta à base e descobre: nesses casos, quem paga a conta é o motoboy.

    Gentilmente, o dono da empresa não cobra, mas a reportagem faz questão de pagar os R$ 19,20 pelos três cachorros-quentes.

    Um motoboy, que preferiu não se identificar, afirma:

    - Quando a gente erra uma rua, é um horror. Por isso que as vezes as pessoas vêem o motoboy fazendo contorno proibido, desesperado. Já imaginou se o cliente cancela três pizzas e a gente tem de pagar?

    Numa das entregas, encontramos o motoboy Rodolfo Custódio, 44 anos, subindo apressado pelas escadas para fazer uma entrega. Numa rápida conversa, ele admite:

    - Muita gente começa na profissão dizendo que não vai correr, mas isso não existe, é impossível. Olha que sou um dos que anda mais devagar, nunca sofri um acidente em 10 anos de profissão.

    Rodolfo diz que consegue se policiar para reduzir a velocidade. Mas, para conseguir uma renda de cerca de R$ 1 mil ao mês, trabalha das 8h30min até as 23h30min.

    Motoqueiros são solidários com colegas

    Em seis meses como motoboy, Rogério Paiva, 23 anos, que também entrega cachorro-quente, já sofreu um acidente. Lesionou-se, mas se recuperou. Esperto, chega a fazer mais de 30 entregas por dia. Consegue faturar R$ 1,5 mil, mas gasta cerca de R$ 300 com gasolina, mais despesas de manutenção da moto.

    Pode-se acusar o motoboy de muita coisa, mas nunca de falta de companheirismo. No papel de motoboy, a reportagem abordou vários "colegas de profissão", e todos explicaram com detalhes o melhor caminho para encontrar as ruas.

    Em quase três horas como entregador de cachorros-quentes, a reportagem faturou R$ 21,30 - na verdade, foram R$ 14,91, os outros R$ 6,91 ficaram com o dono da empresa de telentrega, terceirizada pela lanchonete. A pedido do Diário Gaúcho, o dinheiro foi repassado aos motoboys que estavam trabalhando no local no horário.

    Pagamento fixo mensal diminuiu acidentes

    Depois de lidar com comida, a reportagem partiu para a entrega de documentos. Menos pressão?

    - De jeito nenhum, parceiro! Os caras ligam sempre perto das 16h, e querem os papéis no banco até as 16h30min - resume o motoboy autônomo Carlos Renato Guimarães, 27 anos.

    A maioria dos motoboys prefere não lidar com dinheiro. Carlos Renato é uma exceção. Até R$ 4 mil, ele leva ao banco para clientes. Mas cobra R$ 12, pois paga um colega motoboy para segui-lo como segurança, armado.

    Em 2002, o empresário Luiz Carlos Mello chegou a pensar em abandonar sua telentrega. Tinha de lidar com uma média de 25 acidentes por ano com seus 35 motoboys. Foi quando resolveu deixar de pagar os funcionários por entrega (a chamada banda) e aderiu ao pagamento mensal, independentemente do número de viagens feitas. Resultado: em 2006, foram cinco acidentes.

    Como é

    • Sem carteira assinada
    Pode ganahr até R$ 1,5 mil por mês, desde que faça 30 corridas por dia. Só que toda a manutenção e combustível é por sua conta.

    • Com carteira assinada
    Salário mensal da categoria -R$ 430 (jornada de oito horas diárias).
    Aluguel da moto -R$ 375.
    Benefícios -Segundo de vida e de invalidez, 13º salário e férias.

    • Algumas gírias
    Andar na lixa: correr, inclusive perto dos carros.
    Calça branca: piloto que guia tão devagar que nem se suja.
    Vendedor da Avon: não conhece as ruas. Deveria trabalhar de porta em porta, numa mesma rua.
    Mão cortada: É bom com carro, mas ruim de moto.
    Meia roda: mau piloto.
    Enrolar o cabo: acelerar fundo (também usada por motociclistas em geral).
    "Ser livre não é ter asas; é ter duas rodas!"


    Honda CG Titan 150 KS

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Guaíba/RS
    Idade
    42
    Posts
    1.282

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    É claro que isso não se aplica só a Porto Alegre, mas a todas as grandes cidades.
    "Ser livre não é ter asas; é ter duas rodas!"


    Honda CG Titan 150 KS

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    bacana a reportagem

    confesso q nao conseguiria ser um bom motoboy, nao tenho coragem de andar pelo corredor correndo igual motoboy faz! do moral pra coragem deles, acho q deviam receber melhor ou ter menos pressao no servico
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  4. #4
    Motociclista Avatar de px400
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Sydney - AUSTRÁLIA
    Idade
    40
    Posts
    633

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    hauehiuaheuae, tem dias que sou calça branca e outros só ando na lixa! Ainda mais na br 116 ahuehaihuae

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Goiânia - GO
    Idade
    35
    Posts
    1.109

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Boa reportagem, mostra o outro lado da briga no trânsito entre carros e motos...

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Boa reportagem... De certa maneira todos acabam contribuindo com isso quando estamos com a maldita pressa! Todos reclamam dos motoboys no transito mas quase todos pedem as entregas com urgência, num sei pra q! Acho interessante essa idéia de ser assalariado e tal, o cara trabalha mais sossegado, mais seguro e num precisa ficar com correria...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Maricá - Rio de Janeiro
    Idade
    37
    Posts
    942

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    muito interessante, antes de falar mal dos motoboys...pense no risco deles...!!!
    nao defendo nem acuso, cada um na sua!
    5 meses para a XT 600...

  8. #8
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Uma vez eu fui fazer uma "entrevista" numa empresa de motoboys aki em Canoas-RS!! Os caras faziam 2 tipos de pagamento:
    Ou tu ficava com a porcentagem (não lembro qual) e qto mais entregas fizesse mais recebia...
    Ou tu ganhava fixo (400 reais) mais gasolina.
    Funcionava por meio de fila, o 1° saia pra uma entrega e qdo voltava ia pro final.. e assim ia indo... no final do dia tinha q ter um n° mínimo de entregas.
    Complicado... eu aceitaria trabalhar sim.. mas certamente seria um péssimo motoboy!! Não ia durar nem um mês! e voltaria minha moto original pra trabalhar, rodas de ferro, espelhos de caminhão, piscas de caminhão tb...
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Sapucaia do Sul / RS
    Idade
    38
    Posts
    608

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Essa do motoboy pagar qndo cliente cancela é foda mesmo, o exemplo deles aí que tinha uma fila na entrada do prédio e o cliente cancelou, baita cachorrada, cliente ***, eu nunca mais entregaria nada no AP dele, e se entregasse cuspiria dentro dos cachorros ainda.
    CG 150 Sport - 190cc - Comando - Cabeçote - Escape Gemoto - CDI Servitec Programável - Carburador 25mm de Agrale - Relação VAZ Cromada - Piscas Fumê - Espelhos DT200
    Fotos da Sport http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=15226.0

    RD 135 - Original
    Fotos da RD http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=16981.0

  10. #10
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília
    Idade
    56
    Posts
    2.431

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Citação Postado originalmente por chitola Ver Post
    Essa do motoboy pagar qndo cliente cancela é foda mesmo, o exemplo deles aí que tinha uma fila na entrada do prédio e o cliente cancelou, baita cachorrada, cliente ***, eu nunca mais entregaria nada no AP dele, e se entregasse cuspiria dentro dos cachorros ainda.
    O dono da lanchonete também é um ***, igual aos donos donos de empresas de ônibus aqui de Brasília, que fazem os cobradores pagarem o que ele foram assaltados.

    E mais de 19 reais por três cachorros quentes? O que tem nesses sanduiches? Caviar?
    Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.

  11. #11
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Citação Postado originalmente por Carlos Roberto Ver Post
    O dono da lanchonete também é um ***, igual aos donos donos de empresas de ônibus aqui de Brasília, que fazem os cobradores pagarem o que ele foram assaltados.

    E mais de 19 reais por três cachorros quentes? O que tem nesses sanduiches? Caviar?
    É q por aki tem a tradição de fazer cachorros quentes muito mais porrada q os normais... cada cachorro quente saindo por 5,50, já daria 16,50 mais 2.50 da entrega... tá justo!!
    Sendo q não é um cachorrinho.. é um animal o cachorro quente!! Vale a pena sim!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  12. #12
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília
    Idade
    56
    Posts
    2.431

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    É q por aki tem a tradição de fazer cachorros quentes muito mais porrada q os normais... cada cachorro quente saindo por 5,50, já daria 16,50 mais 2.50 da entrega... tá justo!!
    Sendo q não é um cachorrinho.. é um animal o cachorro quente!! Vale a pena sim!!
    Fiquei curioso com esse cachorro quente que custa o preço de um X-Tudo :0_0:
    Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Sapucaia do Sul / RS
    Idade
    38
    Posts
    608

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    mas é maior que muitos Xizes que tem por aí, em agosto nas ferias fui de caminhão com meu primo caminhonero para Curitiba e comi o pior X da minha vida, nem prensado era, e quando falei pra mulher se ela não podia prensa ela disse: prensar ? mas tu não pediu um X ? ... bah muito louca hehehe, mas era ruim mesmo aquilo, os cachorros de POA (do Rosário) são o 2 melhor, o numero 1 é oq vendem no autodromo de taruma, com linguiça e carne e muita cebola frita, e custa 5 pila cada.
    CG 150 Sport - 190cc - Comando - Cabeçote - Escape Gemoto - CDI Servitec Programável - Carburador 25mm de Agrale - Relação VAZ Cromada - Piscas Fumê - Espelhos DT200
    Fotos da Sport http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=15226.0

    RD 135 - Original
    Fotos da RD http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=16981.0

  14. #14
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    Citação Postado originalmente por Carlos Roberto Ver Post
    Fiquei curioso com esse cachorro quente que custa o preço de um X-Tudo :0_0:
    Dxa eu dar uma volta na Drag Star q eu te pago um cachorro desses!!hehehehe
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  15. #15
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília
    Idade
    56
    Posts
    2.431

    Re: Por que os motoboys correm tanto em Porto Alegre

    :lol:
    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Dxa eu dar uma volta na Drag Star q eu te pago um cachorro desses!!hehehehe
    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
    Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.

 

 

Tópicos Similares

  1. Passeio em porto alegre !
    Por mauricinho.nandinho no fórum Região Sul
    Respostas: 1
    Último Post: 09-10-09, 09:09
  2. Shineray Porto Alegre
    Por jecastro no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 07-08-09, 11:28
  3. RDz de porto alegre
    Por henrique no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 6
    Último Post: 29-11-06, 09:38
  4. PCC em Porto Alegre
    Por jecastro no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 04-09-06, 09:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •