Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Praia Grande - SP
    Idade
    46
    Posts
    449

    Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Perdoem o sumiço meus amigos, é que andei viajando bastante de moto.

    Além da viagem SP-DF (esta do post) ainda tenho saído quase todo final de semana com meus amigos do Moto Clube Os Renegados de Praia Grande. Ontem mesmo, 27/10, fomos a Itapecerica da Serra num encontro do MC Scorpions (ou seja: sabem aquela chuva que alagou SP de tarde? Pois é, molhei até a cueca!).

    (POST LONGO, ME PERDOEM)

    Bem pessoal, retornei de Brasília p/ onde fui acompanhado do Luciano e do Edu di Lascio, eu e o Edu de Fazer e o Luciano de NX 350 Sahara. Foram 2540km rodados e a moto rodou sem falhas, sem sustos, sem apresentar nenhum problema senão um fato isolado que explico mais abaixo.

    Minhas impressões sobre a viagem e tal estou terminando de compor num relato de viagem, que o João Tadeu decidirá depois se posta aqui ou se publica no Motonline. Penso eu que será muito útil para marinheiros de primeira viagem como eu, com pouca quilometragem de estrada em moto (porém muita de carro).

    Em resumo, falando exclusivamente da minha Fazer Gislaine® 2007, que saiu para viajar com 4608km rodados, penso o seguinte:

    1 - Conforto = Nota 09: na ida fizemos uma escala aos 867km (em Caldas Novas - GO), então não pude avaliar muito bem. Mas na volta, que fizemos praticamente 1200km "non stop", pude notar como a moto é macia e confortável. Após 14h de estrada cheguei em casa cansado e com sono, porém inteirinho. Não estava quebrado, sabem? Poderia tomar um banho, comer algo e sair de novo com ela dar uma volta! A moto vibra bastante acima de 120km/h, mas levando em conta que não tem 6a. marcha ainda, a essa velocidade as rpm estão bem elevadas, inadequadas p/ um motor com 2 válvulas. A marcha cruiser idea dela é a exatos 6500rpm, quando o motor está numa faixa silenciosa e econômica. Até 7000rpm vai bem. Acima disso, vibra um pouco e aqui nota-se a falta de uma 6a. marcha, pois nessa tocada a moto está com menos de metade do acelerador aberto. Eu diria que 35% aberto.

    2 - Estabilidade = Nota 08: pegamos muito vento lateral na estrada, daqueles fortes. Motos maiores e mais pesadas enfrentam melhor, mas ainda assim a Fazer não fez feio. A minha, com bolha, recebe pior ventos laterais, mas os ventos frontais ela enfrenta com muita raça, sem perda de desempenho. Fora o vento, a moto inspira andar rápido e se tivesse uma 6a. marcha seria fácil manter 120km/h com ela sem sustos. Porte avantajado e pneus adequados p/ estrada, sem dúvida a Yamaha acertou na engenharia.

    3 - Desempenho = Nota 10: como viajei sozinho, tinha espaço p/ 2 mochilas além do bauleto carregado. Como peso uns 72kg, a moto andou muito bem, sendo fácil manter 100 - 120 sem apertar metade do acelerador em subidas fortes. Nessa tocada a moto transmite muita segurança, passando facilmente caminhões mesmo em subidas. Preciso testar a mesma situação com garupa, mas deve ser a mesma coisa pelo que andei até agora em viagens mais curtas.

    4 - Consumo = Nota 10: o quesito consumo reflete diretamente em outro setor: autonomia. Numa viagem, quando postos de grife começam a ficar raros, é preciso poder contar com o equipamento. E nesse ponto a Fazer foi imbatível. Com médias acima de 33km/l andando a 100 - 110 (com picos de 120) na estrada e 36km/k andando a 60-80 durante os passeios no DF, a moto pode rodar 550km com cada tanque, isso sobrando 3 ou 4 litros na reserva! Imbatível a IE, não?

    5 - Manutenção = Nota 06: no meio do caminho uma surpresa, pois notei a bengala direita úmida. Quem me conhece sabe que cuido da moto como uma filhona, então não houve nenhum impacto que justificasse o vazamento de óleo pelo retentor. Deixei na Yamaha aqui de Praia Grande para avaliação, tenho certeza que foi um caso isolado de defeito de fabricação, mas tal coisa poderia ter comprometido a viagem. A Yamaha do DF se NEGOU a me atender alegando excesso de serviços, então veja que se a bengala pifasse de vez eu teria de deixar a moto no DF se entendendo com o seguro e voltar de avião! Fora isso a moto se portou de modo impecável, sem defeitos ou sustos.

    6 - Iluminação = Nota 08: com os faróis auxiliares acabou o problema de escuridão, ainda mais com as lâmpadas dicróicas halógenas. Como viajamos mais de 300km praticamente no escuro total, pude experimentar todo tipo de combinação. Com o farol baixo sozinho, eu via muito mal a estrada, mas era suficiente para viajar devagar. Com o alto aceso, melhorava 50% a visibilidade. Com tudo aceso, alto/baixo/auxiliares a estrada ganhava vida, chegando a iluminar placas e animais no acostamento a mais de 20m de distância. O conjunto original podia ser melhor se a Yamaha usasse lâmpadas de 55W, mas não sei até que ponto seriam necessárias p/ uso urbano. O sistema elétrico suportou viajar horas com tudo aceso e não mostrou o menor sinal de fadiga, a moto produz muito mais energia nessa faixa de rpm do que todo o sistema elétrico pode consumir, então me parece seguro o uso consciente sem nenhuma consequência.

    7 - Freios = Nota 10: mesmo sem disco na roda traseira, a moto viajou sem sustos, sem travadas na roda dianteira ou traseira mesmo em caso de brecadas bruscas. Notei o freio um pouco esponjoso no começo, mas depois de alguns km rodados ficou adequado. Não diria que o freio é excelente, mas sim adequado para o porte e uso da moto.

    8 - Câmbio e transmissão secundária = Nota 09: achei a redução de marchas um pouco dura demais, mas nada insuportável. Fora isso o escalonamento de marchas me parece curto para uma estrada, mas adequado para arrancadas espertas na cidade. É por isso que todo Fazeiro quer trocar a relação por uma mais longa, aproveitando melhor o potencial do motor. Fora isso foi bem adequado, facilitando manter a velocidade em subidas e podendo usar muito o cut off da IE em descidas. A corrente é silenciosa porém notei que em buracos rápidos ela bate na balança (numa espuma que serve de guia), fazendo um clac suspeito e assustador, mas não é nada senão o barulho e o susto. Deve vir daí o tal barulho na traseira que muitos donos de Fazer relataram.

    9 - Avaliação geral e Impressões = Nota 10: tirando o caso isolado da bengala, a deficiência de luzes e a falta de uma 6a. marcha, a Fazer se mostrou surpreendentemente maior e mais valente do que eu esperava. Tanto que saí de casa certo de que ia sentir falta de uma Drag Star ou Fazer 600 na estrada, mas voltei em dúvida se realmente preciso subir mais um degrau. Com suas 250cc pareceu ser muito maior e mais potente, despertando a curiosidade dos outros motociclistas. Vi muitas Fazers personalizadas na estrada que tinham viajado de longe p/ o DF e me pergunto desde então: será que vale comprar uma moto de 23.000 reais como a Drag Star ou trocar de Fazer a cada 2 anos e com o troco viajar o Brasil de moto, de carro e de avião?

    Só não dei um 10 absoluto e imutável p/ a Fazer pelos defeitinhos apontados (creio eu que foi fat isolado), acreditando que a Yamaha vá me ouvir e colocar faróis melhores e um pouco mais fortes originais, freio a disco nas duas rodas e uma 6a. marcha um pouco mais longa. Mas se eu fosse comprar uma 250cc de novo hoje, não há outra moto no mercado senão a Fazer. Penso que a Yamaha acertou no produto, não duvido que seja hoje a melhor moto do Brasil entre as 250cc disponíveis.

    É isso. Dúvidas, estamos aí. E breve, mais viagens com a Fazer.
    * Elio Filho
    * Praia Grande - SP

  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Eu já li esse post em algum outro tópico... talvez no Fazer Online... mas tenho certeza q já li!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    rocksul
    Guest

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    A moto pelo teu teste obteve um ótimo consumo, excelente mesmo! A injeção faz com que ela seja tecnológicamente mais avançada que as demais 250.
    Pena que chegar a 130 ou bater 140km/h na fazer seja uma raridade. Como tu falaste da vibração acima dos 120, bom, a Twister não vibra aos 120km/h e a 6ª marcha que possui não tem força nenhuma para embalar a moto, a máxima velocidade da moto é atingida em 5ª, a sexta apenas alivia o motor.
    Na verdade eu acho que não existe a melhor moto entre as 250 disponíveis, pra mim se divide em três categorias:
    Twister: A primeira da série 250cc, mais barata da série, fácil revenda.
    Fazer: Mais tecnologia (I.E), mais economica (a partir do teu teste).
    Comet: Mais força, mais cara.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    SOROCABA-SP
    Idade
    35
    Posts
    2.327

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Minha proxima moto !!

    Sem data prevista ahuuhahuahuahu
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

    SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Guaíba/RS
    Idade
    42
    Posts
    1.282

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Citação Postado originalmente por superkyo Ver Post
    Minha proxima moto !!

    Sem data prevista ahuuhahuahuahu
    Minha também.

    Muito bom o teu relato de viagem, Élio. Parabéns!
    "Ser livre não é ter asas; é ter duas rodas!"


    Honda CG Titan 150 KS

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    so lembrando, Fazer nao tem Cut Off


    muito bacana o relato, no Fazeronline.com tem um carinha q veio do nordeste com a esposa na garupa da fazer parando praticamente só pra abastercer e durmir
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    São Paulo
    Posts
    796

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    legal mesmo Élio
    Eu tava pensando em pegar uma fazer...é bom saber q ela guenta mesmo


    "Minha senhora, o trabalho nunca é ruim, o ruim é ter que trabalhar"
    (Seu madruga)

  8. #8
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília
    Idade
    56
    Posts
    2.431

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Citação Postado originalmente por elio_filho Ver Post
    A Yamaha do DF se NEGOU a me atender alegando excesso de serviços

    A Yamaha do DF eu só utilizei pra comprar um parafuso.
    Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Praia Grande - SP
    Idade
    46
    Posts
    449

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Obrigado pelos comentário, pessoal.

    Quanto ao consumo notei que a Fazer tem um esquema p/ pilotar bem... como ela tem muito torque, vc acelera até 100 - 120 por exemplo e depois alivia a mão, vai sí no belisquinho de acelerado mantendo a velocidade desejada. E evitar ficar naqueles VRUM VRUM quando parar em semáforo...

    Quanto ao conforto a moto realmente é dez, bem assim: qdo cheguei de viagem em casa, estaca com sono e cansado mas não derrubado. A moto não vibra quase nada. Então tomei banho e tal e depois de uma dormidinha já me deu vontade de andar de moto de novo!

    Ano que vem: URUGUAY - ARGENTINA! Vambora?

    Abraços p/ mi hermanos,
    * Elio Filho
    * Praia Grande - SP

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Praia Grande - SP
    Idade
    46
    Posts
    449

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Esqueci de comentar o desfecho da bengala úmida: ERRO DE MONTAGEM! A moto tinha excesso de graxa branca entre o guarda-pó e o retentor, então com o calor a bengala derreteu essa graxa e melecou a bengala!

    Ou seja: foi só limpar essa graxa e a motocosa ficou jóia!

    Ponto p/ a Yamaha daqui de PG que foi honesta (Prayama Motos), e mais ponto ainda p/ o mecânico deles FELIPE! O cara manja muito e de quebra tem uma XT 600 que ele usa p/ viajar e fazer trilhas!

    Abraços ex-melecados,
    * Elio Filho
    * Praia Grande - SP

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    São Caetano do Sul
    Idade
    38
    Posts
    243

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Moto excelente

    a minha tah com mais de 4k e soh alegria, naum troco por outra menor que 500cc nunca!!!

    Eh nóis élio!!!
    ...Soh um verdadeiro motoqueiro sabe pq um cachorro poem a cabeça pra fora da janela ao andar de carro!...

    - Yamaha Crypton 2001
    - Honda CG Titan 150 ESD 2005
    - Yamaha YS Fazer 250cC 2007*** :bike:

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Praia Grande - SP
    Idade
    46
    Posts
    449

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Boa Vitão, agora aproveita esse feriado e traz a Fazoca aqui p/ praia, que tal? Chopp por conta do AKAMA! =:-D

    Abraços sentados num quiosque tomando chopp + camarão, :chopp: :bebado:
    * Elio Filho
    * Praia Grande - SP

  13. #13
    mantabodyboarder
    Guest

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Po, com esse sol vontade não falta.

    mas encarar feriado prolongado de H90 não tem como, muito tumulto pra pouca resposta.
    E de carro é mentira...

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Santo tome - Corrientes
    Posts
    1.897

    Re: Fazer Gislaine®: 2540km depois!

    Bacana bom saber, legal mesmo ela arrebentar no quesito economia pois isso e que pega nos outros modelos 250cc. Gostaria de saber mais sobre a Lander tbm!! Um abraço Elio e o lançe e esse mesmo pe na estrada !!! Poste umas fotos dela de como ela fica com bolha.
    Menbro Made in AR :
    Suzuki AX-100 japonesa 94 ( la Nave)
    Juki Mondial 50cc 2001
    2t > 4T

 

 

Tópicos Similares

  1. Depois da revisão, pequenos problemas! O que fazer?
    Por f3rn4nd0 no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 09-09-08, 22:29
  2. Fazer: 1 ano, 15.000km depois...
    Por elio_filho no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 26-05-08, 23:53
  3. Banho na Gislaine®
    Por elio_filho no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 08-11-07, 13:00
  4. Depois da Fazer.... Capacete CMS
    Por wfires no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 25-04-06, 13:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •