Postado originalmente por
Piccoli
Uma pequena nova, ou uma maior usada, pelo mesmo valor. Essa é realmente uma longa discussão, e muitos fatores influenciam. Por exemplo, os novatos no motociclismo preferem as pequenas e novas, a macacada velha, bem rodada, e com um razoável conhecimento de mecânica, prefere as maiores e mais antigas.
Além disso, o mercado influencia muito. Por exemplo, tenho hoje uma moto (CB DX 450) que pelo que já ouvi falar em concessionárias, não existe financiamento, então, é moto para ser comprada/vendida à vista, ou uma troca, mais volta à vista. Ou seja, difícil de vender e comprar, pelo ano dela, e pelas condições de pagamento que o mercado oferece. É infinitamente mais fácil nesse caso, entrar numa loja Honda e comprar qualquer pequena zero Km pelo preço de uma CB DX, porque o financiamento vai estar ali, na mesa, esperando.
Eu comprei muita moto 125 zero Km, e não me arrependo. Só que para subir na cilindrada, tive que optar pela maior usada, porque eu nunca tive "bala na agulha" para comprar uma CB 400 zero no início de minha vida em duas rodas, muito menos "bala" para uma GS zero de hoje, ou uma Drag Star zero, etc.
Mas uma coisa eu sempre mentalizei: compro a moto que eu puder manter. Já li relatos de gente que comprou Falcon e colocou filtro de ar de espuma (o original de papel da Falcon está ao redor de 200 reais), gente que comprou moto grande e estava procurando pneus seminovos, ou tentando frisar pneus, gente que economiza em filtro de óleo porque acham-no caro, quando o ideal é substituí-lo a cada troca.
Ou seja, se você tem grana para comprar uma Twister nova, mas sabe que vai poder manter no máximo uma Sport, é melhor ser feliz com a Sport, e não se preocupar com preços de peças originais, trocas de óleo, acessórios, etc. E também o custo do combustível, o grande vilão a longo prazo. Por exemplo, minha DX faz entre 16 e 18 Km/l na cidade no trânsito travado onde costumo andar, um consumo alto mas que eu aceito, uma vez que não ando seguidamente com ela. Mas se eu andasse de moto todo dia, ou o dia todo, certamente essa DX seria trocada por uma YBR, uma Bros, uma Tornado seminova, motos que eu tenho certeza de que me serviriam muito bem, e com custo de manutenção na medida do meu bolso.
Uma Twister nova, ou uma GS usada? Eu compraria a TW nova, tenho certeza de que ao comprar uma GS usada, poderia estar melhor servido, mas morreria na manutenção, porque eu dou preferência sempre por peças originais, e tenho por princípio jamais comprar peças usadas. Eu provavelmente não teria a tal "bala na agulha" para manter uma GS usada (algumas beeem usadas).
Abraço. Até.