Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 29

Hybrid View

  1. #1
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    40
    Posts
    1.870

    Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Realmente funciona. Ano passado encontrei um artigo no Instructables, mas só agora tive tempo pra fazer.
    É um tutorial simples de como construir um ar condicionado usando um ventilador, tubos de cobre, mangueira de nível de PVC (de pedreiro) e água gelada. O princípio de funcionamento de um trocador de calor é simples, é o mesmo princípio utilizado pelos aparelhos comerciais, e é nele que se baseia o projeto.

    Você vai precisar de um tubo de cobre de 1/8, 1/4 ou 3/8 de diâmetro, fácil de encontrar em casas de material para construção. No meu projeto 7 metros foram suficientes. Enrole o tubo em espiral na parte de trás do ventilador, prendendo com arame, fita isolante, zip ties, ou o que você achar melhor.

    A mangueira, de mesmo diâmetro, deve ser cortada em dois pedaços: um pedaço será encaixado numa das pontas do tubo de cobre para escoar a água aquecida (a ponta da mangueira deve ficar abaixo do balde). O outro será encaixado na outra ponta do tubo e colocado dentro de um balde com água gelada. A água flui naturalmente do balde para a outra ponta da mangueira pelo princípio do termosifão. Vale lembrar que o ventilador não pode ficar muito acima do balde, e nem abaixo. Se não funcionar, use aquelas bombinhas de aquário.

    Dicas:
    1- Acrescente sal para abaixar o ponto de congelamento da água. Assim a água passa a congelar entre -4ºC e -2ºC, e o aparelho funcionará por mais tempo.
    2- Se quiser vento mais frio, faça uma mistura de água e álcool isopropil (meio-a-meio). O ponto de congelamento cai para algo próximo de -20ºC.
    3- Use um radiador de carro no lugar dos tubos de cobre para melhorar a eficiência.
    4- Para iniciar o processo de troca, o tubo deve estar inteiramente preenchido com água.

    Não consome megawatts de energia, não faz aquele barulhão e nem causa problemas respiratórios por causa de ar seco ou filtro sujo. Testado e aprovado. Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato.
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  2. #2
    Lenda do Fórum
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Mineiro perdido em Araraquara - SP
    Idade
    42
    Posts
    13.657

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    foi vc q fez isso? ou te mandaram pela net?

    posta foto ai da coisa
    Bruno Dias - ML 88 vinho -> topico aqui




  3. #3
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    40
    Posts
    1.870

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Citação Postado originalmente por BrunoDias Ver Post
    foi vc q fez isso? ou te mandaram pela net?

    posta foto ai da coisa
    ei vi na net, mas pretendo fazer sim, pois agora ta chegando o verão e é tenço aqui em VIX, eu nao postei foto, pq nao conssigo colocar foto aqui, vc poderia me dizer como faz ????
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  4. #4
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Jandira - SP
    Idade
    41
    Posts
    6.414

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    :drool: :drool: :drool: :drool:

    Ar Condicionado de pobre!! Muito bom!
    [img width=363 height=130]http://www.baloonfestas.com.br/temas/tema-corinthians/banner_corintians.jpg[/img]
    EU NUNCA VOU TE ABANDONAR......

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    40
    Posts
    12.309

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    gostei, quem sabe será um projeto pro meu futuro sítio

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    43
    Posts
    9.783

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Opa, gostei... Curto muito esses lances de "faça vc mesmo", mostre umas fotos pra gente aí que eu quero montar um trem desses aí...

    Faz os uploads das fotos no imageshack e posta os links aki... é simples!
    Parem o mundo que eu quero descer...

  7. #7
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    15
    Posts
    5.044

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Como um projeto de feira de ciência é interessante, mas na prática é muito pouco eficiente e prático. Seria mais fácil comprar uma barra de gelo e colocar na frente do ventilador.
    Eduardo

  8. #8
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    40
    Posts
    1.870

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    entran nesse link ai...

    http://cometa.wordpress.com/2007/03/...onado-caseiro/

    so tem uma foto mas da para ter ideia, o meu eu vo ver se faço a semana que vem ai tiro foto e mando com mais detalhes ....
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  9. #9
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    40
    Posts
    1.870

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    Como um projeto de feira de ciência é interessante, mas na prática é muito pouco eficiente e prático. Seria mais fácil comprar uma barra de gelo e colocar na frente do ventilador.


    e sempre tem um estraga prazer rsrsrsr ... brincadeira


    aconte que barra de gelo vc tem um gasto a mais, nesse projeto vc nao presiza gasta com nada para funcionar ( a nao ser e claro o material para fazer), e so colocar agua que a fisica faz o resto, como foi dito se quizer nem bomba precisa para circular a agua ...
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  10. #10
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    15
    Posts
    5.044

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Quem vai esfriar a água? A agua vai absorver o calor e vai esquentar.
    Eduardo

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    43
    Posts
    9.783

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Interessante mas o que vai gelar a água??? Teremos que colocar água gelada o tempo todo?? Ou gelo na água??
    Parem o mundo que eu quero descer...

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    43
    Posts
    9.783

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Pelo que vi é o seguinte: A água vai circular pelos tubos de cobre e voltar para o balde o tempo todo certo?? Aí o ventilador irá tirar todo o calor da água e ela vai ficar cada vez mais fresca certo??
    Parem o mundo que eu quero descer...

  13. #13
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    68
    Posts
    6.103

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Se puder coloque fotos ou um diagrama para ficar bem claro. Valeu. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  14. #14
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São Paulo-Itaquera/Teófilo Otoni-MG
    Idade
    38
    Posts
    8.174

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    tendi mais ou menos...mas explica mais claro...e poe umas fotus...valeu... :lol: :lol: :lol:





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    49
    Posts
    4.262

    Re: Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    Legal, mas acho q não gela muito não fora o trampo, não tem como fazer uma mais eficiente? Se usasse hidrogênio líquido num sistema selado ia gela bastante heim.
    Moto é tudibão!

 

 

Tópicos Similares

  1. Tem como fazer um eliminador de rabeta caseiro?
    Por Fransergio no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 21-10-13, 23:28
  2. Como fazer um alarme caseiro em sua moto ?
    Por Rafael Silveira no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 09-08-10, 20:36
  3. Movido: COMO FAZER UM ALARME CASEIRO EM SUA MOTO?
    Por Ivan RJ no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 0
    Último Post: 09-08-10, 00:33

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •