Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Administrador Avatar de Cyber
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Ponta Grossa - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    7.501

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Salve pessoal. Este é um resumo de dicas de preparações que podem ser feitas em motores de motos 4 tempos de uma forma geral. O conteúdo aqui é um resumo do que foi ditado por alguns colegas que passaram pelo nosso fórum. As dicas postadas aqui, se forem bem feitas, não reduzirão a vida útil do motor da sua moto.

    Note por favor, que nem eu, nem este fórum nos responsabilizamos por qualquer dano que as informações colocadas aqui possam acarretar à sua moto. Faça a seu próprio risco.

    [size=16px]1. CONCEITOS[/size]
    [size=14px]1.1-Mistura rica/pobre[/size]


    Para os que não conhecem o termo: A mistura é fluido composto por gasolina vaporizada e ar atmosférico que entra na câmara do motor para a queima. Uma mistura rica é aquela com muito combustível e pouco ar. A pobre é a com excesso de ar e carência de combustível. Tanto uma mistura muito rica como uma muito pobre são prejudiciais tanto para a moto. O ideal é a mistura ideal: Aquela que não é nem rica, nem pobre.

    [size=14px]1.2-Sintomas de mistura rica ou pobre[/size]

    Pobre: Dá falta na subida de giro (como se o combustível estivesse acabando). Dispara na arrancada. Motor dificil de partida. Giro alto demais em marchas curtas. Consumo muito abaixo do normal. Vela esbranquiçada ou seca. Em alguns casos pipocos no escape ao reduzir, e a já conhecida perda de força nas marchas maiores indicam mistura pobre, que pode até causar superaquecimento.

    Rica: Embrulhadas na subida de giro. Faz a moto apagar em marcha lenta. Fumaça no escape e cheiro de combustivel nas acelerações. Consumo muito alto. Perda constante de torque em marchas curtas.

    [size=14px] 1.3-Dicas de regulagem de carburador[/size]

    O ideal é que a moto saia no movimento meio "gorda", e mantenha sua força em todas as marchas, sem precisar enrolar demais o cabo do acelerador.Isso se consegue com um carburador em boas condições, limpo e bem regulado conforme o manual de serviço da moto, ou o mais proximo disso. As quatro regulagens fundamentais:

    1- Regulagem da marcha lenta - Ajuste o parafuso que retém a válvula de aceleração. (apenas o parafuso de ar (regula o ar) e o parafuso da marcha lenta (regula a gas.) fazem diferença quando a moto está na marcha lenta).
    2- Regulagem de baixa média aceleração - Ajuste o parafuso de ar, ou troque a válvula de aceleração (pistonete).
    3- Regulagem em média alta aceleração - Regule a posição do clips da agulha.
    4- Regulagem em alta aceleração - Troque o giclê de alta ou principal.

    Confira ainda: http://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanica/c...carburador.html

    [size=14px]1.4-Compressão da câmara e sistema de escape[/size]

    A mistura queima na câmara, e lá ela é comprimida. Esse é um conceito dos motores a explosão que temos nas motos. Sobre o sistema de escape, muita gente acha que a função do escapamento é apenas silenciar o som da explosão, o que não é verdade.

    Em baixas rotações, visto que pouca mistura é injetada na câmara, os resíduos da explosão anterior presentes ainda na câmara ajudam na compressão da mesma. Já em situações de aceleração/rotação máxima, o ideal é que toda a mistura anterior seja expulsa, para dar lugar à nova mistura que é injetada para a próxima queima a seguir.

    [size=16px]2. MODIFICAÇÕES BARATAS QUE VISAM PERFORMANCE[/size]
    [size=14px]2.1-Escape mais livre[/size]


    Essa é geralmente a primeira e mais divertida das modificações que se faz numa moto, visando desempenho ou qualquer um dos outros benefícios que ela traz.

    Seguindo a linha de raciocínio explicada no item 1.2, um escape mais aberto (que dê mais vazão de ar) do que o original, tende a incrementar desempenho em altas rotações, pois os gases queimados serão expulsos com mais facilidade. Da mesma forma, ele tende também a prejudicar o torque em baixas rotações, pois os gases velhos, que ficavam na câmara e ajudavam na compressão, também serão expulsos com mais facilidade. Dessa forma, se seu escape esportivo deu potência em alta e tirou torque em baixa, saiba que ele é um bom escape. Caso o inverso aconteceu, você pode ter comprado um escape mais restritivo do que o original. Certifique-se disso ao comprar o seu, nem todos os escapes barulhentos à venda são mais livres. Se vc instalou o escape e o giro do motor automaticamente subiu, não fique feliz. Vc pode ter comprado um escape retritivo, e não esportivo. Escapes esportivos (mais liberados) devem descer o giro ao serem instalados na moto que antes estava usando o original. E a correção necessária deve ser feita no parafuso de ar.

    Instalar um escape mais livre tente a desregular a mistura, e é necessário enriquecê-la após essa modificação. Fazendo essa modificação é de se esperar, além do desempenho maior, um maior consumo.

    Além do desempenho, os escapes esportivos tem mais 2 benefícios: Um barulho mais agradável e alto, e por ser mais alto, pode fazer o motoqueiro mais fácil de ser percebido pelos carros, colaborando com a segurança.

    [size=14px] 2.2-Sistema de filtragem de ar com mais vazão[/size]


    Improvisando um sistema de filtragem de ar com mais vazão tb dá potência. Fará com que mais ar entre, fará com que a mistura fique pobre e então vc a enriquece para voltar a ser ideal.

    Essa modificação, assim como a anterior, gera a necessidade de ajustar a mistura, mais potência, e por consequência, mais consumo.

    A opção mais interessante é instalar um filtro cônico automotivo. É feito de papel, é barato e simples. É o mesmo que se usa em carros. Se acha em lojas de tunning e no mercado livre, faça uma busca lá q vc acha bastante. Basta comprar, tirar fora o filtro original com caixa do filtro e tudo, e instalar o filtro cônico direto na boca do carburador. Guarde o filtro original e a caixa dele pra quando vc for vender a moto.

    Instalar um filtro cônico vai empobrecer tanto a mistura que não será possível enriquecê-la novamente com a moto original. Vai ser preciso trocar o giclê de alta por um maior. Por ex. Se a sua moto usa giclê de alta 100, vc precisará de um 105, 110, 115. O acerto do novo giclê é na base da tentativa e erro (o giclê não é caro).

    Não entendeu nada??? Assim: A sua moto joga uma quantidade equilibrada de ar e gasosa. Se vc coloca um filtro cônico, entra tanto ar, que mesmo que vc acelere tudo, a gasosa que o carburador joga pra dentro não é suficiente pra casar com todo aquele ar: Mistura pobre (excesso de ar, falta de combustível). É tanto ar que não dá pra equilibrar com o giclê original. Vc vai precisar de um giclê maior, que permita ao carburador jogar mais gasosa, pra equilibrar com todo aquele ar que está entrando. Resumindo: Vai correr bastantão.

    Outra opção mais simples mas muito menos eficiente do que o filtro cônico, é tirar a tampa da caixa do filtro de ar. Por exemplo, muita gente tira a tampa da caixa do filtro de ar na Honda Biz. Dizem que dá um incremento substancial no desempenho da Biz. Caixa de filtro sem tampa também engrossa muito o som da moto (qualquer moto), independentemente do escape instalado. É o mesmo som que faria se não tivesse filtro.

    Note ainda que ao fazer a sua modificação, fica sob sua responsabilidade fazer de um jeito que não entre água no motor através do filtro de ar. Isso pode causar fundição do motor. O filtro cônico também é impróprio pra quem anda em estrada de terra.

    Atenção: Jamais rode sem filtro nenhum, nem que seja por pouco tempo. Andar sem filtro reduz muito a vida útil do motor.

    [size=14px]2.3-Aumento da taxa de compressão (ou rebaixamento de cabeçote)[/size]

    O ideal seria calcular o novo volume da câmara para obter um acréscimo de no máximo 0,5:1 a 0,7:1 na taxa final. Mas como muita gente não tem conhecimentos suficientes para um cálculo tão específico, a seguinte medida é uma medida padrão, que poderá ser aplicada em qualquer motor em questão. Uns a taxa irá aumentar mais com essa medida, outros, menos. A medida é 0,6 mm. Leve o cabeçote em uma retífica de bom nome no mercado, e peça para plainar o cabeçote em 0,6 mm. Esse serviço normalmente tem um custo de 20 a 30 reais. Além disso, ainda tem o custo da mão-de-obra.

    Um problema que pode ocorrer: Se a gasolina que vc tem a disposição em sua cidade não for de qualidade, junto com um clima bem quente, pode ser que no seu motor ocorra pré detonação. O barulho da pré detonação é parecido com estalos de metais baixos no interior do motor. É muito prejudicial e pode até furar o pistão.

    Solução para o problema: Calma, não precisa comprar outro cabeçote, nem fazer sanduiche de juntas, basta enriquecer a mistura. Se persistir, terá de atrasar o ponto de ignição até o problema parar.

    Será muitro difícil ter pré-detonação com esse aumento de taxa, pois as fábricas colocam uma margem de segurança bem grande. Mas se isso ocorrer, basta proceder como descrito acima.

    [size=14px] 2.4-Carburador maior[/size]

    Começa a ficar mais chata a coisa, pois precisa bater o coletor, o bocal do sistema de filtragem de ar e etc. Procure um carburador com venturi de 2 a 4 mm maior. Talvez dê para usar o mesmo coletor de admissão. Caso não der, peça para um torneiro tornear o perímetro externo do venturi para diminui seu diâmetro externo e caber no coletor. Já o bocal do sistema de ar, se não couber, pode abortar a caixa de filtro original, e usar um filtro esportivo cônico automotivo no lugar, irá fornecer uma vazão de ar muito maior, gerando mais potência. Quem não quer investir em um carburador maior, ter todo esse trabalho, pode apenas enriquecer a mistura e utilizar o filtro cônico, já irá dar uma melhora.

    [size=14px]2.5-Trabalho nos dutos do cabeçote[/size]

    Serviço mais complexo e poucas pessoas sabem fazer. Mas se vc tiver uma micro retífica em mãos, poderá tirar ressaltos de má fundição do cabeçote nos dutos de admissão e escape, aumentar 0,5mm no diâmetro de ambos os dutos, e fazer polimento SOMENTE no duto de escape

    [size=14px]2.6-Maior folga no eletrodo da vela[/size]

    Quanto maior a folga no eletrodo da vela, maior será a centelha, e melhor será a queima. Porém, quanto maior a folga, maior o risco da centelha falhar. O ideal é ir abrindo a folga do eletrodo de 0,05 mm, até chegar a hora que falhar, quando falhar, vc volta 0,05mm. Se falhar de forma irregular, volte mais 0,05mm, até não falhar de forma alguma.3.

    [size=16px]MODIFICAÇÕES CARAS QUE VISAM PERFORMANCE[/size]
    [size=14px]3.1-Aumento de cilindrada[/size]


    Esse é o ganho de potência e torque garantido, porém, o investimento se torna o problema. Para motos que já estão com o motor bem rodado e necessita de retífica, pode-se aproveitar a retífica para abrir mais no diâmetro. No caso das CG's 125, pode se utilizar o pistão da CBX150 aero, que irá gerar em torno de 150cc na CG. Não é bom passar de 25cc de aumento somente no diâmetro, pois logo terá problemas com refrigeração.

    [size=14px]3.2-Troca de motor[/size]

    Outra técnica bastante eficiente, mas cara: Compre um motor de, por exemplo, da CBX Strada, e instale na sua moto. É possível achar isso em leilões, desmanches, etc. Porém, tais motores são usados, e podem esconder defeitos. A adaptação do motor de Strada em Titan é razoavelmente simples, porém já vi quem instalou motor de Strada em Kasinsky Cruise II. Já ouvi boatos também de motor de Titan em Biz. Nesse caso, teria-se uma biz com motor 125, com 5 marchas e com embreagem.

    Motor roubado: Roubada que eu não recomendo pra ninguém. O licenciamento do novo motor morre em mais de R$ 100,00, mas se a polícia pegar seu motor adulterado, sua moto é apreendida. Além de que a próxima moto roubada para alientar o mercado de peças roubadas pode ser a sua.

    [size=16px]4. MODIFICAÇÕES QUE NÃO ALTERAM A PERFORMANCE[/size]
    [size=14px] 4.1-Alterar a relação secundária[/size]


    Trocar o pinhão ou a coroa. O pinhão e a coroa compõem a relação secundária. São as rodas dentadas onde vai a corrente e que transmitem a força do motor à roda traseira. O pinhão vai no motor e a coroa na roda traseira. Colocar um pinhão com um dente a mais aumentará a relação secundária, fazendo com que a moto tenha marchas mais longas, mais velocidade final, porém menos aceleração. É um esquema simples: Tudo que vc ganhar em final, é pq perdeu em aceleração. O esquema inverso, colocar um pinhão com um dente a menos, reduz a relação secundária, faz a moto acelerar mais rapidamente, reduz as marchas e tira velocidade final.

    Em breve, mais dicas.

    [By O Assimilador]

  2. #2
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    brasil
    Idade
    45
    Posts
    43

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    vc usou essas tecnicas na sua moto?
    queria que a minha moto andasse um pouco mais, mas nao manjo nada, e vc fala pros mecanico e os caras nao querem fazer.
    vc msm faz essas mudancas?

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Matão/SP
    Posts
    1.587

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    é eu só queria saber detalhadamente como é que faz o polimento do duto de escape, queria saber que ferramentas devo usar exatamente pra isso..., outro dia tentei fazer, mas não consegui tirar a valvula, não tinha ferramenta pra isso....será que dá pra fazer com ela no lugar ?

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Birigui / SP
    Idade
    39
    Posts
    27

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    legais as dicas... puis filtro esportivo mas num tive problemas não, soh as vezes qndo o motor ta frio afoga um pouco

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Votuporanga-SP
    Idade
    38
    Posts
    1.552

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    kero na minha
    colocar gigle de alta maior
    colocar uma vela nova com maior abertura
    polir o duto de escape

    ou intao

    colocar um motor de CBX 200 Strada ]
    MarciON

    [img width=520 height=130]http://img.photobucket.com/albums/v240/marcion/DSCF0077pncopy.gif[/img]

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    bom retiro do sul /RS
    Posts
    15

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Cyber, tenho uma cg 98/99 com pistão de 150 tampa rebaixada e biela mais curta, mas se voçe puder me ajudar a melhorar sua performance ficaria muito contente.vleu aguardo resposta!!! | |
    dudu brs

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Indaiatuba
    Posts
    175

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    vlw pelas dicas!!
    A Cabrita eh phoda!!
    De 0 a 100 em 15 minutos!!
    Velocidade controlada por falta de potência!

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Esse texto também costa do seguinte site:

    http://www.motoclubestreet.e1.com.br...preparacao.htm
    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Campinas
    Idade
    43
    Posts
    279

    Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Umas dúvidas, se alguém poder me ajudar:

    1) Vou trocar o escape da Titan para um esportivo Roncar, com isso eu preciso aumentar ou diminuir o ar do Carburador? Com outras palavras, preciso enrriquecer ou empobrecer a mistura Ar/Combustível com um escape Esportivo?

    2) A mesma perguta para a troca do Filtro de ar por um Esportivo Cônico. Com o aumento de ar no carburador, eu preciso mexr em que para que ele fique regulado?

    Valew
    Se tamanho fosse documento o elefante era dono do circo!
    Seja original! Yes Bike Moded!!!

    Minha moto!!!
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=9262.0

  10. #10
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    37
    Posts
    8.493

    Re: Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Citação Postado originalmente por Seu_madruga Ver Post
    Umas dúvidas, se alguém poder me ajudar:

    1) Vou trocar o escape da Titan para um esportivo Roncar, com isso eu preciso aumentar ou diminuir o ar do Carburador? Com outras palavras, preciso enrriquecer ou empobrecer a mistura Ar/Combustível com um escape Esportivo?

    2) A mesma perguta para a troca do Filtro de ar por um Esportivo Cônico. Com o aumento de ar no carburador, eu preciso mexr em que para que ele fique regulado?

    Valew
    Ai velho...Nessas duas opções suas vc vai ter q enriquecer a mistura...pois havera maior passagem de ar...Dica...Com um Coyote rs1 um filtro conico e um gicle de 110 vc faiz uma 125 virah o terror d qualquer 150 original!

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Guaratuba - PR
    Idade
    39
    Posts
    5

    Re: Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Parabéns awe cyber...

    Agora pode Montar uma escola... hehe ... bem detalhado o tuto e muito conteudo

    Parabens,... flw

  12. #12
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Brasilia
    Posts
    51

    Re: Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    estes polimentos nos dutos são pra motos 2 tempos ou as 4 tempos?

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Tubarao / SC
    Idade
    39
    Posts
    21

    Re: Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Ola pessoal...
    eu tirei a garganta do filtro da minha titan...akela pecinha que ta na caixa do filtro...eh um L..
    dei uma volta com ela e precebi que a moto ficou pior..meia amarrada...
    ainda que eu ja abaixei um pokinhu a agulha do bura..
    O que eu faço para a motor andar legal sem o filtro ou sem a garganta do filtro ?

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    Rondonópolis - MT
    Idade
    39
    Posts
    289

    Re: Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    Citação Postado originalmente por maurisao Ver Post
    Ola pessoal...
    eu tirei a garganta do filtro da minha titan...akela pecinha que ta na caixa do filtro...eh um L..
    dei uma volta com ela e precebi que a moto ficou pior..meia amarrada...
    ainda que eu ja abaixei um pokinhu a agulha do bura..
    O que eu faço para a motor andar legal sem o filtro ou sem a garganta do filtro ?
    Moço,, tira só a tampa da caixa de ar q ta massa,,
    Eeee revivendo o topic,, cadê o "em breve mais dicas" :G
    YBR ED/02 - ROXA - ARO PRETO - Vamos Aprender Empinar Agora? Ou Vamos Mandar Um Loose? P)






  15. #15
    Motociclista Avatar de Dj Serginho Sag
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Atibaia
    Idade
    45
    Posts
    1.478

    Re: Tutorial: Preparação - [ by O Assimilador ]

    A pergunta que não quer calar...POR ONDE ANDA O JULIANO ASSIMILA !!!
    [flash=200,200]http://www.johnim.t5.com.br/Untitled-1.swf[/flash]
    PaKita SEMPRE SERÁ especial né Lyhh...Minha EX Hornet - http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=20860.0
    ACO - PAkITA - 86CV medidos na roda e 96CV medidos no virabrequim...SHOWWW

    Tornado SM Roubada...Brasilllllll-il-il-il....

    Atual: Honda Biz 125 2009 Ksi
    Minhas motos: http://bikepics.com/members/djsag/

 

 

Tópicos Similares

  1. Preparaçao
    Por Bruno JJ no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 12-01-09, 17:49
  2. por onde anda o assimilador?
    Por BrunoDias no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 2
    Último Post: 09-02-06, 20:53

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •