Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 22
    Lenda do Fórum
    Data de Ingresso
    May 2005

Carros vão poder circular com suspensão modificada

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/...?id=newsletter

A resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrará em vigor na próxima quinta-feira, dia 1º de maio, vai permitir com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada ou elevada, desde que ela não seja regulável. Até então, apenas veículos utilitários podiam ter a suspensão alterada.

Para isso, o proprietário deverá pedir uma autorização ao Detran antes de fazer a modificação e, em seguida, submeter o carro à avaliação de um dos institutos técnicos credenciados pelo Inmetro, que por sua vez emitirá um Certificado de Segurança Veicular. A medida ainda exige que a nova altura seja especificada no documento do carro.

No entanto, antes mesmo de entrar em vigor, a resolução já apresenta falhas. Um exemplo disso é o fato de não determinar com exatidão os tipos de modificações serão permitidas. Em algumas oficinas, para reduzir custos, é comum a prática de cortar ou aquecer as molas originais da suspensão para rebaixá-la, o que aumenta consideravelmente os riscos de acidentes como a perda de controle do carro e desgaste da peça, que terá que absorver mais impactos.

“Ainda não há uma definição dos critérios que serão utilizados para a aprovação e reprovação da suspensão do veículo. Estamos questionando o Inmetro em relação a isso. A altura será medida do farol ao chão, mas ainda não se sabe qual será a mínima e máxima permitidas”, diz Luiz Mauro Orlandi, engenheiro responsável por um grupo de instituições técnicas credenciadas pelo Inmetro.

Jogo de empurra-empurra

Outra dúvida é se quem já tem a suspensão alterada poderá regularizar a situação do veículo. Segundo o Detran, assim que a norma entrar em vigor, eles irão consultar o Denatran para saber como proceder. Já o Denatran, diz que caberá ao Detran decidir que tipo de medida adotar.

O fato é que para qualquer alteração nas características do veículo, o órgão exige a apresentação de nota fiscal original das peças e dos serviços utilizados. Hoje em dia, carros de passeio que circulam com a suspensão rebaixada ou erguida estão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$ 127,69. Considerada grave, a infração rende cinco pontos na carteira.

Seguradoras não querem dar cobertura

A decisão do Contran não agradou as seguradoras. Para Neival Rodrigues de Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), as seguradoras ainda vêem com cautela as novas normas e só devem aceitar carros com suspensão rebaixada depois que a avaliação feita pelo órgão do Inmetro ficar clara.

Freitas concorda que o valor do seguro de um automóvel com a suspensão alterada possa sair mais caro. “Ainda que o veículo preencha os requisitos, o seguro pode sofrer um acréscimo dependendo dos fatores de risco”, diz o diretor da FenSeg.

A Porto Seguro, por exemplo, garante que continuará recusando carros com a suspensão alterada. “Isso não muda nossa aceitação de risco. Tendo em vista as más condições das ruas e estradas, são veículos que têm dificuldade para circular e estão mais susceptíveis a danos no dia-a-dia. Uma coisa é ter risco; a outra, ter risco conhecido”, explica Marcelo Sebastião, gerente do produto Automóvel da Porto Seguro.
    Bruno Dias - ML 88 vinho -> topico aqui

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006

Re: Carros vão poder circular com suspensão modificada

Mais ou menos os mesmos passou que sofri para modificar a falcon :G
    Pedir autorização, fazer a modificação, fazer vistoria no imetro, ameaçar o delegado por autorizar algo proibido por lei, emitir documento :lol:

Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006

Tomara que as seguradoras passem a aceita.. ja to com a cangoorun encomendadas.. final de abril xega na fabrica e dai ja mandam pra ca.. se nao aceita vo teki vende as mola..!!!! ] ] ] ]

Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Agora é q as ruas vão ficar cheias de Gols e Celtas pula-pula, com as molas cortadas, achando que estão no máximo de xuning e estabilidade.... Aqueles carros com pneus cheios de bolhas, rodas trincadas e longarinas empenadas .... o máximo em esportividade !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

mantabodyboarder
    Guest

Detalhe, não pode ser ajustável viu, vai ter que brincar de gangorra nas lombadas mesmo

Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Citação Postado originalmente por mantabodyboarder Ver Post
    Detalhe, não pode ser ajustável viu, vai ter que brincar de gangorra nas lombadas mesmo
    Tem umas suspensões de rosca por aí q são brabas ... coisa de quinta categoria, qualidade zero. Uma verdadeira ameaça.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

Super Piloto Avatar de Christian
    Data de Ingresso
    May 2007

Bruno depois quero ver as fotos da Golzera socada. :lol: :lol: :lol:

Vendo ou troco Lander 07/08 semi nova por Fusca ou Chevette em bom estado. :drool:

Para mim não muda nada... não tenho carro. :P
    Casamento é o processo de descobrir que tipo de homem a sua mulher teria preferido!
    Fotos da XTZ

Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005

eu sou da política de "quer tunar? pois bem... faça bem feito"!!
    Como o brasileiro é porco por natureza... q se instle o "quer tunar, faça os testes depois... se passar, beleza.. se não passar.. te fode"
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Eu so rebaixaria um carro se fosse com aquelas suspensões a AR q vc sobe e desce a hora q quiser, mas pra falar a verdade nem imagino a facada q deve ser pra instalar.......
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007

pro governo.

Ao invés de incentivar a compra de carros com itens de segurança como ABS e Air Bag, incentiva a galera a deixar os carros menos seguros do que já são. pro governo.

Citação Postado originalmente por Christian Ver Post
    Para mim não muda nada... não tenho carro. :P
    Qro ver vc repetir isso qdo um cara te atropelar pq perdeu o controle do carro por causa de uma suspensão ineficiente ou até msm quebrada.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

[size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

Motociclista Avatar de OptimusLeo
    Data de Ingresso
    Oct 2007

Mais aqui o pessoal adora ter duplo estandares...ficam falando mal dos motoristas que modificam o carro, mais como adoram ficar modificando suas motos...
    Noix impina mais num breka

Boladão crew

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007

Citação Postado originalmente por OptimusLeo Ver Post
    Mais aqui o pessoal adora ter duplo estandares...ficam falando mal dos motoristas que modificam o carro, mais como adoram ficar modificando suas motos...

E essas não são palmas irônicas.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

[size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2008

Citação Postado originalmente por superkyo Ver Post
    Eu so rebaixaria um carro se fosse com aquelas suspensões a AR q vc sobe e desce a hora q quiser, mas pra falar a verdade nem imagino a facada q deve ser pra instalar.......
    Cara aqui na minha cidade sai por uns R$ 2500 uma suspensão a AR confiável, um parceiro meu tem e nunca deu probelma...dá pra encontrar mais barato tranquilamente, mas ai corre-se o risco de furar uma bexiga e o nego ficar empenhado.

Motociclista experiente Avatar de gudex
    Data de Ingresso
    Jul 2005

Citação Postado originalmente por Buça Ver Post
    Citação Postado originalmente por superkyo Ver Post
    Cara aqui na minha cidade sai por uns R$ 2500 uma suspensão a AR confiável, um parceiro meu tem e nunca deu probelma...dá pra encontrar mais barato tranquilamente, mas ai corre-se o risco de furar uma bexiga e o nego ficar empenhado.
    Mas não pode a AR, ela não pode ser regulável, tem que ser mola cônica mesmo!!!
    By Gud3x

Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de dúvidas
    1ª Ex-Moto - CG 150cc Titan KS 2004/2004 - De 2004 à 2008
    2ª Ex-Moto - CBX 250cc Twister 2007/2007 - De 2008 à 2009
    Moto Atual - CG Titan 125cc KS 2002/2002 - De 2009 até ...

Super Piloto Avatar de Christian
    Data de Ingresso
    May 2007

Citação Postado originalmente por Volverine MF Ver Post
    Qro ver vc repetir isso qdo um cara te atropelar pq perdeu o controle do carro por causa de uma suspensão ineficiente ou até msm quebrada.
    Você não acredita mesmo que se a lei for aprovada os caras que tem carros rebaixados vão sair correndo para legalizar a ituação né?
    Cara, eu parto do principio que se é para acontecer alguma coisa ela vai acontecer.
    Se eu pensasse no que pode me acontecer todos nas ruas eu nem saia mais de casa.
    Entendo sua preocupação, mas para mim não muda nada ainda.
    Casamento é o processo de descobrir que tipo de homem a sua mulher teria preferido!
    Fotos da XTZ

Tópicos Similares

1. Respostas: 41
    Último Post: 13-08-10, 19:37
  2. Motos na França são proibidas de circular no corredor
    Por edumrq no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 12-07-10, 15:45
  3. Respostas: 0
    Último Post: 17-03-10, 20:06
  4. O poder policial
    Por rocksul no fórum Área de debate