Como morador do estado do Rio de Janeiro, sou obrigado a todo ano levar meu carro e minha moto para a "vistoria" do Detran, onde um pessoal totalmente despreparado e desqualificado "analisa" os veículos e atesta que eles são dignos de trafegar pelas maravilhosas ruas e estradas do estado. Chagou a vez da moto, e depois de inúmeras tentativas de agendar a vistoria em Angra dos Reis (minha moto está em Mambucaba, a 211km do RJ), acabei por marcar a vistoria na cidade de Barra Mansa, nu sábado dia 17.

Depois dos 211km até lá de carro, peguei a moto e parti para mais 130km em direção a Barra Mansa.

Dia de tirar os pelinhos do novo Maggion Viper traseiro, inaugurar os novos raios e pintura dos cubos das duas rodas. Também inaugurei o novo chicote elétrico (troquei todos os fios da moto, que já estavam enchendo o saco. Consegui originais Honda).


Depois de 30km pela BR101, peguei a RJ155, também conhecida como Serra de Lídice:


É uma estrada muito sinuosa, com subidas de serra, buracos, curvas fechadas, tuneis mal-iluminados, paralelepípedos, etc. Um local onde uma moto trail se sente em casa;


Cheguei a Barra Mansa cedo, almocei e fui ao posto do Detran as 17:30. Quando cheguei lá, já estavam fechando ... tudo deserto. Me falaram que só estavam me esperando pra fechar. Aí começou ....

imbecil do Detran: Seu número do chassi está danificado
eu: como assim ?
imbecil do Detran: Não estou conseguindo ler os 3 últimos dígitos
eu: 770
imbecil do Detran: Assim não vale. Eu tenho que conseguir ler o decalque, e o "perito" foi embora as 17:00
eu: mas a minha vistoria não estava agendada pras 18:00 ?
imbecil do Detran: ...
eu: Você não pode simplesmente digitar 770 aí ? Eu viajei 350km pra fazer essa vistoria que está marcada a 3 semanas !
imbecil do Detran: Não, porque você pode estar "atravessando" uma moto roubada
eu: Mas você acha que eu vou querer "atravessar" uma moto de 17 anos que já é minha a 4 (de acordo com o p´roprio Detran ?)
imbecil do Detran: ... esse desgaste do número do chassi acontece em motos de uso intenso
eu: mas essa moto tem 30.000km e passa a vida na garagem coberta com uma capa em cima de um cavalete
imbecil do Detran: .... não tem jeito. Você tem que voltar aqui segunda feira pra agendar uma remarcação de chassi com o "perito". Custa 680 reais.


..... Segunda feira: (faltando um dia de trabalho)
eu: vim fazer a vistoria. Cheguei atrasado no sábado e não conseguiram tirar o número do chassi. Agora eu limpei com pintoff (limpei mesmo).
imbecil do Detran2: ok....
(tira o número do chassi sem qualquer problema)
imbecil do Detran2: Ok. Pode pegar os documentos e ir pra casa ....