Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 26
  1. #1
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Amigos, gostaria de debater com vocês uma idéia que foi implantada na cidade espanhola de Barcelona: uma faixa de retenção para motos nos cruzamentos com sinaleira; esta faixa, localizada entre a faixa de pedestres e os carros, funciona como um espaço para as motos esperarem a abertura do sinal e, assim, sair do cruzamento sem se esbarrar nos outros veículos. Eis aqui uma foto desta faixa:



    Mas, vendo a faixa de Barcelona, percebi que as motos vão pelo "corredor" entre os carros para chegar ao espaço destinado a eles. Por isso, bolei um esquema para que as motos possam chegar ao cruzamento de um modo fácil e seguro, evitando trafegar entre os veículos. Trata-se de uma via a ser construída no canteiro central da avenida (quando não tiver, pode ser uma faixa pintada na rua mesmo), com largura de 2,00 metros e comprimento de 100 metros (a contar do cruzamento), onde as motos poderiam passar pelos carros até a faixa, na frente dos automóveis. Este esquema bem simples que fiz no Fireworks ilustra bem a idéia:




    Aí, pergunto: esta seria uma boa idéia a ser adotada no Brasil, visto o crescente número de motos nas ruas da nossa cidade?

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio das Ostras - RJ
    Posts
    456

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Acho muito boa a ideia...mas o maior problema nosso é a educação...os carros quase param dentro da faixa de pedestres...que dira de motos!!
    Se quem rouba, não tivesse pra quem vender...ele não roubaria e você não seria ROUBADO!!!

    Sandro
    GG97bm
    STX200

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de gudex
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Capão da Canoa - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.132

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    BOa idéia...
    Mas nunca dará certo
    Brasileiro é muito mal educado no trânsito
    Além de parar quase dentro da faixa de pedestre, se o sinal ta amarelo ele acelera mais ainda!!!
    By Gud3x


    Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de dúvidas
    1ª Ex-Moto - CG 150cc Titan KS 2004/2004 - De 2004 à 2008
    2ª Ex-Moto - CBX 250cc Twister 2007/2007 - De 2008 à 2009
    Moto Atual - CG Titan 125cc KS 2002/2002 - De 2009 até ...

  4. #4
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Isso mesmo, tá todo mundo fazendo direitinho!!! Agindo como brasileiros que são, levando uma boa idéia pro buraco antes mesmo dela sair da tela!!!
    COVEIROS!!! :lol:

    Porque não fala que vai entrar em contato com um vereador, ou político conhecido, E PASSAR A IDÉIA PRA ELE, ou os políticos só servem pra fazer um favor pessoal aqui e outro ali!!!
    É por isso que não vamos pra frente, pois só empurramos as boas idéias pra BAIXO!!!!

    Abraço!!!

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São Paulo-Itaquera/Teófilo Otoni-MG
    Idade
    36
    Posts
    8.174

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    um dia a faixa exclusiva da Avenida Sumare era desenho no Papel...e hoje ela ta lah e faz 1 ano e meio nao ha acidentes com moto nessa avenida...as ruas Consolaçao e Avenida Rebouças caiu o nivel dos acidentes com a faixa cidada...essa ideia vale a pena se investir em grandes vias como a radial e a Aricanduva...e em avenidas menores os carros jah deixariam o espaço limpinho...valeu... :lol: :lol: :lol:





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

  6. #6
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Citação Postado originalmente por moisespatriarca Ver Post
    Isso mesmo, tá todo mundo fazendo direitinho!!! Agindo como brasileiros que são, levando uma boa idéia pro buraco antes mesmo dela sair da tela!!!
    COVEIROS!!! :lol:

    Porque não fala que vai entrar em contato com um vereador, ou político conhecido, E PASSAR A IDÉIA PRA ELE, ou os políticos só servem pra fazer um favor pessoal aqui e outro ali!!!
    É por isso que não vamos pra frente, pois só empurramos as boas idéias pra BAIXO!!!!

    Abraço!!!
    Vou mandar este projeto esta semana para a URBES, empresa da Prefeitura de Sorocaba que gerencia o trânsito da cidade. A frota de motos em Sorocaba está crescendo a passos largos e quase me ferrei quando andei com minha moto pelas ruas da cidade: os corredores são apertados (evito usar corredor) e os motoristas querem passar em cima das motos mesmo!

    Para o superkyo, que é de Sorocaba: pensei em implantar esta faixa como teste aí no cruzamento da Avenida São Paulo com a Pe. Madureira, em frente à Intermotos. Em qual outro lugar tu sugeria esta faixa, guri?

  7. #7
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Ah, e pretendo mandar esta idéia também para alguns moto-clubes do Brasil, sobretudo de São Paulo e do Sul, para eles analisarem a sugstão e pedir às autoridades das suas cidades para a implantação da faixa.

    Aliás, alguém aqui no fórum tem e-mails de alguns moto-clubes de São Paulo e do Sul, para que posso enviar o projeto?

  8. #8
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Em primeiro lugar, parabéns pela atitude de tentar melhorar nosso transito, ao invés de sair arrancando retrovisores pelo corredor. Se nosso transito tivesse mais pessoas assim, talvez nossas ruas não fossem a zona de guerra que são.

    Porém, eu não consegui ver a foto de Barcelona, deu "404 Not Found" aqui.

    E quanto ao esquema que vc desenhou, fiquei com uma duvida. Como as moto fariam para ter acesso ao "desvio"?

    Mais uma vez parabéns, e tomara que obtenha exito em sua empreitada.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  9. #9
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Citação Postado originalmente por Volverine MF Ver Post
    Em primeiro lugar, parabéns pela atitude de tentar melhorar nosso transito, ao invés de sair arrancando retrovisores pelo corredor. Se nosso transito tivesse mais pessoas assim, talvez nossas ruas não fossem a zona de guerra que são.

    Porém, eu não consegui ver a foto de Barcelona, deu "404 Not Found" aqui.

    E quanto ao esquema que vc desenhou, fiquei com uma duvida. Como as moto fariam para ter acesso ao "desvio"?

    Mais uma vez parabéns, e tomara que obtenha exito em sua empreitada.
    Sobre a foto de Barcelona, acho que de ter saído do ar, mas vou encontrar outra e postar aqui...

    Sobre o "desvio", funcionaria assim: a uns 50 ou 100 metros do cruzamento, as motos acessariam uma faixa no lado esquerdo da pista, no canteiro central, através de uma sinalização do tipo FAIXA EXCLUSIVA PARA MOTOS. PASSAGEM OBRIGATÓRIA COM O SINAL FECHADO. Quando o sinal estiver aberto ou não tiver aquela fila de carros, as motos não precisariam usar o corredor, podendo acessar o espaço delas diretamente; em outras palavras, a "motofaixa" seria usada somente quando tiver carros parados na sinaleira. Com o "desvio", as motos ultrapassariam os carros sem esbarrar nos retrovisores (já aconteceu isto comigo...) e chegaria à faixa reservada no cruzamento com toda a segurança; e, ao abrir o sinal, as motos poderiam fazer a conversão que desejarem, sem serem atrapalhados pelos carros.

    Achei um vídeo com a faixa de Barcelona: http://it.youtube.com/watch?v=HD71AN3fDHc

  10. #10
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    O esquema do espaço - vamos chama-lo de espaço amarelo - a frente dos carros eu entendi, o que e eu estou com duvida é quanto ao acesso a ele.

    Pelo que vc falou, haveria uma motofaixa que dá acesso a esse espaço, como um desvio proximo ao conteiro central, ou seja, uma faixa a esquerda das outras faixas.

    Nesse caso, se o motoqueiro/motociclista estiver na faixa da direita ele terá de curzar toda a rua/avenida para poder entrar na motofaixa e então ter acesso ao espaço amarelo?

    Não sei se ia dar mto certo, talvez se tivessemos desvios dos dois lados, mas daí tb é pedir demais, ou talvez precise de tempo para os motoqueiro se adaptarem até passassem a pilotar sempre consciente de que devem, em certos locais, ir pela esquerda da via a fim de entrar no desvio.




    Ps.: Aqui no Brasil isso ia deixar os motoristas revoltados, pois a primeira vista o lande de sair na frente parece um privilégio para os motoqueiros.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    SOROCABA-SP
    Idade
    35
    Posts
    2.327

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    ^^^^ naum seria novidade, burro do jeito q é o povo brasileiro ficar com mais essa rivalidade, mas eu de carro sou a favor, afinal sair do semaforo com moto dos dois lado do seu carro é um perigo geralmente A MAIORIA dos motoristas ( pelo menos aqui ) já deixam as motos sairem na frente pra naum fica com uma moto do lado e logico q os motoqueiro tb já arrancam mais forte pra sair da lateral dos carros é o pior lugar pra se ficar em movimento.........

    Agora até um jacú do governo ver isso vai demorar, alguem do congresso anda de moto ?? acho q naum, dai demora.........
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

    SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

  12. #12
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Citação Postado originalmente por Volverine MF Ver Post
    O esquema do espaço - vamos chama-lo de espaço amarelo - a frente dos carros eu entendi, o que e eu estou com duvida é quanto ao acesso a ele.

    Pelo que vc falou, haveria uma motofaixa que dá acesso a esse espaço, como um desvio proximo ao conteiro central, ou seja, uma faixa a esquerda das outras faixas.

    Nesse caso, se o motoqueiro/motociclista estiver na faixa da direita ele terá de curzar toda a rua/avenida para poder entrar na motofaixa e então ter acesso ao espaço amarelo?


    Exatamente, cara. Fiz isto deduzindo que a maioria das motos aqui em Sorocaba rodam no lado esquerdo da avenida e as avenidas tem (geralmente) duas faixas aqui; e também tem a lei que proíbe ultrapassar pela direita. Pensei nesta medidas para cidades médias e com avenidas estreitas, pois logicamente não vai dar para implantar isto na Avenida Paulista ou na Presidente Vargas (Rio de Janeiro).

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de Ninja Pontes
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    44
    Posts
    289

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    a faixa de moto na sumaré eh um exemplo a ser seguido em todas as grandes av da capital e quem sabe no Brasil....
    realmente, os motoristas na sua maioria respeitam a faixa e nao chegam nem perto dela o que transmite uma segurança inigualavel aos motociclistas...
    ultimamente o governo ve como solução simplismente proibir o trafego de moto ou qq coisa que "atrapalhe" o transito infernal da cidade... vi hoje uma faixa dizendo que a partir do dia 30 de junho nao eh mais permitido trafegar caminhoes na marginal tiete das 5 da manha ateh as 21h... eh isso mesmo??? qual a razao disso? ja nao bastava os caras querer proibir o acesso as vias expressas da marginal com moto e agora querem fazer isso com caminhoes?? eh isso?

    ah, pra quem falow da faixa cidadã na rebouças e consolação, como que funciona???? até hoje nao entendi pq sempre tem carro trafegando por ela e a galera usando o corredor de moto como em qq av.

    abs
    Atuais: Z800 2013 e YS 250 Fazer roxa 2013
    Ex ER6N (Excelente, impressiona mesmo com apenas 2 cilindros).
    Ex CB300 (mais ou menos).
    Ex GS 500 2008 (Excelente, recomendo)
    Ex YBR 125 Preta 2008 (só posso dizer que superou todas as minhas expectativas...)
    Ex Comet Phase 2 Amarela 2007 (Vendi por não aguentar mantê-la)
    Ex YS 250 Fazer Vermelha 06/06 (Furtada)
    Ex CB400 81 prata (poltrona sobre rodas) - vendida a mó cara

    CarSystem pagou a minha Fazer que foi furtada e nao encontraram!

  14. #14
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Citação Postado originalmente por Volverine MF Ver Post

    Porém, eu não consegui ver a foto de Barcelona, deu "404 Not Found" aqui.

    E quanto ao esquema que vc desenhou, fiquei com uma duvida. Como as moto fariam para ter acesso ao "desvio"?

    Mais uma vez parabéns, e tomara que obtenha exito em sua empreitada.
    Tá aqui a foto, o link não tá completo lá no post!!!


  15. #15
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São Paulo-Itaquera/Teófilo Otoni-MG
    Idade
    36
    Posts
    8.174

    Re: Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos

    Citação Postado originalmente por Ninja Pontes Ver Post
    a faixa de moto na sumaré eh um exemplo a ser seguido em todas as grandes av da capital e quem sabe no Brasil....
    realmente, os motoristas na sua maioria respeitam a faixa e nao chegam nem perto dela o que transmite uma segurança inigualavel aos motociclistas...
    ultimamente o governo ve como solução simplismente proibir o trafego de moto ou qq coisa que "atrapalhe" o transito infernal da cidade... vi hoje uma faixa dizendo que a partir do dia 30 de junho nao eh mais permitido trafegar caminhoes na marginal tiete das 5 da manha ateh as 21h... eh isso mesmo??? qual a razao disso? ja nao bastava os caras querer proibir o acesso as vias expressas da marginal com moto e agora querem fazer isso com caminhoes?? eh isso?

    ah, pra quem falow da faixa cidadã na rebouças e consolação, como que funciona???? até hoje nao entendi pq sempre tem carro trafegando por ela e a galera usando o corredor de moto como em qq av.

    abs
    essa medida dos caminhoes nao poderem rodar na marginal das 5 as 21h eh mais uma medida remendo pra diminuir os congestionamentos...mas isso pode ate piorar a situaçao pq estao empregando as Kombis e similares pra fazerem as entregas urbanas...e isso eh terrivel pq um caminhao VUC de 5.5 metros carrega 6vezes mais carga q uma kombi e tem quase o mesmo comprimento...mas os caminhoes nao tem de sair so da Marginal,tem de sair da Bandeirantes,da Av do estado,Aricanduva e tds as avenidas q se ha bastante trafego de caminhoes...e sobre a faixa exclusiva da Sumare meu sonho eh ver uma faixa assim na Radial... valeu... :lol: :lol: :lol:





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 33
    Último Post: 17-04-11, 18:45
  2. Respostas: 9
    Último Post: 05-06-10, 22:34
  3. Como deveria ser a educação do trânsito no Brasil
    Por ramirobs no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 12-04-09, 12:03
  4. Porque é tão difícil respeitar as leis de trânsito no Brasil?
    Por moisespatriarca no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 27-06-08, 19:40

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •