Eu gosto de carro, mas também odeio pagode ....
Para o meu uso, vejamos ...
Vantagens do carro:
-Ar condicionado (no transito urbano do RJ nem adianta falar que moto não esquenta)...
-Para-brisa: comer mosquito não é legal ... as vezes mesmo com a viseira totalmente fechada, entra algum inseto, gruda no olho e começa a andar pelo globo ocular... outro dia um inseto entrou no meu ouvido.. quase joguei a moto no chão e saí pulando q nem um maluco pra tirar o capacete e jogar longe.
-Porta-malas: Quando viajo levo muita tralha .. 2 cameras, tripé, notebook, ferramentas, GPS, carregador de baterias e outras coisas...
-Motor forte e cambio longo: Isso só vale ao se comparar motos com 400cc ou menos, mas em uma viagem de muitas horas em uma estrada repleta de carros a 110km/h é menos tenso poder acompanhar o trânsito, ou pelo menos ter "massa" pra não ser engolido por outros carros.
-Não cai: é deprimente parar a moto num solo meio irregular e depois escutar o som da queda, ou cair em cima da moto mesmo ...
-Som: Uma vez fiquei 3 horas engarrafado no RJ, e depois disso resolvi instalar um som que custou quase o valor do carro. Eu fiz toda a instalação, cálculos, etc e valeu a pena ... é um som voltado para qualidade, nada daquelas cornetas berrando pagode ... muito melhor do que escutar os motores dos ônibus e dos motoboys, mas ainda prefiro o som de uma cachoeira quando ando de moto.
Vantagens da moto:
-Passa por qualquer lugar (pelo menos as motos que uso com frequencia, que são Trails): Sobe barrancos, atravessa rio, estradas repletas de lama, trilhas de gado, subidas impensáveis pra um carro, mesmo 4x4.
Vento na cara: Pode ir contra os itens 1 e 2 das vantagens do carro, mas longe da cidade o vento na cara é melhor do que o ar condicionado.
Adrenalina: Andando de moto podemos ser mordidos por cobra, cachorro, marimbondo, atropelados por carros, degolados por pipa, chutar pedras, etc ... vai dizer que não é legal ?
Economia: Minha moto faz cerca de 27km/l, o que dá mais ou menos o mesmo que o meu carro gasta com GNV ... mas mesmo assim ... a manutenção é bem mais simples e barata, e posso fazer tudo em casa.
Integração com a natureza: Andando de moto posso observar a natureza com muito mais nitidez, isso é fato. Se não estivesse de moto, não conseguiria fotografar este belíssimo exemplar: (sábado passado, debaixo de chuva)
![]()

...