Deixa ver se consigo explicar melhor :
O exemplo que dei é que eu vi foi o véio da barba que fez, chamam ele assim. um tiozão que manja muito de mecanica antiga, tipo, mavecos, opalas, dojão, caminhoe antigos, essas coisas ...
Certa vez, fui na oficina, e ele tava alinhando os pistões para bater medidas e plainar o bloco. eu fiquei de cara com isso, nunca tinha ouvido falar em algo parecido ... o motor era um GM 4900cc do antigos caminhoes chevrolet, que já estava predestinado para um opalão 79 em reforma. Atrevido, eu perguntei que loucura era aquilo, então falou basicamente por cima, que iria aliviar o motor por dentro, contra-pesos de vira, volante, pistão ... etc ... como a cilindrada dele já era cavalar e com torque ainda maior, ele queria aumentar o giro tirando uma parte do torque e assim aumentando a potencia com aumento de giro, e para facilitar isso, diminuindo todo peso extra enercial, mas tudo isso sem alterar o curso da biela, mudando sim o PMS a partir do proprio bloco. Com pistoes com material muito mais leve que os originais e de dimensões verificadas, ele freza no bloco. Tem muita mais coisa nisso do que estou escrevendo, mas é basicamente isso... Diminuiu a distancia do PMS ~PMI ... uns 3 meses depois eu vi ele recém terminado, (não montado no carro ainda) com um cabeçote praparadasso e com alimentação generosa por 3 carburadores ...
o tiozinho só tem a cara de idiota, que antes de fazer qualquer coisa, tinha muitos calculos sobre a mesa dele. Tenho certeza que ele é engenheiro, mas ele nunca conta para ninguem ...
Como disse anteriormente ... eu não acredito que isso funcione numa moto. Quem sabe alguem mais saiba sobre isso ..... :stop:

Responder com Citação