Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 74
  1. #1
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Economia Moto x Carro

    Todos falam que moto é muito econômica e tal...

    Realmente se compararmos que um carro 1.000cc faz hoje [size=7pt](no máximo)[/size] 20Km/litro de gasolina e uma moto 125cc faz 40km/litro... andar de moto é muito econômico...

    Mas se analisarmos da seguinte maneira:

    Analisando a ficha técnica de um carro popular 1.0 [size=7pt](no caso o Gol geração 5)[/size]
    Ele possui:
    Cilindrada (cm³) 999
    Torque líquido máximo (kgfm/rpm) 9,7 a 3850 rpm
    Potência líquida máxima (cv/rpm) 72 a 5250 rpm
    Peso de 934 KG

    Dividindo o peso pela potência temos:
    Relação peso/potência: 12,972 kg/cv

    E diz na propaganda que faz até 21 km/litro de gasolina.....


    Agora a ficha técnica de uma moto 125cc [size=7pt](no caso a Honda CG Fan)[/size]
    Cilindrada (cm³) 124,1
    Torque máximo (kgfm/rpm) 1,02 kgf.m a 7.000 rpm
    Potência máxima (cv/rpm) 12,5 cv a 8.250 rpm
    Peso de 108,9 KG

    Dividindo o peso pela potência temos:
    Relação peso/potência: 8,712 kg/cv
    Porque uma moto 125 que é 1/8 desse motor não faz 8 vezes esses KM/litro...?
    Teríamos então uma moto 125cc que fizesse 160Km/litro.

    Peguem a relação peso potência, porque cilindrada não quer dizer muita coisa...
    Mesmo assim teríamos de ter uma moto muito mais econômica... certo...?


    Alguém consegue me explicar porque a "eficiência" das motocicletas não é igual a dos carros...?
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    40
    Posts
    15.620

    Re: Economia Moto x Carro

    Eu axo q na real é a eficiÊncia dos carros.. pq antes os carros eram beberrões pra cacete...
    lembra dos 1°s carros 1.0 fazendo 20km/l?? NUNCA!! Só de 2000 pra cá q eles tão economicáços! hehe
    Se fôssemos comparar esse tipo de dados o carro teria q andar muuuuuuuuito mais q uma moto... (mantendo essas mesmas proporções de comparação)...
    Andar de moto é pra qm gosta... pq a desculpa da economia nõa cola pra mim não!
    Se colocar no papel o gasto de óleo, pneus, freios, lâmpadas... axo q se duvidar o carro sai até mais econômico. Até pq não precisa comprar jaqueta, capacete, luvas, botas...
    Então o q conta pro povão é qto faz por litro.. por isso nós pagamos esse DPVAT absurdo! Qqr bundão compra uma moto e não mantém direito, anda como um abobado e pronto...
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Economia Moto x Carro

    Pq é extraido muito mais potencia de uma moto...
    Compare a cavalaria de um motor 1000 de carro e de um motor 1000 de moto...

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  4. #4
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Economia Moto x Carro

    4 cilindros? :0_0:
    Tem alguma coisa aí nessa relação peso/potência que eu não tô entendendo, é tão simples assim? :0_0:

  5. #5
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Re: Economia Moto x Carro

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Eu axo q na real é a eficiÊncia dos carros.. pq antes os carros eram beberrões pra cacete...
    lembra dos 1°s carros 1.0 fazendo 20km/l?? NUNCA!! Só de 2000 pra cá q eles tão economicáços! hehe
    Se fôssemos comparar esse tipo de dados o carro teria q andar muuuuuuuuito mais q uma moto... (mantendo essas mesmas proporções de comparação)...... (continua)
    Aí sim.............
    Realmente deveria andar muuuuuuuuuito mais o carro,,,,,
    ´Fiz esse tópico pq eu tava aqui sem muito o que fazer e por acaso me veio esse pensamento quando ví uma propagando do Gol....

    Eu ando de moto porque sou apaixonado por moto...

    MAs confesso que gostaria sim que uma moto 250cc fizesse seus 50km/l........ :lol: :lol: :lol:
    Porém estou muito satisfeito com seus 28~30...
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  6. #6
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Economia Moto x Carro

    Se a relação economia fosse proporcional carro moto, potencia tambem seria, moto ia gastar bem menos, e tambem andar bem menos...

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  7. #7
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    40
    Posts
    15.620

    Re: Economia Moto x Carro

    mas a idéia é q as motos de baixa cilindrada evoluam como os carros... com PGM-FI e afins... pra poder fazer acima dos 40km/l no cacete... e passar dos 50km/l normalito!
    Lembrem-se q nossas motos atuais (excessão Fazer e Lander) tem tecnologia básica dos anos 70 ou até antes... evoluções leves em carburadores não contam.... a idéia é a mesma.. um sistema mecânico q consome mais combustível do q um sistema eletrônico!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  8. #8
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Re: Economia Moto x Carro

    Citação Postado originalmente por TorteX Ver Post
    Pq é extraido muito mais potencia de uma moto...
    Compare a cavalaria de um motor 1000 de carro e de um motor 1000 de moto...
    Tudo bem então....
    Realmente se dividirmos a potência pela cilindrada, até da moto 125 é um pouco maior....


    Citação Postado originalmente por moisespatriarca Ver Post
    4 cilindros? :0_0:
    Tem alguma coisa aí nessa relação peso/potência que eu não tô entendendo, é tão simples assim? :0_0:
    o que eu fiz e não sei se está certo foi uma simples conta de divisão mesmo...
    Repito: se está certo,,, eu não sei...
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Economia Moto x Carro

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    mas a idéia é q as motos de baixa cilindrada evoluam como os carros... com PGM-FI e afins... pra poder fazer acima dos 40km/l no cacete... e passar dos 50km/l normalito!
    Lembrem-se q nossas motos atuais (excessão Fazer e Lander) tem tecnologia básica dos anos 70 ou até antes... evoluções leves em carburadores não contam.... a idéia é a mesma.. um sistema mecânico q consome mais combustível do q um sistema eletrônico!
    Pode por as duas nesse pensamento ai tah seu Viper????

    As duas motos com injeção que vc citou, naum tem injeção, mas sim uma evlução de carburador, digamos assim um carburador eletronico, apenas isso...

    Injeção mesmo, tem controle de fluxo de combustivel de acordo com temperatura, pressão atmosferica, combustivel usado, volume de aceleração e até sobre o humor do piloto...
    A Fazer e a Lander, ditas "injetadas", tem sim um chip com mapeamento com duas situações cadastradas, que seriam, COM MOTOR FRIO ou COM MOTOR QUENTE, nada mais alem disso, uma injeção mesmo, controla atraves de um microprocessador, varias nuances da moto no momento da pilotagem (diferenças acima citadas) e de acordo com cada variante, DECIDE como fazer a mistura correta para o motor...

    A injeção da Fazer e Lander naum passa de outra evolução de carburador...

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  10. #10
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re: Economia Moto x Carro

    é injeção sim

    Fazer tem carburador? nao, entao é injeçao, se é basicão ai é outra historia...

    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Belo Horizonte / MG
    Idade
    47
    Posts
    27

    Re: Economia Moto x Carro

    Citação Postado originalmente por Richard Ver Post
    Pode por as duas nesse pensamento ai tah seu Viper????

    As duas motos com injeção que vc citou, naum tem injeção, mas sim uma evlução de carburador, digamos assim um carburador eletronico, apenas isso...

    Injeção mesmo, tem controle de fluxo de combustivel de acordo com temperatura, pressão atmosferica, combustivel usado, volume de aceleração e até sobre o humor do piloto...
    A Fazer e a Lander, ditas "injetadas", tem sim um chip com mapeamento com duas situações cadastradas, que seriam, COM MOTOR FRIO ou COM MOTOR QUENTE, nada mais alem disso, uma injeção mesmo, controla atraves de um microprocessador, varias nuances da moto no momento da pilotagem (diferenças acima citadas) e de acordo com cada variante, DECIDE como fazer a mistura correta para o motor...

    A injeção da Fazer e Lander naum passa de outra evolução de carburador...
    Isso ai, essa injeção eletronica que começou a vir nas motos, são quase comparadas a aquelas primeiras injeções que sairam em 94 com os primeiros Gol GTi, era apenas um carburador eletronico.


  12. #12
    Motociclista Avatar de Marvila
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Salvador-BA
    Idade
    57
    Posts
    763

    Re: Economia Moto x Carro

    Eu desconheço automóvel 1.0 que faça 20 km/litro...deve existir...e olha que eu sou do tipo que tenho todo controle do veículo sob meus cuidados. Isto sem contar a forma de dirigir/pilotar. Prova disto é consumo da CG150 Titan, com média de 42 km/l (tenho a planilha de controle de abastecimento).

    Com a geração flexfuel aí é que o consumo despencou. Os carros que relaciono abaixo são, praticamente 0km e alguns flexfuel:

    VW Gol 1.0 2007 (c/ar, DH, VE) = 11 km/litro
    Ford Fiesta Street 1.0 2006 (c/ar e VE) = 11 km/litro (não é flex)
    Ford Ecoesport 1.6 2006 (c/ar, DH, VE) = 8 km/litro
    Ford Ka 1.0 2004 (standard) = 12,5 km/litro
    GM Corsa Classic 1.0 2006 (c/ar e VE) = 12 km/litro
    Fiat Mille 1.0 2001 (standard) = 13 km/litro (não é flex)
    Fiat Palio 1.0 1999 (c/ar e VE) = 11 km/litro (não é flex)

    *médias mistas de cidade e estrada com uso de aproximadamente 70% na cidade.

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Brasilia - DF
    Idade
    36
    Posts
    738

    Re: Economia Moto x Carro

    Pow creio eu que a moto não seja assim tão econimica tbm pela sua faixa de rotação!!!
    pois um carro chega ai aos seus 7000 ou 8000 RPM...
    já a moto vai até mais de 12000RPM...

    intão deve consumir um pouco mais!!!

    quando comprei minha moto foi pensando em economia sim!!!
    pois meu carro faz 6km/l de combustivel já minha moto faz seus 33 a 35km/l ou seja pra mim a economia foi enorme!!!!

    mas hj em dia virei um apaixonado!!!
    quase não ando mais no carro apenas quando necessario!!!

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Belo Horizonte / MG
    Idade
    47
    Posts
    27

    Re: Economia Moto x Carro

    Citação Postado originalmente por Marvila Ver Post
    Eu desconheço automóvel 1.0 que faça 20 km/litro...deve existir...e olha que eu sou do tipo que tenho todo controle do veículo sob meus cuidados. Isto sem contar a forma de dirigir/pilotar. Prova disto é consumo da CG150 Titan, com média de 42 km/l (tenho a planilha de controle de abastecimento).

    Com a geração flexfuel aí é que o consumo despencou. Os carros que relaciono abaixo são, praticamente 0km e alguns flexfuel:

    VW Gol 1.0 2007 (c/ar, DH, VE) = 11 km/litro
    Ford Fiesta Street 1.0 2006 (c/ar e VE) = 11 km/litro (não é flex)
    Ford Ecoesport 1.6 2006 (c/ar, DH, VE) = 8 km/litro
    Ford Ka 1.0 2004 (standard) = 12,5 km/litro
    GM Corsa Classic 1.0 2006 (c/ar e VE) = 12 km/litro
    Fiat Mille 1.0 2001 (standard) = 13 km/litro (não é flex)
    Fiat Palio 1.0 1999 (c/ar e VE) = 11 km/litro (não é flex)

    *médias mistas de cidade e estrada com uso de aproximadamente 70% na cidade.
    De fato a estimativa de consumo é muito tendenciosa, pois a montadoras fazem os testes e divulgam valores muito chamativos, hj em dia quase todo mundo quer é economia, logo um carro que faz 20km/l é muito chamativo.

    Problema que o consumo pode variar muito para cada região, se comparar o mesmo carro no DF e em BH, o consumo aqui em BH é muito maior, aqui só tem morro... :s


  15. #15
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Economia Moto x Carro

    Citação Postado originalmente por TorteX Ver Post
    Pq é extraido muito mais potencia de uma moto...
    Compare a cavalaria de um motor 1000 de carro e de um motor 1000 de moto...
    Acho que é por aí mesmo ... motor de moto tem em média 100cv/litro. Além disso os carros possuem diversos auxílios eletrônicos no motor, que estão a anos luz das motos em geral ... A inércia também deve ajudar um pouco... Me parece que da mesma forma que as motos ganham velocidade com mais facilidade, elas também perdem. Já fiz uns "experimentos" com o carro e a moto, acelerando até 80 e botando em ponto morto até parar... o carro anda muito mais do que a moto. A diferença é nítida, mesmo com 4 pneus, e mais arrasto aerodinâmico (será que tem mais mesmo ?).
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •