Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 31
  1. #1
    Member
    Data de Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Itaipuaçu maricá RJ
    Idade
    39
    Posts
    60

    Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Olá amigos:
    :OK:
    Tenho uma Yes 125, sou iniciante em moto e gostaria de saber como fazer uma curva na chuva a mais de 80KM/h com segurança...
    Sei que pode ser estranho e tal mas é que não posso andar muito devagar por onde passo e na chuva eu já quase fui a 100km/h... a curva era aberta, tranquila de se fazer mas quando passei pelo bolsão de água ... NASCI NOVAMENTE.

    Gostaria de Dicas de Como Pilotar na Chuva com segurança e se possível a pelo menos 80Km/h...

    (:: desabafos »

    1 - SEI QUE DEVAGAR SE VAI AO LONGE mas necessidade as vezes é FoGo! :G
    2- KARAKS HJ VI UM CAMARADA A MAIS DE 60Km/h no corredor...
    SE ASOPRAR ELE JÁ ERA!!! :0_0:
    3- DETESTO OS ÔNIBUS ... ELES FINGEM QUE NÃO EXISTIMOS :NOOK:
    4- MINHA MOTO TAH ENGASGANDO AS VEZES DE 5ª A 100KM/H 120KM/H 130KM/H :-/
    5- EU QUERO A CARENAGEM DA INDONÉSIA :d

    « desabafos :

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio das Ostras - RJ
    Posts
    456

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    minervino...só existe curva segura se desenrolar o cabo.
    Por melhor que seje a tecnica, ela só melhora as suas chances de sair inteiro.
    fazer curva é pura fisica...enquanto vc viver neste mundo em 3 dimensões, vai ter que respeitar!
    Se quem rouba, não tivesse pra quem vender...ele não roubaria e você não seria ROUBADO!!!

    Sandro
    GG97bm
    STX200

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Vixi... O cara eh doidim, doidim :drool: :drool: :drool: :drool:

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  4. #4
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Curva na chuva?
    Oleo no meio dela? O chão é o limite...experiencia e cicatriz propria! heaauuhea

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  5. #5
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    37
    Posts
    566

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Uma boa dica na curva: nunca use o freio e reduza a velocidade dentro da curva. É queda na certa.

    E, se possível, tente ficar a mais próximo possível do canto da pista, quando for fazer curvas em alta velocidade à direita.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Tales Teixeira
    Data de Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Niterói / RJ
    Posts
    907

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Bem.. tentando ajudar.

    Tbm sou relativamente novo com moto. Curva a 80km/h evito fazer nessa velocidade. Sempre reduzo pra menos que isso. Ainda mais em dia chuvoso.

    A grande variante nas curvas(me corrijam se eu tiver errado) é a força tangente, ou seja, a força que tende a lhe "empurrar" para fora da curva.

    Então, o que sempre faço é fazer a curva, se possível, onde o raio é menor para diminuir a força tangente.

    Mas não tem muito o que dizer sobre isso. No manual da Yes diz pra evitar reduzir marchas nas curvas e freiar bruscamente com o freio traseiro.

    Enfim.... Todo mundo deve falar a mesma coisa....

    "Andar devagar" :lol: :OK:



  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Minevirno, nos esclaresça pq não pode reduzir nas curvas, afinal, até pilotos de moto velocidade reduzem, ainda mais sob chuva, não estou entendendo pq não pode reduzir. Por favor, nos explique que assim poderemos ajuda-lo melhor, ok.



    Não sei se é indicado pra chuva, mas uma técnica muito interessante pra curvas que é a do contra-esterçamento. Sei que há um tópico aqui no PN sobre essa técnica que merece uma lida. Eu ja apliquei o contra esterçamento, no seco, e é muito eficiente, não sei como seria na chuva né.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    65
    Posts
    1.159

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Amigos,

    já andei muito em estrada por este Brasil na chuva, como a volta de Campos-RJ a Barra Velha-SC.

    Cautela pouca é bobagem, ainda mais atravessando a ponte Rio Niteroi debaixo de chuva com os cornos buzinando para que eu desse passagem.

    O stress é uma coisa de depois de 3 ou quatro horas parece que se está pilotando a dias...

    Segurança só com cuidado redobrado, pois a visibilidade diminui não só para nós (viseira embaça com facilidade), como para os veículos a nossa volta.

    O único modo realmente seguro de se enrolar o cabo na chuva, em curvas alucinantes, é sonhando no travesseiro durante a noite.

    Dois traumas que tenho...

    - Passando o Trevo de Carazinho, rumo a Passo Fundo em 1985, vi na pista uma poça de água, e segui lotado, e a poça estava apenas cobrindo uma cratera no trevo, resultado, troca do aro traseiro, mas por estar em uma reta, sem tombo.

    - Indo para o trabalho na Castelo Branco, para pegar a Sertório de manhã cedo e garoa caindo.
    Como se diz no minuto de bobeira, pista com diesel que chega a formar um colorido no asfalto, uma "beliscadinha" no freio e a roda traseira quis se transformar na dianteira.

    Resultado chão com ombro e paletas rochas, moto guidom, farol pista e pedal de apoio torto.

    Modo completamente seguro não existe, afinal na hora "H", até a camisinha pode furar...






    Abraços,

    Ovelha

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Laguna/SC
    Idade
    36
    Posts
    203

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    realmente curva acima dos 80Km eh perigoso soh conhecendo muito os limites da moto pra fazer isso...
    hj eu fui pra uma cidade vizinha aki na BR caindo akela garoa bem de leve soh pra molhar estrada deixando bem escorregadia au entrar no trevo a 40~50 km\h a moto queria ir pro xaum o negocio eh conhecer bem a moto e ir no estinto saber o limite de cada coisa... e c possivel n arriscar a sua vida e a dos outros..
    vlw irmaum e toma cuidado xuva + asfalto + moto = atenção redobrada

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Põe a ponta do pé bem firme no canto da pedaleira do lado que é a curva, tira metade da bunda do banco e o pé que vc colocou bem na posta da pedaleira, puxa o joelho para como tivesse querendo toca-lo no chão, incline o corpo para o lado de dentro da curva e se a curva for para o lado esquerdo, vire o guidão para o lado direito... Se tiver uma saboneteira na calça, fica melhor ainda...

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  11. #11
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Citação Postado originalmente por Minervino Ver Post
    sou iniciante em moto e gostaria de saber como fazer uma curva na chuva a mais de 80KM/h com segurança...
    Na verdade, quando você deixar de ser iniciante em moto, perceberá que não existe curva na chuva com velocidade e segurança, ainda mais em uma 125cc. Só depois de se ralar bastante ou perder alguém que se aprende... não adianta ficarmos aqui falando.

    Não adianta ter raiva dos ônibus. Raiva não leva a nada. Se você sabe que eles acham que você não existe, comporte-se como tal, mantenha distância e não se jogue em cima deles, pois eles são grandes, pesados e pouco ágeis. Pode ser que o motorista do onibus realmente não esteja te vendo.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  12. #12
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São José do Rio Preto
    Idade
    36
    Posts
    434

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Curva até em asfalto seco ja é perigoso devido a as vezes ter akela terrinha ou aquelas pedrinhas... tem que ir deboa nas curvas cara.

  13. #13
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Aracaju-Se
    Posts
    2.723

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    curva em alta velocidade, tô fora!
    só faço isso em pista limpa sem chuva, tendo carro vc nunca sabe quando ele vai frear e vc encher o fundo dele
    bem, no caso da chuva, ja corri (no começo) e me arrependo, escapei de vááários acidentes por ter muuuita cautela em dias chuvosos, incluindo travar as duas rodas e sair ileso, amigão, conselho, se quer ficar inteiro e entrar pro ranking dos idosos que traçam novinhas de 18+ anos, pare de correr tanto.

    no mais o contra-esterço é uma maravilha.

    abraço


    WOHOO - MT-03 2017

    R.I.P - YBR 125 2007/2007.0


    Se você faz distinção entre Motoqueiro e Motociclista, o problema é seu.

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Posts
    116

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Bom, todos ja falaram da prudência e sensatez na pilotagem.
    Mas se mesmo assim vc não quiser levar isso em conta, siga algumas dicas que podem ajudar na estabilidade da moto:

    - Apoiar o seu peso na pedaleira e não no banco.
    - Inclinar seu corpo mais do que a moto(não precisa ralar pedaleira nem joelho, mas é física e foi ensinado no curso do condumoto que participei).
    - numa situação de emergência (caso vc for sair mesmo da curva pela tangente) vale o contra-esterço. Demais casos, apenas emergencias para desviar de obstáculos em RETAS.
    - Treinar, conhecer muito bem a moto e seus limites e pensar nas possíveis situações.
    - Destaquei o último pq achei interessante uma discussão que dizia q só o fato de vc imaginar uma situação já ajuda a ter reações mais rápidas e eficazes para a hora H.

    É isso !
    Muito cuidado e sorte a todos !
    Lir0W
    Suzuki EN125 Yes - "Tonka"
    Sundown Web 100 - "Tonkinha" [ex]
    São Paulo/SP - interlagos

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários

    Citação Postado originalmente por lirowjp Ver Post
    Bom, todos ja falaram da prudência e sensatez na pilotagem.
    Mas se mesmo assim vc não quiser levar isso em conta, siga algumas dicas que podem ajudar na estabilidade da moto:

    - Apoiar o seu peso na pedaleira e não no banco.
    - Inclinar seu corpo mais do que a moto(não precisa ralar pedaleira nem joelho, mas é física e foi ensinado no curso do condumoto que participei).
    - numa situação de emergência (caso vc for sair mesmo da curva pela tangente) vale o contra-esterço. Demais casos, apenas emergencias para desviar de obstáculos em RETAS.
    - Treinar, conhecer muito bem a moto e seus limites e pensar nas possíveis situações.
    - Destaquei o último pq achei interessante uma discussão que dizia q só o fato de vc imaginar uma situação já ajuda a ter reações mais rápidas e eficazes para a hora H.

    É isso !
    Muito cuidado e sorte a todos !
    Esqueceu de se no caso vc encontrar um obstaculo no meio do traçado, vc deve prestar atenção no ponto exato do traçado que vc deve fazer para DESVIAR do obstaculo e não ficar olhando fixadamente para ele, pois o cerebro entende que o seu ponto de foco eh o ponto que ele deve seguir e se vc tiver olhando prum buraco por exemplo, vc vai entrar nele com os dois pés na jaca...

    Deve-se usar a visão focal para olhar o traçado que vc irá fazer fixadamente e usar a visão periferica para prestar atenção, MAS SEM TOTAL FOCO, em buracos, oleo ou outros tipos de obstaculos...

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •