Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Itajubá, MG
    Idade
    43
    Posts
    46

    Dúvida em relação à bateria da CG

    Quando eu adquiri minha moto, ela estava zerada de bateria, mas como o modelo é o da CG "bolinha" e ela funciona mesmo com a bateria totalmente descarregada, eu enrolei uns dias pra trocar a bateria que estava por uma nova.

    Bem, realizada a troca eu fui andando (já se passou mais de um mês). Na semana passada fiz uma pequena viagem com a moto, cerca de 110 km, e na volta à cidade eu percebi que a luz do neutro estava fraquinha e quando dou seta ou aperto a buzina, nada acontece, além da luz do neutro sumir enquanto o botão de seta ou buzina eu mantiver pressionado.

    Minha conclusão de momento foi que a bateria está com carga baixa, que não tenho como medir pois não disponho de multímetro em casa (sei que com esse aparelho eu até poderia perceber se a moto está carregando bateria, inclusive).

    Antes de eu levar num eletricista de motos ou de reclamar a bateria, queria saber dos amigos se é possível que alguma outra parte do sistema elétrico possa ter algum problema, como uma falha de carregamento no sistema de carga ou qualquer outra coisa.

    Não acredito muito que seja a bateria, eu que tenho carro quase aposto numa falha no sistema de carga ou fuga de corrente. Como eu sou novato com motos, se eu fizer algum conserto neste sistema costuma ficar caro? Se for como no carro, para revisar o gerador (ou alternador, sei lá o que a moto usa) os eletricistas cobram muito caro?
    Carros gastam muito, carros ocupam muito lugar, carros são caros... prefira motos, carros só pra final de semana.

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    42
    Posts
    937

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Com a moto desligada ela acende o neutro? depois q liga o motor a luz do neutro fica mais forte? se sim é um sinal de que está carregando a bateria, porém não dá pra saber se é suficiente. Só com um multímetro. Supondo-se que a bateria esteja em boas condições a moto tem que fornecer 14,5 V à 5000 RPM, senão não carregará a bateria decentemente. Carga demais geralmente é o que estraga bateria, ainda mais nas 125 antigas. Mais de 15V de carga fará com que a bateria superaqueça e evapore todo o ácido. Dê uma conferida no nível da solução da bateria, se necessário complete com água destilada.
    Teria que ver como está o sistema elétrico da sua moto. Originalmente ela possui uma resistência(chamada popularmente de bananinha) e um retificador que transforma a corrente alternada do motor em contínua. Essa resistência costuma oxidar com o tempo, provocando queda na resistência e consequente estrago da na bateria e sistema elétrico.
    Pode ser tbém que tenha sido adaptado regulador/retificador na sua moto. caso tenha sido feito isso teria que ser conferido se foi feito corretamente, e se foi bem aterrado na moto.
    Nos dois casos o melhor é conferir o quanto de carga a moto produz.
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    42
    Posts
    937

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    lembrando ainda que já ví casos de cg 82 abaixo que foi adaptado sistema CDI 12 V e deixaram o Resistor e retificador original 6V. Aí tbém dá problema. Se for seu caso experimente trocar por 12 V.
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Itajubá, MG
    Idade
    43
    Posts
    46

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Leitura que eu fiz com um multímetro que consegui, amigo, indicou que a bateria está com cerca de 5,2V e, com a moto acelerando, não acontece nenhuma elevação de carga, ela permanece nos mesmos 5,2V.

    Essa carga só abaixa, temporariamente, quando eu uso a buzina ou seta ou outra parte destas.

    Dá pra ver que a bateria não está sendo carregada, agora que peguei um multímetro, mas e as causas possíveis, quais são?
    Carros gastam muito, carros ocupam muito lugar, carros são caros... prefira motos, carros só pra final de semana.

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    pode ser o retificador ou a bobina de carga, ou um fio quebrado, ou também o resistor que o Guilherme mencionou
    tente levar a bateria em algum lugar para dar uma carga, e faça o teste que o guilherme mencionou
    se não carregar teste antes do retificador, se não tiver energia é bem provável que seja a bobina, ou um fio quebrado
    lembrando que a luz de freio sempre acesa (problema no interruptpr) também mata a bateria

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Itajubá, MG
    Idade
    43
    Posts
    46

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Levei num mecânico que está olhando, eu tenho alguma confiança nele. Antes disso um outro disse qualquer coisa que não me lembro sobre a bobina.

    Vamos ver amanhã o diagnóstico. De qualquer forma ou manterei os amigos informados para o caso de eu resolver isso, deixar a informação para consulta posterior de quem tiver o mesmo problema.
    Carros gastam muito, carros ocupam muito lugar, carros são caros... prefira motos, carros só pra final de semana.

  7. #7
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    E aí.........???

    Resolveu o problema..........?
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Aproveita e coloca uma bateria maior, na minha bolinha coloquei a maior que cabia lá, acho que da XL, num me lembro bem...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Itajubá, MG
    Idade
    43
    Posts
    46

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Sim, sim, eram três pontos com mau contato na fiação, além de pontos com oxidação causada pelo tempo (moto de 81), segundo o eletricista/mecânico... ele quis me empurrar uma bateria nova, porque disse que a antiga não segurava muita carga. Como achei prematuro fazer isso antes de testar de novo no multímetro por minha conta, não peguei a bateria.

    Em breve posto as novas medições.
    Carros gastam muito, carros ocupam muito lugar, carros são caros... prefira motos, carros só pra final de semana.

  10. #10
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    coloca uma bateria selada de biz que vc num vai se incomodar por um bom tempo

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Itajubá, MG
    Idade
    43
    Posts
    46

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Daí é que tá o problema, hehe, voltou de novo a dar pau! Agora quando eu vou medir, a bateria está com 5,7V mais ou menos.

    Mas parece que alguma carga está dando na danada, só que ela não mantém, parece. O estranho é que a luz do neutro apaga quando eu acendo os faróis (na CG antiga, quem não sabe, o farol pode ser totalmente desligado), senão a luzinha até que fica acesa e a buzina bem fraca (com farol aceso a buzina some). Penso que sendo alimentação independente, era para a luz do farol não "chupar" nenhuma eletricidade da bateria, ou estou errado?

    Um outro mecânico que eu consultei me falou de bobinas de carga que, nessas adaptações de CDI (a minha está com CDI), pode ser que não sei o que... e que a solução era tentar colocar uma bobina 12V (me parece que costumam deixar pra trás a bobina antiga de 6V) ou então mandar enrolar uma bobina "personalizada" pra moto (questão de espaço no alojamento da bobina de carga). Será que é verdade?
    Carros gastam muito, carros ocupam muito lugar, carros são caros... prefira motos, carros só pra final de semana.

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Itajubá, MG
    Idade
    43
    Posts
    46

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Pra eu atacar o problema, qual vocês votam que seja a causa mais provável do meu enrosco: bateria que não segura carga (mecânico um) ou bobina de carga (mecânico 2)?

    Carros gastam muito, carros ocupam muito lugar, carros são caros... prefira motos, carros só pra final de semana.

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Itajubá, MG
    Idade
    43
    Posts
    46

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Acho que agora pode ser que tenha resolvido. Levei no mecânico, que é um mecânico velho e que dizem ser muito bom, especialmente com antiguinhas. O mecânico fez um monte de testes pra ver se carrega, usando multímetro, fez várias ligações diferentes com os terminais do aparelho.

    O que ele determinou foi que a moto carrega bem quando o farol está apagado, e um tanto pior com o farol aceso. Ele determinou ainda que a bateria pegou carga muito rapidamente, sinal de que está boa (contrariando o primeiro mexânico, que queria que eu trocasse a bateria de tudo quanto é jeito). Ele mexeu aqui e acolá e descobriu ainda que a lâmpada do farol da moto era 6V, sendo que todo o sistema está com 12V (isso roubava corrente, parece). Trocou a lâmpada e mexeu aqui e acolá e disse que eu use a moto com o farol aceso e perceba se a bateria descarrega de novo, quando então ele vai usar a solução mais drástica que é enrolar uma nova bobina de carga para a moto.

    No meio do caminho corriji, pela troca, dois vazamentos de óleo no motor, um no retentor do magneto e outro no bujão lateral de escoamento de óleo (o da peneirinha), além disso eu coloquei um pinhão de 17 dentes para deixar a relação mais próxima do original (a coroa atual é 43 dentes, sendo que a original é 38).

    Ele ainda matou uma dúvida minha: eu havia lido num manual que a relação da CG 83 é 43/14 e pensei que a minha, agora 43/15 e mais curta que a original 38/15, não fosse muito longe do que deveria ser... lêdo engano! Ele disse que a CG 83 tem relações de marcha, de primário, sei lá, diferentes e que a minha relação estava tão curta que é como se eu estivesse quase sempre de terceira.

    Depois que ele botou o pinhão 17 dentes a moto ficou com a relação próxima dos 2,533 originais e eu percebi uma nítida melhora na velocidade, sem prejudicar o deslanche. Percebi que agora minha buzina e luz do neutro estão fortes, mesmo com o farol ligado, vou continuar observando pra ver se não descarrega rápido. Tinha também que o interruptor da luz de freio estava quebrado e sumido e a lâmpada, consequentemente, andava sempre acesa.

    O homem é bom, só deixou a moto sem seta, mas amanhã eu vou lá e peço pra ele voltar com a seta funcionando, nada de mais.
    Carros gastam muito, carros ocupam muito lugar, carros são caros... prefira motos, carros só pra final de semana.

  14. #14
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    interruptor da luz de freio estava quebrado e sumido e a lâmpada, consequentemente, andava sempre acesa.
    isso ajuda e muito a matar a batera, provavelmente esse era o principal problema

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    1.033

    Re: Dúvida em relação à bateria da CG

    Que estranho, tinha lâmpada 6v na sua moto, sendo que a bateria está 12v, e como ficou a bobina ? continuou 6v ?

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •