Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 33
  1. #1
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    71
    Posts
    738

    Conservação de Pneus (nova versão na pagina 2)

    Amigos,

    Segue matéria sobre uso correto e conservação de pneus.

    Abraços

    tasmotos


    Conservação de Pneus:

    É possível conseguir um aumento significativo da vida útil dos pneus de uma moto se alguns cuidados básicos forem adotados pelo motociclista.

    A boa utilização dos pneus é fundamental para a segurança da motocicleta. Por isso, é preciso ter uma atenção redobrada no trato com o equipamento.

    Um dos erros mais comuns é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da moto. Nas motocicletas em geral, quase não há margem para modificações nos pneus.

    Veja algumas dicas básicas:

    - Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);

    - Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (friso de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;

    - As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;

    - Os pneus não especificados para o modelo da moto não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da moto e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;

    - Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.

    - Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.

    - Jamais utilize pneus recauchutados

    - A moto sempre deve estar com o "quadro" alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.

    - Nunca submeter o pneu a sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. Portanto, é importante sempre manter as pressões e carga recomendada conforme gravações que constam no flanco de cada pneu.

  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    43
    Posts
    15.620

    Re: Conservação de Pneus

    baita dica aí Tasmotos...
    eu sempre calibro meus pneus no findi ou 2ª feira. é raro eu deixar ra calibrar a cada 15 dias. mas faço isso de uns 2 anos pra cá... antes eu nem calibrava direito não! hehehe ficava quase 1 mês (as vezes mais) sem calibrar...
    imagino q meus pneus originais poderiam ter durado bem mais se eu tivesse cuidado bem deles. mas serve de experiência.
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    Americana/SP
    Posts
    535

    Re: Conservação de Pneus

    tasmotos e a questão do "pretinho"
    passar ele no pneu pode causar algum problema
    eu passo um da marca monza e nunca deu problema
    e vlw pelas dicas :OK:

  4. #4
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    71
    Posts
    738

    Re: Conservação de Pneus

    Citação Postado originalmente por jaba Ver Post
    tasmotos e a questão do "pretinho"
    passar ele no pneu pode causar algum problema
    eu passo um da marca monza e nunca deu problema
    e vlw pelas dicas :OK:
    jaba

    Boa pergunta...

    Os pretinhos normais não tem problema, voce pode usar esses vendidos em supermercado ou comprar aqueles pretos vendidos em loja de material de limpeza, o importante é utiliza-los com moderação.
    Eu faço uma mistura dos dois e mais agua, aplico com um pincel com as cerdas cortadas (cerca de 1 cm), aplico só nas laterais do pneu, e depois de seco, passo um pano umido removendo o exesso (detesto aquele brilho excessivo).
    O importante é não passar na banda de rodagem.
    E nunca, nunca mesmo utilizar vaselina, ou silicone, que alem de grudar pó e ficar sujo logo, caso ela escorra para a banda de rodagem, voce pode levar um belo de um chão.

    Abraços

    tasmotos

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    43
    Posts
    9.783

    Re: Conservação de Pneus

    Ótimas dicas tasmotos, na minha apesar de usar somente em finais de semana a primeira coisa que faço é calibrar os pneus, sempre numa pressão certa para o modelo.

    Pneus recauchutados nunca usei, e nunca quero usar. Quando restaurei minha moto fiz questão de comprar Pirelli e aros originais Honda, só o pneu da frente comprei de uma marca não tão conhecida, e me arrependi.

    Vejo que muita gente usa o pneu muito cheio, algo do tipo 40psi por aí, pra moto ficar mais "leve", cagada isso...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  6. #6
    Motociclista Avatar de Elfo®
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Itaquera, ZL, Sao Paulo
    Idade
    40
    Posts
    1.627

    Re: Conservação de Pneus

    As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;
    e roda de raiada, qual o procedimento ?

    __________________________________________________ ________

    Se correr é liberdade, prefiro ficar preso e curtir a paisagem
    __________________________________________________ ________
    Se injeção fosse a perfeição, meu sonho nao seria um MAVERIC

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    1.033

    Re: Conservação de Pneus

    Eu não aconselho ninguém a usar pretinho.

  8. #8
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    71
    Posts
    738

    Re: Conservação de Pneus

    Citação Postado originalmente por Elfo® Ver Post
    e roda de raiada, qual o procedimento ?
    Elfo®

    Beleza cara,

    As rodas raiadas tambem podem ser balanceadas, normalmente.
    Voce mesmo pode periodicamente verificar se todos os raios estão firmes e não se nenhum esta solto, torto ou quebrado..
    É muito comum quando lavo motos de rodas raiadas, descobrir raios soltos ou quebrados.
    Os mecanicos antigos e os bons mecanicos, tem o habito de "revisar" a montagem da raiação quando efetuam trabalho nas rodas (troca de pneu, troca de lona, etc).
    Periodicamente peça para seu mecanico colocar sua roda no "alinhador" e dar uma examinada.

    Abraços

    tasmotos

  9. #9
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    71
    Posts
    738

    Re: Conservação de Pneus

    Citação Postado originalmente por Santo Cristo - Poa Ver Post
    Eu não aconselho ninguém a usar pretinho.
    Santo Cristo - Poa

    Sempre fui partidario de seu pensamento, mas quando começei a lavar moto profissionalmente, percebi que tinha tem que atender os anseios dos clientes, então busquei uma forma alternativa de fazer isso com segurança.
    Se voce ler o que escrevi vai ver que usei o termo "Moderação", e fiz varias orientações tecnicas de como fazer com segurança.

    Abraços

    tasmotos

  10. #10
    Motociclista Avatar de Elfo®
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Itaquera, ZL, Sao Paulo
    Idade
    40
    Posts
    1.627

    Re: Conservação de Pneus

    Tasmotos blzinha

    Esse alinhamento da roda, seria semelhante ao de bicicleta ?

    nas demais rodas, o processo é semelhante as rodas de carro né ?

    __________________________________________________ ________

    Se correr é liberdade, prefiro ficar preso e curtir a paisagem
    __________________________________________________ ________
    Se injeção fosse a perfeição, meu sonho nao seria um MAVERIC

  11. #11
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    71
    Posts
    738

    Re: Conservação de Pneus

    Citação Postado originalmente por Elfo® Ver Post
    Tasmotos blzinha

    Esse alinhamento da roda, seria semelhante ao de bicicleta ?

    nas demais rodas, o processo é semelhante as rodas de carro né ?
    Elfo®

    Beleza cara...

    Exatamente, o pessoal verifica se os raios estão "apertados" e verifica se a roda esta "centralizada" , como nas bicilcetas, e o demais é como carro, faz-se o balanceamento, é ele que vai evitar que a vibre...

    Abraços

    tasmotos

  12. #12
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    43
    Posts
    5.649

    Re: Conservação de Pneus

    Sempre usei pretinho nos pneus de todas motos que tive,,, e nunca tive problemas....

    Nunca caí por causa disso e nunca os pneus se desgastaram por isso.....

    O pneu traseiro da minha Fazer está com 20436 Km rodados e ainda roda uns 2 mil....

    Claro que não sou exagerado na aplicação do pretinho... :P
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  13. #13
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    43
    Posts
    9.783

    Re: Conservação de Pneus

    O pretinho é só passar com moderação como disse nosso amigo tasmotos e evitar passar na banda de rodagem.

    Evitar também usar produtos muito fortes, solventes esse tipo de coisa. Evitar também usar muita groselha porq enche de abelha... :lol:
    Parem o mundo que eu quero descer...

  14. #14
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    38
    Posts
    3.096

    Re: Conservação de Pneus

    pra deixar os pneus bem preto e brilhosos

    eu coloco jimo silicone gel

    deixa os pneus novos

    e não estraga nada
    [img width=520 height=66]http://www1.bestgraph.com/gifs/transport/motos/motos-13.gif[/img]


    Dúvido moto igual a minha

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=18578.0

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    38
    Posts
    3.328

    Re: Conservação de Pneus

    Eu sempre uso, sempre usei e sempre vou usar o pretinho...
    Eu mesmo faço, pego um negocio de 900ml de xarope de groselha ou framboesa, e coloco num pvc de 2 litros, completo com alcool 95GL comprado em mercado, pois o de posto tem gasol creio que resseca muuuuuuuuuito mais a borracha......

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •