Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 59

Hybrid View

Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2008

CVT praticidade ou falta de emoção?

O que é o câmbio CVT?

O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.

A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.

O que diferencia um câmbio automático do manual?

Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe a embreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente. Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.

Qual a diferença entre o câmbios automáticos de engrenagens e o CVT?

Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.

Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

Veja na figura abaixo, como funciona o câmbio CVT; imagine a polia motriz como se fosse o pinhão e a polia conduzida fosse a coroa da moto.

Video mostrando o funcionamento:
    http://www.obvio.ind.br/ZF%20CVT%20-...it%20works.wmv

Fonte:http://marios.blogs.sapo.pt/8884.html
    _________

Alguns dizem que é mais prático "acelerar e ir embora", outros preferem o metodo tradicional, pedal + embreagem, o fato é que o numero de motos de baixa cilindrada com CVT vem aumentando, principalmente com a invasão chinesa e predominando em Scooters, a FYM produz uma CUB com CVT, assim como a Yamaha Neo.

Alguém aqui já experimentou? Quais foram as impressões?
    [img width=417 height=130]http://img201.imageshack.us/img201/4346/sixteen125zb8.jpg[/img]

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008

Re: CVT praticidade ou falta de emoção?

Prático e econômico, principalmente pra quem está começando.
    E quando eu quiser emoção, subo numa montanha russa!!! :lol:

Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005

eu não curto câmbio automático... na real por mais q seja prático, curto fazer as marchas, definir meu tipo de pilotagem.
    mas q é um conforto... bah, isso é! axo q carro automático é mais interessante do q moto automática.
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Dec 2007

cambio automatico eh sem graça

só acelera !!!!!

:lol: :lol:
    [img width=520 height=66]http://www1.bestgraph.com/gifs/transport/motos/motos-13.gif[/img]

Dúvido moto igual a minha

http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=18578.0

Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008

Falta de emoção...

Sem contar que eu não gosto do cambio automatico pq vc não consegue esgoelar marcha se vc quiser (ou precisar)... Numa stuação de emergencia que vc tem que reduzir uma marcha pra jogar o giro lá em cima pra sair de uma situação de perigo, com um CVT já era, vai virar pastel, pq na hora que vc acelerar o cambio vai mudar automaticamente...

Não gosto e para mim não é NADA seguro... :NOOK:

2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005

Meu irmão tem uma NEO e meu pai tem um Honda Fit CVT (por sinal to usando o carro faz um mes huahauhauhaa)... o cambio CVT eh sensacional... deixa o carro/moto extremamente econômico por trabalhar sempre na melhor faixa de giro... tem arrancada mt forte, mais forte q cambio manual... Discordando do Richard não sinto nenhuma falta de segurança, claro q naum tem a retomada de um manual, mas com certeza esta longe de ser inseguro... Só tenho elogios pra esse tipo de transmissão... mas obviamente se vc ker emoção naum tem nada melhor q o bom e velho cambio manual... vc imagina a minha RDzinha com cambio CVT ??? Naum ia ficar legal ] ] ] ]

Abraços
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008

Richard, as Burgmans 400 e 650 são CVT, tá bom pra você? :OK:

Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007

CVT é mais gastão tb, mas naum sei como é nunca experimentei.......
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005

Citação Postado originalmente por Richard Ver Post
    Falta de emoção...

Sem contar que eu não gosto do cambio automatico pq vc não consegue esgoelar marcha se vc quiser (ou precisar)... Numa stuação de emergencia que vc tem que reduzir uma marcha pra jogar o giro lá em cima pra sair de uma situação de perigo, com um CVT já era, vai virar pastel, pq na hora que vc acelerar o cambio vai mudar automaticamente...

Não gosto e para mim não é NADA seguro... :NOOK:
    O novo Stilo Dualogic não tem esse perigo.. ele reduz até 2 marchas duma vez só pra jogar o giro lá em cima.
    E ainda tem a opção de câmbio esportivo... q ele estica as marchas naturalmente.
    Loucura esse câmbio!

Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2008

a Burgman 650 é muito linda.
    [img width=417 height=130]http://img201.imageshack.us/img201/4346/sixteen125zb8.jpg[/img]

Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2008

Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    O novo Stilo Dualogic não tem esse perigo.. ele reduz até 2 marchas duma vez só pra jogar o giro lá em cima.
    E ainda tem a opção de câmbio esportivo... q ele estica as marchas naturalmente.
    Loucura esse câmbio!
    o novo Honda Fit tem algo do tipo, depois dou uma lida melhor no teste pra saber.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005

Citação Postado originalmente por Rafa Davidson Ver Post
    o novo Honda Fit tem algo do tipo, depois dou uma lida melhor no teste pra saber.
    O Fit tem o câmbio automatico sequencial... eu fiz oteste drive nele... bonzão.. mas sinceridade... o Stilo é mais carro! hehe
    Fora q no Stilo tu tem a opção de usar manual, automático e dxar no automático e fazer asmarchas só qdo tu kiser! hehehe

Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005

Citação Postado originalmente por superkyo Ver Post
    CVT é mais gastão tb,
    Negativo, se vc souber andar cambio CVT é mais econômico que manual.

O Novo Honda Fit não tem mais cambio CVT.. agora eh automático "normal" de 5 marchar que vem do new civic...

Abraços
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2008

Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    O Fit tem o câmbio automatico sequencial... eu fiz oteste drive nele... bonzão.. mas sinceridade... o Stilo é mais carro! hehe
    Fora q no Stilo tu tem a opção de usar manual, automático e dxar no automático e fazer asmarchas só qdo tu kiser! hehehe
    de qualquer forma prefiro o Audi A5 uahuahua

Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005

Citação Postado originalmente por FabricioFabuloso Ver Post
    Negativo, se vc souber andar cambio CVT é mais econômico que manual.

O Novo Honda Fit não tem mais cambio CVT.. agora eh automático "normal" de 5 marchar que vem do new civic...

Abraços
    Tu diz o New Fit? 09?
    eu fiz test-drive no Fit 08 e curti, não sei exatamente qual câmbio ele tem.. o vendedor anunciou como 'câmbio automatico sequencial'.

Permissões de Postagem