Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 46
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008

Re: [DICAS] Como se livrar de um provável acidente...

Amigo,

Para todas as situações que voce citou voce pode incluir esta dica:

Procure aumentar seu campo de visão, procure sempre observar o mais adiante possivel.

Lembre-se a prevenção vale muito mais que qualquer outra dica para tentar solucionar o problema depois.

Veja no site Show Motos, a matéria que postei em minha coluna: "Velocidade não é Tudo"

Abraços

tasmotos

Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006

Citação Postado originalmente por tasmotos Ver Post
    Amigo,

Para todas as situações que voce citou voce pode incluir esta dica:

Procure aumentar seu campo de visão, procure sempre observar o mais adiante possivel.

Lembre-se a prevenção vale muito mais que qualquer outra dica para tentar solucionar o problema depois.

Veja no site Show Motos, a matéria que postei em minha coluna: "Velocidade não é Tudo"

Abraços

tasmotos
    Todos nós tentamos evitar acidentes, mas um dia podemos passar por uma destas situações...

Prevenir todos sabem que é a melhor maneira, mas o foco do tópico é depois do prevenir, quando o acidente parece inevitável.

EDIT>>>>>>>>>>

Não conheço pessoa mais prevenida que o IvanRJ, mas até ele com toda a preocupação que tem, passou por aperto na estrada.
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

menina de moto
    Guest

Até porque ninguem aqui tá a fim de cometer suicidio....as vezes acontece de forma inevitável...

Acho que todo mundo aqui já tomou um susto, já passou por um momento "pense rápido"

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008

[size=15pt]RESPEITE TODOS OS LIMITES, SEUS E OS DE VELOCIDADE[/size]

:OK:

Seja sempre atento, só assim seus reflexos vão corresponder à altura:

No caso de buracos, geralmente me levanto, quando não é possível desviar.
    Animais: reduzo o máximo , sem deixar a moto derrapar e espero o impacto, nunca freie seco, isso pode aumentar os riscos, mas também depende do tamanho do animal.
    Uma ótima técnica de frenagem que uso em carro e estou adaptando pra moto é frear o dianteiro dando "soquinhos", ou seja freia e solta, freia e solta, freia e solta, claro que sem exercer muita pressão no manente e junto com o traseiro numa frenagem constante (como se fosse um ABS :G), até hoje funcionou :OK:

Nunca freie "dentro" do buraco, tente sempre antes :OK:

Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008

hedertone

Concordo, depois que bobeamos é bravo mesmo... o chão muitas vezes é inevitavel, e ele inclusive pode ser a melhor situação.
    Falando nisso, quem é mais experiente: Quem tem muitos anos de pilotagem, ou quem já caiu bastante. Posso dizer que me enquadro nas duas respostas acima, mas mesmo assim não me considero experiente, e sei que a qualquer momento posso estar sujeito a estar diante novamente de uma das situações citadas por voce, e ai um belo de um chão sera novamente inevitavel.
    Se voce pilotar com um campo de visão maior ou seja mais preventivo, voce acredita que a chances matematicas de ocorrerem uma das situações acima são maiores ou são menores...
    Eu costumo dizer para motociclistas novos, que a moto difere do carro principalmente na condição de concentração na pilotagem, no carro voce pode pilotar mais distraido, mais desatento. Mas na moto isso é pode ser fatal. Não devemos tambem pilotar com excesso de preocupações.
    Já fiz muitas analises de meus diversos tombos que tive em toda minha vida, e percebi que a desatenção ou a preocupação com outros assuntos sempre foram os principais responsaveis.
    Com relação a resposta imediata sobre a reação no caso de uma das situações acima, eu acho que fica dificil abordar com muita precisão. Cada situação é unica, posso garantir que já passei por diversas vezes em cada uma das situações citadas, e em cada uma delas a solução foi diferente.
    Espero ter colaborado com seu topico

Abraços

tasmotos

Motociclista Avatar de Tales Teixeira
    Data de Ingresso
    Sep 2008

Citação Postado originalmente por hedertone Ver Post
    1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.
    2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
    3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
    4. Um animal na pista.
    1 - Nunca aconteceu comigo. O que eu faria era desacelerar e dar um toque muuuito de leve no freio dianteiro tentando fazer o traçado da curva sem movimentos bruscos.

2 - Essa situação é a que mais me preocupa uma vez que ando em vias de alta velocidade principalmente a Av. Brasil. O que faço geralmente, é manter uma BOA distância do carro à frente procurando não ficar no meio dele, ou seja, sempre mais ao lado para que qualquer freiada brusca dele, eu possa freiar, mas ao mesmo tempo tenha angulo suficiente para tirar a moto para o corredor ou acostamento. Uma coisa que faço também é tentar ver o trânsito que está à frente sempre tentando prever algo.

3 - A única coisa que faço é tentar segurar a moto o máximo que puder ANTES do buraco. Quando a moto acerta, levanto um pouco e deixo "bater". Se ele for enorme, não adianta, só pedindo a Deus para não se machucar muito.

4 - Freiar, freiar e freiar. Se não tiver jeito, deixo bater. Mas acredito que qualquer impacto com um animal, seja qual for o tamanho, é chão e mais uma vez pedir a Deus para não se machucar muito.

Muitas da minha experiência na moto é fruto dos anos que tenho de categoria B. O resto, está sendo a prática do dia a dia.

O certo moçada, é ser cauteloso e tentar prever no caso dos carros, as possíveis reações dos motoristas. No resto, é fazer uma oração toda vez que for pegar a moto.

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006

Uma coisa que eu sempre faço é quando estou em uma estrada ou avenida e vou freiar e vejo que tem carro/moto vindo atrás eu dou uns toquinhos no freio para piscar e alertar quem vem atrás antes de segurar o freio.

Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2007

1.Tem que segurar a moto no braço mesmo

2.Se não tiver como desviar do carro, usa os dois freios o certo axo que é 70% o da frente e 30% no de tras (mais axo que ninguem consegue direitinho essa marca e ainda mais em uma hora de perigo) só tem que toma cuidado pra não trav a roda da frente e o freio motor tambem ajuda bastante

3.Se não tiver como desviar tambem tenta fica bem firme na moto ou em pé, porque o guidão as vezes fica meio descontrolado quando vc passa em um buraco grande (aprendi rampando lombada kkk)

4.Diminui a velocidade e tenta preve pra que lado ele vai, se ele vier correndo tentando morde sua perna é só dar uma bicuda nele

Já passei por todas essas situações e foi isso que eu fiz, se é certo ou errado eu já não sei só sei que to vivo até hj kkkk

Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008

Citação Postado originalmente por hedertone Ver Post
    Vire a direção (guidon) para o lado contrário da curva e acelere (Drift) :drool:
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008

Citação Postado originalmente por Tqf2 Ver Post
    Vire a direção (guidon) para o lado contrário da curva e acelere (Drift) :drool:
    O famoso contra-esterço:

http://www.motonline.com.br/forum/fo...7026&KW=contra

http://www.motonline.com.br/default....goria=6&show=1

e no youtube tem alguns videos sobre isso!!!

:OK:

Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008

Isso mesmo moisespatriarca
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006

Bom tópico Heder, vamos começar de baixo para cima:

Tudo o que irei postar depende da velocidade da motocicleta e muito mais da velocidade do seu Anjo de Guarda.

4º Um animal na pista:
    Se for um gato, que não seja o da menina de moto se não o Furious pode ficar furious, ou cachorro, mira no meio que é mais macio ], como diz um grande mestre de pilotagem Geraldo Tite Simões.
    A postura é não assustar de forma alguma o animal, isso vale para crianças, idosos e até adultos. Tente freiar o máximo possível e depois desviar.
    Nas estradas vemos sempre animais de maior porte, como cavalos , vacas e pessoas. Nesse caso se a colisão for inevitável, esgotados todos os recursos para parar a moto, use a própria moto para te proteger:
    Pule e deixa ela se chocar primeiro com o animal ou tente derrapar segurando no freio traseiro para que as rodas peguem nas patas do animal e vc passe por baixo dele. Em automóvel seria o contrário, acelerar ao máximo para que no momento do choque o animal passe por cima do teto do carro sem o risco de cair em cima do parabrisa e por consequinte te matar!!!

3º Ter um buraco muito grande a sua frente:
    Depende da velocidade em que está, como em todas questões, se for em uma pista de alta velocidade e não houver condições de freiar com segurança para passar devagar, acelere tudo o que a moto puder, levante do banco e jogue o peso um pouco para tras, isso fará a roda dianteira passar sem tocar nas bordas do buraco. Segure a moto bem firme, pois, provavelmente a roda traseira irá tocar na borda e a pancada deverá ser forte.

2º Uma possível colisão na trazeira de um carro:
    Volto a dizer depende da velocidade a decisão a ser tomada. Se vc estiver em alta velocidade, não puder parar, levante-se da moto para que no momento do impacto vc seja jogado por cima do carro.
    Vamos nos lembrar de uma coisa:
    É muito mais fácil morrer em um acidente no qual seu corpo rígido se choca com um objeto resistente do que morrer em uma aterrizagem forçada e rolar pelo chão.

1º Em uma curva o pneu traseiro começa a perder aderência:
    Nesse caso é muito difícil aconselhar que se freie, pois quem não tiver muita sensibilidade nas mãos poderá exagerar e será chão. Eu , também, não aconselho diminuir a aceleração, pois, a moto perderá a tração.
    Eu só vejo uma saída, tirar a B........ do banco e manter a moto mais perpendicular possível ao solo.

Tudo que citei acima depende de experiência, que depende de treino.

Galera sempre temos opções muito melhores que as que citei acima:
    Lembrem-se que nem sempre o freio é a melhor opção.
    Em alta velocidade, a maneira mais fácil de desviar a motocicleta de algum obstáculo é usando o contra esterço.

A melhor técnica de todas as citadas até agora, e a mais importante é:

NÃO CORRER, DIREÇÃO DEFENSIVA SEMPRE, SE NOTAR QUE PERDEU A CONCENTRAÇÃO, PARE A MOTO, SE ESTIVER COM PRESSA DE CHEGAR EM ALGUM LUGAR NEM PASSE PERTO DA MOTO OU DO CARRO, VÁ DE TÁXI, ONIBUS, PATINETE, PATINS, VELOTROL...
    Jamais ingerir bebida alcoolica antes de dirigir, bem como qualquer outro tipo de droga.

Na maioria absoluta das vezes nós mesmo criamos situações de perigo contra nós mesmos, por tanto se alto avalie e veja se está em condições satisfatórias de pilotar uma motocicleta. Espero ter ajudado.

Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Vi agora, não usem o contra esterço se a moto estiver perdendo a aderência, normalmente ela perderá de vez e será ....CHÃO. Esqueçam o Drift nessas condições. Em outra oportunidade poderemos falar do DRIFT.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007

É engraçado na hora H seu cerebro parece pensar 5000x mais rapido no final ele decide oq fazer sem vc nem perceber.......

Agora nos sustos q eu passei ( 2 q consegui parar antes de bater ) naum tinha como saber se desviando naum ia me jogar na frente de outro veiculo ou carreta, só se for pra se jogar no acostamento ahuahuahu
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005

sobre passar em buracos e animais pequenos, eu freio o que puder, ai quando está perto eu coloco meu peso todo nas pernas e dou uma jogada de embreagem, para diminuir o peso da roda da frente, aí a frente não ofrerá tanto impacto, e a trazeira dará um impacto violento, mas assim é muito mais difícil de cair
    isso quando dá tempo, muitas vezes não dá tempo para nada

mas o principal é sempre andar devagar com MUITA atenção, não vou dizer que eu não ando rápido uma vez ou outra, muitas vezes quando tem um retão, sem perigo, dou uma esticada, mas bem antes dá curva diminuo a velocidade de forma segura para fazer a curva, principalmente quando não dá para ver o que tem depois dela

acho que era isso

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2007

Se tá perdendo aderência é pq tá inclinando demais nas curvas...e cidade não é pista de corrida.....eu deixo isso para os pilotos de SM, quando eu faço curva eu procuro uma velocidade compativel e entro freando na curva, assim eu não inclino demais e por estar freiando fica mais fácil de se livrar de imprevistos.

2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
    Sempre mantenho uma distância rasoável dos carros, mantenho uma visão mais avançada, prestando atenção não só quem está a minha frente mas mais além, e moto só com freio a disco....

3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
    XTZ devora os buracos ] nem me preoculpo muito, mas sempre mantenho a visão no que vem pela frente e tento desviar se possível, se não entra com gosto ]

4. Um animal na pista.
    Mesmo esquema dos buracos eu tento desviar, se não der eu jogo a moto pra qualquer canto, porque tenho dó do bichinho.

Permissões de Postagem