As evzes que precisei freiar pra não entrar em algum carro o que me salvou foi o fato de NÃO APERTAR A EMBREAGEM, parece um detalhe, mas vc ganha uns 30% menos de espaço pra parar a moto...
As evzes que precisei freiar pra não entrar em algum carro o que me salvou foi o fato de NÃO APERTAR A EMBREAGEM, parece um detalhe, mas vc ganha uns 30% menos de espaço pra parar a moto...
Amigos,
Voltei a este tópico porque acredito que posso ajudar um pouco mais...
Analisando as excelentes as explicações do Ivan, observa-se que ele fez diversas ressalvas sobre as condições, a cada explicação, e isso é muito normal porque cada situação é diferente da outra, e nós como pilotos, com a soma de experiencias do dia a dia, tambem seremos diferentes cada vez que elas ocorrerem.
Portanto fica dificil, ou praticamente impossivel montar um manual de como se sair bem nessas situações. Mesmo que isso fosse possivel nós não conseguiriamos em fração de segundos, seguir detalhadamente, passo-a-passo qualquer tipo de manual.
Quando eu falei no inicio do tópico que devemos pilotar buscando um campo de visão maior, e de forma defensiva, eu estava querendo dizer que independente de qual vai ser a forma que vamos resolver o problema no momento, o mais importante e tentar evita-lo.
Notem que o Ivan no fim de seu post tambem ressalva a mesma coisa.
Quando entrei no Forum PN meu objetivo sempre foi de ajudar os motocilcistas com o pouco que aprendi na minha vida de motociclista.
Nos ultimos anos tem me assustado muito o volume de jovens que perdem suas vidas em cima de uma motocicleta, então eu decidi fazer alguma coisa, e dessa forma estou tentando.
Abraço carinhoso a todos
tasmotos
Muito bom o Topico e as dicas até aqui postada. mas falta um item numero 5 na lista, ou seja
5 - como escapar de um vagalhão?
tomara que o moisespatriarca, não leia isto senão ele vai ficar bravo comigo. :G :G :G
Ex:YBR - ED 2004 - Ex: CBR 450 - 94 Bubaloooo Agora - Hunter 125 e Teneré 250
Fusca 1.7 - 1968
O asfalto é o mesmo, tanto para uma superbike, como para uma Motoneta ( Proteção sempre )
Andar de moto não é perigoso!!!"Perigoso é levantar do sofá no domingo e descobrir que você ficou sentado ali durante anos"
Valeu Tas, essa é a minha luta desde que comecei a participar do Pequenas Notáveis, tenho certeza absoluta que nós conseguimos manter muitos jovens vivos até agora e espero que a cada novo participante, com mais idade e experiência, que venha a fazer parte deste fórum se engage nessa luta. Sei o quanto é difícil mudar a cabeça de um jovem que entra na nossa comunidade e abre um tópico já interessado em saber como preparar um motor, sendo que o mesmo deveria nos perguntar como pilotar primeiro, mas acredito estarmos no caminho certo, basta olhar as estatísticas do fórum para vermos que a algum tempo não temos perdido nenhum irmão. Conto sempre contigo e com os demais para mantermos e se possível aumentarmos o número de participantes VIVOS. Um grande abraço a todos os irmãos.
É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.
SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
Como escapar de um Vagalhão?
500 libras em cada pneu, a moto bóia :lol:.
É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.
SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
Para o Item 1 interromper a aceleração e tentar manter os pneus perpendiculares ao solo; Item 2 Jamais vire a cabeça para olhar para tras ou para os lados use sempre o retrovisor e se não for conseguir frear desvie a moto com se fosse entrar no corredor nunca vá para o meio da faixa ao lado; Item 3 segure o guidão com força mantenha os pés nas pedaleiras e fique em pé como os pilotos de motocross o impacto com o buraco será bem reduzido, agora se o buraco for junto ao trilho do bonde como na rua do comércio em Santos aí é chão, quase quebrei o pé; No item 4 nunca desvie apenas reduza a velocidade e cuidado para não travar os pneus, se perceber que a colisão será inevitável trave o guidão eu já caí nesse item também me assustei e apertei o dianteiro evitei o choque com o cachorro que fugiu sem prestar socorro e tomei um preju de R$500,00.
O n° 2 aconteceu comigo, de novo, essa semana...mais precisamente na terça-feira passada...
Mesmo estando devagar, com a pista molhada e com o sujeito que resolveu entrar numa oficina sem ligar nenhuma seta e com a luz de freio totalmente apagada (se é que tinha freio), em menos de 2 segundos tava eu no chão junto com a moto...
Felizmente comigo nada demais aconteceu, além de um arranhão no tornozelo....mas a moto amassou o guidon, que eu já mandei trocar....
Enfim....por mais que tenhamos cuidado (pelo menos eu acho que eu tenho), às vezes o tombo é inevitável.... :P
Então ANDE DEVAGAR, pra evitar maiores prejuízos à sua estrutura óssea.... :drool: :drool: :lol: :lol:
Abs.![]()
1. Nunca aconteceu, mas em mente eu tenho que devo continuar linearmente o que estou fazendo, se eu to acelerando, no maximo diminuo a aceleração não cortar ela, agora se na pratica qd acontecer n sei o q vem na cabeça primeiro..
2. Quase aconteceu, e o que eu pensava consegui fazer pelo instinto. Invés de lacrar os freio, pisei forte atras (tava com garupa), a ia apertando e soltando bem forte o freio, (aperto e solto pra se ele trava qd eu solto eu retomo o controle, tudo muito rápido), e quando tava a 1 metro do carro soltei o freio da frente e puxei rápido pro lado.. consegui para bem do lado da porta do carona.. eahaeuhaeuhuaehueaheau
3. Eu freio valendo ate chega perto, qd eu to quase passando ele, solto os freios e deixo ir, pq freiando com o impacto alem de força a suspensão é bem mais provavelmente que entorte a roda..
4. Freio e nunca desvio, ja passei encima de um cusco de 30kg mais ou menos, tava a uns 80km, freei ate chega nuns 40km e qd tava encima soltei os freio e o cusco n saiu, então vai q desvio e ele vai pro mesmo lado, dae eu caio, continuei cruzei por cima dele e matou o tadinho.. tava eu e um amigo na garupa, isso na XT225 q tem as fotos la na seção e tb matei uma pomba na haste do retrovisor, soh me abaxo qd eh passaro..
Ex-motocas:
Cbx Strada
Hunter 90
XT 225
DT 180
RD 135
Cg 150 ESD
Atuais:
Ys Fazer 250
Xtz 250 Lander
Galera, não existem só esses 4 tipos de acidentes....
vamos contribuir com mais tipos e prevenções... afinal todo mundo está comentando os 4 e até agora só vi um que se pronunciou com um novo..
ai vai o meu..
no caso de não ver uma lombada, quebra mola... freie para diminuir a velocidade, e quando for passar por cima solte o freio![]()
"Motocicleta é tão segura que nem precisa de cinto de segurança!"
Dumbex - Piracicaba /SP
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.
2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
4. Um animal na pista.
1.Nunca me aconteceu, mas, eu ia desacelerar e tentar corrigir a moto até ter total controle, nem
que tenha que ir pra valeta....
2.Graças a Deus nunca me aconteceu, mas já passei alguns sustos.. primeira coisa que eu fiz
foi freiar e reduzir forte a marcha (altas rotações) o motor ajuda a segurar a moto, e tentar
desviar. (em último caso se joga pro lado)....
3. A primeira coisa que vem em minha cabeça é puxar a frente da moto, é que eu já fiz trilha ai é automático.... mas no caso de um buraco "grande" é chamar no freio e :k... ver o estrago.. :0_0:
Huahuhauhauhauhauhaa....
4. Já passei em cime de lagarto, cobra...ta loco.... Mas o negócio é tentar frear e desviar..
OBS: Sempre use roupas claras ou coloridas, que proporcionem uma boa visibilidade no trânsito, não
precisa tbm anda igual a um palhaço..hauhauhauaa.. Farol sempre ligado... :P
Todos os casos que citei acima foi em situação extrema, e com certeza o teu reflexo vai falar mais alto na hora "H".... OK..
Mantenha a moto sempre em bom estado de conservação, principalmente os freios......
Já me aconteceu de eu, numa curva perder o pneu traseiro. Mas não foi daquela vez que conheci o chão. O que me recordo, mais ou menos, é que não apertei o freio e mantive a aceleração, tentando equilibrar a moto de uma lado para o outro. Foi questão de segundos isso.
Também quase bati em carro parado na minha frente. Consegui parar a moto apenas apertando com força o freio dianteiro, nem lembro se acionei o freio traseiro, mas nem toquei na embreagem, tanto que a moto apagou. Outra opção que já usei, tando de moto quanto de carro, é não tentar freiar, mas desviar. E de moto é mais fácil porque pode entrar entre dois caros a sua frente, como se fosse num corredor.
Muito acidente pode ser evitado com certos cuidados como: não andar colado nos veículos da frente, dar passagem, não usas penes carecas e manter a calibragem correta, não ficar parado ou em engarrafamentos atrás de veículos, pois corre o risco de ser encaixotado, manter as revisões em dia, principalmente dos freios.
Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.
Galera...
Hoje quase fui pro chão com a opção 4...
Saí de casa ás 05:45 da manhã...
Ainda estava escuro, estou fazendo o percurso normal de todo o dia...
Derepente, numa descida, eu vejo 2 gatos na minha frente... um estava correndo atrás do outro...
Acho que o que estava atrás estava louco por um "secho" :G...
Na hora eu lembrei das dicas que eu li aqui e pensei: "não vou desviar"...
Fui tentando reduzir a velocidade mas não ia dar tempo pra nada...
O gato que etava na frente passou correndo raspando na minha roda dianteira... acho que passei em cima da pata do que vinha atrás... mas nem parei pra olhar...
O gato da frente era branco, e o que vinha atrás era preto...
Não sou supersticioso... mas ainda bem que o gato que passou na minha frente não foi o preto... :lol:
Tomem cuidado com os gatos...
Eles são verdadeiros assassinos de motoqueiros... :lol:
Abraços!!!
Sensação de liberdade... o vento na cara... ninguém te segura... o perigo logo á frente... Motos!!!
ja usei o 1 e o 2
soh q nao foi o pneu traseiro
foi o dianteiro na curva
e um carro bateu em mim
rsss
e o 5
irresponsabilidade
fui empinar e cai
mas nem deu nada
tava devagar
foi soh pra ficar ligeiro
e nao empinar mais
GS500E 08/09
Depende.. em que tipo de pista... se for em asfalto eu prefiro parar de acelerar e tentar deixar a moto reta. Em chão ou areia eu acelero um pouco mais e seguro o guidão firme acompanhando o movimento da moto.
Freia até não poder mais se perceber que não da tenta desviar de preferencia pro lado contrário de onde ta o trânsito, ou seja pra direita ou, no caso de estar na pista da esquerda, pra esquerda.
Se você se deparar com um buraco muito grande a sua frente, você jah devia ter desviado. Se tiver rápido, não diminui, apenas segure firme o guidão, se tiver devagar desvie.
Segure firme o guidão, mete o dedo na buzina e diminua a velocidade, tenta fazer pelo menos uma destas 3 coisas.. hehe
4. Um animal na pista.
Olha que fatalidade. De um acidente desses, não tem o que fazer...
OBS: Cenas fortes :0_0:
http://www.youtube.com/watch?v=y6mK34casTU&NR=1