Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 52
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008

Re: Pisca Alerta para Motos

Pelo que sei é somente "proíbido" trafegar com o pisca alerta acionado..
    Mas no caso do trânsito para e vc ligar ele, não há nada de "proibido"

Aliás, nem sei se é proibido ou não, sei que é errado trafegar, mesmo em dias chuvosos, com os pisca aleta acionado, pois subentende-se que vc está parado e isso pode confundir os demais motoristas.

Eu acho legal essa idéia, pq vc pode acionar ele em caso de emergência...... :OK:
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jul 2005

Citação Postado originalmente por Tales Teixeira Ver Post
    Você achar idiotice, tá certo. É a sua opinião e devo respeitar.

Mas posso fazer uma crítica, se me permite?

Pelo teor dos seus comentários, parece que você não possui muita experiência no trânsito. Chuva intensa, ou seja, o "mundo desabando em água", geralmente torna-se difícil a visibilidade. O pisca alerta em uma situação dessas, INDICA aos demais motoristas que estão atrás que ANDEM com cautela, porque a qualquer momento pode ocorrer uma situação INESPERADA.

Eu ando na Av. Brasil muitos anos principalmente de carro. Você acha que o pessoal anda a quanto? 60km/h? Tem dias que você só vê nego andando a 120km/h(comparando com a velocidade que estou no momento).

O trânsito volta e meia PÁRA como se alguém pegasse uma das mãos e segurassem TODOS os carros. A noite, numa situação dessas o ridículo pontinho da sinaleira da moto, muitas das vezes os mais distraídos NEM veem. Carioca tem a mania de "colar" atrás de você, não mantém uma distância muito segura. Na chuva então, meu amigo, é um abraço.

Por que será que muitos carros saem de fábrica com "brake light"(o meu é um). Porque a lanterna traseira única não é suficiente em alguns casos. Não fui eu quem disse, foram os ENGENHEIROS que projetaram.

Então, prefiro ser uma "mulherzinha" tentando ter mais segurança em uma situação dessas do que virar super-homem vuando pelas núvens quando um carro bater em mim a 120km/h
    Isso aí! Quanto mais segurança melhor!! Quem acha desnecessário são essas mulherzinha que quando chove fica em casa!! E quem acha que é frescura.. que morra e vá pro inferno!! hehe

Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005

Citação Postado originalmente por Ramiro Ver Post
    Isso aí! Quanto mais segurança melhor!! Quem acha desnecessário são essas mulherzinha que quando chove fica em casa!! E quem acha que é frescura.. que morra e vá pro inferno!! hehe
    Peraí.. tem certeza q é o Ramiro?? Parece o spost do Rockfox! hahaha
    Sobre segurança realmente acho válido... qm já passou por um aperto dos mais complicados sabe o qto ajudaria um pisca-alerta!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jul 2005

Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Peraí.. tem certeza q é o Ramiro?? Parece o spost do Rockfox! hahaha
    Sobre segurança realmente acho válido... qm já passou por um aperto dos mais complicados sabe o qto ajudaria um pisca-alerta!
    hahuauhuha.. não sou eu mesmo..

Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008

Pisca-alerta

O pisca-alerta é um importante instrumento de sinalização presente em todos os veículos, sejam eles de passeio, utilitários, caminhões, ônibus ou motos. Sua correta utilização é fundamental para sinalizar aos demais motoristas que o seu veículo encontra-se parado ou que há possíveis perigos à sua frente na pista, diminuindo assim as chances de acidentes como engavetamentos ou qualquer outra ocorrência que coloque em risco a vida dos usuários das vias.

O Código de Trânsito Brasileiro, através do artigo 251, parágrafo 1º, prevê que o pisca-alerta deve ser utilizado somente em imobilizações ou em situações de emergência. Por tanto trafegar com ele em funcionamento constante é um erro. Há inclusive algumas situações nas quais o uso inadequado desse instrumento pode resultar em acidentes graves, como por exemplo, utilizá-lo em trechos onde há neblina. Devido à baixa visibilidade, o motorista que vem atrás pode ter a impressão de que o veículo está parado e, portanto, frear. Já o motorista que vinha atrás deste não ter tempo para frear e bater.

Na Europa é comum usar o pisca-alerta no caso de haver um congestionamento ou problema súbito qualquer numa estrada ou via principal. E assim que os motoristas dos carros atrás diminuírem a velocidade, tendo percebido o problema a frente, então quem acionou o pisca-alerta pode desligá-lo. Ninguém segue viagem com o pisca-alerta ligado.
    Quem sabe assim possa ter respondido duvidas e criticas.
    [img width=390 height=130]http://i206.photobucket.com/albums/bb269/DRACO_Designer/Untitled.jpg[/img]

Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Fato é q 99% dos motoristas naum sabem pra q server o pisca alerta realmente....

Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;

V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

a) em imobilizações ou situações de emergência;

b) quando a regulamentação da via assim o determinar;

VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;

VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

PISCA-ALERTA - luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência.
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

Iniciante
    Data de Ingresso
    Nov 2007

Quem disse que é coisa de mulherzinha, com certeza nunca pego uma estrada muito movimentada, ou sequer pegou uma estrada né, pq mora em SP e fica mais parado do que andando no transito, então nem precisa de pisca mesmo!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKK

Senior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2008

Esses que acham idiotice no mínimo não sabem o que é trafegar com segurança em marginais e rodovias. O nome já diz, "alerta". Deveria vir de fábrica em todas as motos.

Motociclista Avatar de Tales Teixeira
    Data de Ingresso
    Sep 2008

Citação Postado originalmente por superkyo Ver Post

Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

[b]V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

a) em imobilizações ou situações de emergência;
    Emergência ou apuros. A maioria a 120km/h, freiada brusca de todos a frente.

E??

Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Eu acho q naum é motivo para pisca-alerta, mas como toda lei brasileira dá tanta margem a interpretação q naum dá pra falar é isso e não é aquilo....
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jul 2005

Eu acho que a lei que se foda... o cara tem que pensar na segurança! Se eu quiser andar envolvido em papel bolha, não importa se isso ta dentro da lei ou não.. A lei deveria pensar na nossa segurança mas foi feito soh pra arrecadar dinheiro!

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007

O pessoal (leia-se carros principalmente) usa pisca alerta quando:
    - Ou quando está parado no acostamento
    - Ou quando numa rodovia, o fluxo à frente está parado ou muito muito lento. É uma maneira de advertir para o motorista que vem atrás, que ele tenha atenção pois precisará diminuir a velocidade consideravelmente.
    Pode parecer que não.. mas isso ajuda a prevenir muitos acidentes sim, pois se vc estiver andando na rodovia e ver um carro a frente com pisca alerta ligado, fique atento e comece reduzir a velocidade. Do contrário, se ninguém liga o pisca, as vezes quando vc percebe que o carro a frente está muitíssimo lento ou parado pode ser tarde demais pra começar frear.

Na moto me parece útil para estas situações tb, mas se a intenção é usar exatamente nesses momentos (como eu entendi que o colega que abriu o post deseja), é bom que a chave de acionamento esteja em um lugar de muito fácil acesso, como o comando de seta, buzina e etc nos punhos. Porque numa hora dessas o sujeito precisa controlar a freada, reduzir marchas, decidir se entra no corredor ou se dá tempo de frear sem entrar na traseira do carro à frente, dar aquela olhadinha no espelho e ver se vem alguém babando atras (e isso influenciará na tomada de decisão do quanto e pra que lado frear), etc.. Se o sujeito nesse momento (que passa num piscar de olhos) ainda for querer desviar a atenção e precisar tirar a mão do guidão pra procurar a chave e acionar o pisca alerta, é muito mais perigoso do que não ter o negócio na moto e não ter que pensar nisso. É uma coisa a menos pra se preocupar nessas horas.

Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005

acabei de instalar na ML :OK:

Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005

puxa, boa ideia de vcs!!

tenho uma chavinha q é bem pequena, parecida com a da foto da primeira pagina, mas ela é mais fininha (veio em uma peça de computador e nunca precisei dela).

vou usar ela pra fazer isso na minha. ja precisei de alerta e lembrei de uma sundown (eu acho) q tem.

:OK:
    Bruno

Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005

fiz na minha e nao achei q ficou muuuito legal. ficou bom, mas na hora em q o alerta esta ligado, a luz fica levemente mais fraca e o lado oposto ao que foi acionado no manete, fica ligeiramente mais atrasado que o outro. quase impeceptivel, mas fica.

acabei optando por nao instalar

alguem sabe me dizer como o alarme trabalha? pq ele consegue acionar os dois lados simultaneamente com mesma intensidade e sem atraso algum.
    Bruno

Permissões de Postagem