Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 20
  1. #1
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Analisador de gases, como montar um?

    Pessoal, estava dando uma regulada na moto agora há pouco e pensei que eu sempre regulo o carburador, tanto da moto qto do carro, "de ouvido", ou seja, sem nada que me diga com precisão como está a mistura, se está rica, pobre ou ideal*.

    Foi aí que pensei que se eu tivesse um analisador de gases seria beeeeeeeem mais facil regular a mistura, além de ser muito melhor, pois não correria o risco de deixar a mistura rica ou pobre, enqto "acho" que ela está ideal.

    Daí lembrei que dá pra fazer um analisador de gases com uma sonda lambda, porém, não me lembro como se faz e não achei nenhum esquema.

    Sei que precisa de uma sonda lambda de 3 fios, que é aquela com resistencia interna de aquecimento, pois a sonda lambda só funciona quente.

    Mas não sei que mais precisa e nem como fazer as ligações.

    Será que alguém poderia nos dar mais informações?





    *a mistura ideal, de fator lambda 1, tbm chamada de mistura estequiométrica, é aquela onde a proporção entre ar e combustivel é a ideal para uma queima total, que gera melhor desempenho e menor quantidade de poluentes.
    Em motores carburados é impossivel atingir essa mistura, porém, devemos sempre tentar chegar o mais proximo possivel, pois isso significa melhor rendimento e menor poluição.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Piracicaba
    Idade
    47
    Posts
    255

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    Meu amigo prof pardal...quero dizer volverine rsss....
    é uma boa idéia mesmo, mais acredito que vai precisar muito mais do que apenas 1 sonda lambda... vai precisar de 1 equipamento computadorizado capaz de fazer as leituras da sonda, um programa para realizar o relatorio e caseiramente, vai ser bem difícil conseguir, mais como nada é impossível.. se você for um genio, poderá ficar muito rico vendendo esse aparelho pra várias oficinas!!! até eu vou querer 1 desses!! :drool:boa sorte com o projeto!
    se conseguir me avise!!
    yyyabadabadúúúúú....
    -----------------------------

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    tecnicomauricio, não é tão dificil assim, afinal, ele não precisa dar os valores corretos, se ele tivesse alguns leds dizendo se a mistura esta rica ou pobre já seria de grande ajuda.

    Há um aparelho usado em carros preparados que tem exatamente essa função, ele é chamado de hallmeter.

    Há um texto na wikipédia falando sobre o hallmeter pra quem quiser saber mais: Hallmeter, Wikipédia

    Aliás, acho que vou procurar um desses pra mim, hehehe.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Piracicaba
    Idade
    47
    Posts
    255

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    até que não é caro!! veja o que eu encontrei :

    http://www.xpeedshop.com.br/shop.php...6&session=0601



    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nmetro-led-_JM

    aí volverine compensa comprar!!
    yyyabadabadúúúúú....
    -----------------------------

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio das Ostras - RJ
    Posts
    456

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    Volverine é facil, eu mesmo vou instalar um na minha moto essa semana.
    A sonda lambda pode ser com 1,2,3 ou 4 fios...eu comprei de 1 fio(mais barata).
    com 3 ou 4 fios voce pode instalar a sonda em qualquer lugar do cano de descarga...desde que 50 cm antes da boca e no caso de carros, antes do catalizador.
    Com um fio ou dois, tem que instalar bem proximo ao coletor de escape pois a sonda só trabalha acima de 300°C.
    pra instalar tem que furar e soldar um porca no cano de descarga para poder rosquear a sonda.
    Para medir, basta um multimetro digital de R$20,00...se for de um fio é só encostar a ponteira preta na porca.
    Pelas minhas pesquisas na net...
    de 100mv a 400...mistura pobre (muito cuidado)
    de 400mv a 600...ideal...(melhor razão, potencia x consumo)
    de 600mv a 900...rica (alto consumo, porem maior potencia)
    Se quem rouba, não tivesse pra quem vender...ele não roubaria e você não seria ROUBADO!!!

    Sandro
    GG97bm
    STX200

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Piracicaba
    Idade
    47
    Posts
    255

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    Ae sandrão... tu é genio bixo!

    vou pesquisar qto custa essa sonda.. já q o multimetro eu tenho! :G
    yyyabadabadúúúúú....
    -----------------------------

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    Citação Postado originalmente por tecnicomauricio Ver Post
    até que não é caro!! veja o que eu encontrei :

    http://www.xpeedshop.com.br/shop.php...6&session=0601

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nmetro-led-_JM

    aí volverine compensa comprar!!
    tecnicomauricio, o 1º link não abriu aqui, mas o 2º é o preço apenas do hallmeter né, fica faltando o preço da sonda, que não faço a minima idéia de qto custa.

    E se não for pra andar com o sistema instalado na moto, acho que compensa mais um multimetro, pois além de ser mais barato tem mais funções e por isso mais utilidade.

    Isso sem falar que o preço é do Mercado Livre, que geralmente é bem abaixo dos praticados nas lojas, assim como tbm tem menor confiabilidade. :NOOK:

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Volverine é facil, eu mesmo vou instalar um na minha moto essa semana.
    A sonda lambda pode ser com 1,2,3 ou 4 fios...eu comprei de 1 fio(mais barata).
    com 3 ou 4 fios voce pode instalar a sonda em qualquer lugar do cano de descarga...desde que 50 cm antes da boca e no caso de carros, antes do catalizador.
    Com um fio ou dois, tem que instalar bem proximo ao coletor de escape pois a sonda só trabalha acima de 300°C.
    pra instalar tem que furar e soldar um porca no cano de descarga para poder rosquear a sonda.
    Para medir, basta um multimetro digital de R$20,00...se for de um fio é só encostar a ponteira preta na porca.
    Pelas minhas pesquisas na net...
    de 100mv a 400...mistura pobre (muito cuidado)
    de 400mv a 600...ideal...(melhor razão, potencia x consumo)
    de 600mv a 900...rica (alto consumo, porem maior potencia)
    Vlw Sandro, mtas informações valiosas, hehehe.

    Poderia nos dizer +/- os preços de cada sonda(1,2,3 e 4 fios)?

    É que como não pretendo instalar mas sim usar apenas qdo for regular um carburador (pode não ser da moto) acho que vou precisar de uma sonda com aquecimento, ja que ela vai ficar solta.

    Alias, será que posso coloca-la na saida do escape ou ela tem que estar no meio.
    Não entendi qdo vc disse que ela tem que estar a 50cm da boca.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Bento Gonçalves - RS
    Idade
    38
    Posts
    396

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    gostei muito da idéia...
    vou dar uma pesquisada também...

    e volverine acho que quando sandro diz "50 cm antes da boca" creio que seja na curva msmo... 50 cm em direção a saída do motor... :OK:
    [img width=502 height=130]http://img510.imageshack.us/img510/8424/bannernovofanny4.jpg[/img]

    troco um coração por um fígado

  9. #9
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    rsrssr mais um que gosto sa ideia .. axo que vo ver isso .. para colocar no meu versalão 2.0 ap .. logo que ja tem sonda .. e so colocar o relogio de 70 reais ..
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  10. #10
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    Sandro, pagasse quanto sa sonda?

    olhem isso:
    http://www.lidermotos.com.br/forum/v...t=sonda+lambda


  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Posts
    28

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    Pessoal,
    Não se esqueçam que a sonda lambda apenas informa um valor de referência em relação a mistura estequiométrica (ideal), ou seja, ela diz se a mistura esta rica ou pobre.
    A injeção do carro funciona da seguinte forma: Se a mistura esta pobre, a injeção enriquece, se esta rica, empobrece (vão me dizer que isso é óbvio). Pois bem, se alguém aqui já viu um hallmeter funcionando em um carro, vai confirmar que na marcha lenta, o led fica oscilando entre rico e pobre, ou seja, a injeção fica O TEMPO TODO (na marcha lenta) corrigindo a mistura. No carburador isso não é possível, então, pelo que já li na net, costuma-se deixar a mistura levemente enriquecida. E como fazer isso?
    Parte-se da premissa que quando a mistura esta ideal, maior o aproveitamento dela na combustão, logo, usa-se aquele velho macete de girar o parafuso da mistura de pobre pra rico até a rotação atingir um valor máximo e começar a cair... na eminência da rotação começar a cair, é a posição "ideal" do parafuso.
    Como não faz muito sentido deixar uma sonda lambda em uma moto carburada, entendo que é necessário utilizar uma sonda lambda de 3 fios para medir a mistura, e como este não é um componente muito barato, acho mais fácil e prático para os mecânicos usar o procedimento que eu descrevi acima (que até onde eu imagino, é o que todo mundo faz...).

  12. #12
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    mas em marcha-lenta é o de menos, o problema é saber em média-alta
    principalmente em motos 2-T, já ouvi falar de curvas de escape de DT200 com furação para a sonda, o ideal seria deixar sempre a sonda e colocar um Hallmeter, desses de led mesmo :OK:

  13. #13
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    HugoSA, devido ao custo de uma sonda lambda de 3 ou 4 fios acho que tenho que concordar que no meu caso o mais viavel é continuar regulando com o velho metodo msm, hehehe.

    Mas pra quem tem oficina talvez fosse viavel, se se preocupassem com poluição né.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Bento Gonçalves - RS
    Idade
    38
    Posts
    396

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    e qual é o valor da bendita sonda "lambida"????? :0_0:
    [img width=502 height=130]http://img510.imageshack.us/img510/8424/bannernovofanny4.jpg[/img]

    troco um coração por um fígado

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Toyohashi - Achi-ken
    Idade
    35
    Posts
    468

    Re: Analisador de gases, como montar um?

    Citação Postado originalmente por Doidooo Ver Post
    e qual é o valor da bendita sonda "lambida"????? :0_0:
    Sei que as de carro vão de 150$ a 500$.
    [img width=289 height=130]http://img412.imageshack.us/img412/7027/zombieson3fi0rr5.gif[/img]
    http://br.youtube.com/watch?v=LpBmHDbUtt0 <-- Novo video do Flame Thrower!!![1]

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •