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Hmmm.. por isso da DT ser recomendado comum, pela história do enxofre... Eu soh uso Aditivda a mais de 5 mil km..
Fazoca tb, recomenda usar aditivada...
Ex-motocas:
Cbx Strada
Hunter 90
XT 225
DT 180
RD 135
Cg 150 ESD
Atuais:
Ys Fazer 250
Xtz 250 Lander
para fica mais claro seguem um texto abaixo, sobre como e feita e indicações
Todas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo teor varia de 20 a 25% dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Hoje o percentual é de 20% de álcool anidro.
GASOLINA COMUM
- É a gasolina mais simples e barata. No caso da Petrobras, não recebe corante, possuindo a cor natural da gasolina que varia de incolor a amarelada.
Aplicação:
pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades superiores como dispersância de depósitos ou alta octanagem.
Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os carros a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.
GASOLINA COMUM ADITIVADA (BR Supra)
- É obtida pela adição de dispersantes na gasolina comum. Os aditivos dispersantes têm a função de manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).
A gasolina aditivada da BR é denominada BR SUPRA e recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.
Aplicação:
pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades de alta octanagem. É especialmente recomendada para carros à injeção eletrônica, como é a maioria dos carros atualmente no Brasil (onde praticamente não se vendem mais carros a carburador).
GASOLINA PREMIUM (BR Premium ou BR Podium)
- Gasolina com maior octanagem que a comum (no mínimo 91 octanas de IAD, Índice Antidetonante, enquanto a comum tem mínimo de 87); no caso da Petrobras, recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, mas não recebe corante, possuindo assim a coloração natural da gasolina (incolor a amarelada).
A Podium é um tipo superior de Premium descrita em separado abaixo.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem.
Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1).
No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.
GASOLINA PETROBRAS PODIUM
- É a melhor gasolina do mercado, sendo uma premium de qualidade superior uma vez que a Petrobras adotou requisitos ainda mais exigentes que a premium usual.
Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem.
Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1).
No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.
Fonte: Petrobras
O que é octanagem?
É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação), o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.
A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico.
Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação.
Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção
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Pra mim é a mesma coisa, talvez sentimos que a moto tá melhor porq a gasolina aditivada deu uma limpada no bura e tals... Mas em um motor novo e limpo creio que o desempenho seja o mesmo. A Podium só senti diferença na partida e na lenta, desempenho mesma coisa. A única que muda é a azul, essa sim rende mais, só que tem chumbo...
Parem o mundo que eu quero descer...
Voltando a pergunta do título do tópico.
Comigo na minha Twister, eu vários testes com diversas gasolinas, conclusão:
Gasolina Comum eu consegui fazer 23km por Litro. 2.59 Reais
Gasolina Aditivada eu consegui fazer 21km por Litro. 2.66 Reais
Gasolina Podium da BR eu faço 26km por Litro. 2.99 Reais
Por tanto com gasolina comum sim na prática comigo rendeu meros 2 kilometros por litro. Lógico fazendo o mesmo trajeto e abastecendo na bomba.
Nem vou entrar no mérito do qual gasolina é melhor, mas comigo eu afirmo gasolina comum "rende meros kilometros a mas sim".
Abraço
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O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
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gasolina Azul.....??? qual posto tem ?
eu abasteço num ESSO..
Gasol comum Vermelha
Gasol Aditiv Verde
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Se correr é liberdade, prefiro ficar preso e curtir a paisagem
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Se injeção fosse a perfeição, meu sonho nao seria um MAVERIC
e no meu caso como fica? no manual diz pra usar somente comum, eu sempre usei aditivada da Texaco... e agora pretendo começar a usar Podium... vai dá problema???? :0_0:
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troco um coração por um fígado
No manual da Yes fala pra usar aditivada.
Eu vario em três postos confiaveis, agora são só 2, no ultimo que abasteci ( BR ) a gasosa tava suja demais. desconfiei da moto falhando, chegou a apagar quando eu tava andando. Daí fui tirar um pouco de gasosa do carburador pra limpar os cabos do acelerador e embreagem e saiu tipo uma areia, só que preta, junto. Nunca mais abasteço lá.
Eu acho assim, pra quem rala muito e não quer gastar mais com aditivada. Use a semana toda comum, e no fim de semana enche com aditivada. Ou a cada 5 tanques de comum 1 de aditivada, algo assim também...
Na minha só uso comum com azul, 2,5L de azul por tanque e completo com comum. Algumas vezes quando chega na reserva completo com comum só e boa.
Parem o mundo que eu quero descer...
na minha opnião eu acho que a gasolina comun rende mais,
mais acho que a aditivada da mais desenvolvimento ao motor
Abração Galera !
Não importa a cilindrada de sua moto, o que importa é o "espírito".
Meus Tópicos:
- Dicas de Viagem
- Limpeza e conservação
Power Cheats:
http://powercheats.inf.br/forum
vc acha? auhauuahu
Pensamento positivo na hora de abastecer, nao eskeçam :lol: :lol: :lol: :lol:
[size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]
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Eu tenho 32 anos e já não me lembro de gasolina azul sendo vendida em postos.
Me lembro de ter visto em competições de kart. Acho que hoje, se achar, só mesmo em competições.. E acho que mesmo assim, pelo menos aqui no BR, existe muita gente usando álcool nos motores envenenados de competição ao invés de gasolina.
Ah, esqueci.. ia perguntar uma coisa e acabei esquecendo e falando outra..
Digamos que para fazer uso frequente de pódium, seria necessário algum tipo de regulagem diferenciada do carburador?