Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 24
  1. #1
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Amigos, não ocntei para vocês, mas eu sou colunista de transportes no jornal local da minha cidade, Alumínio. A coluna se chama Mobilidade Urbana e ela está fazendo tanto sucesso que os vereadores daqui me chamaram para ajudar a elaborar um novo sistema de transporte coletivo para a região.

    A coluna sai a cada dois Sábados, e hoje foi publicado a edição de hoje, no qual eu comecei a falar sobre as motos. Como o jornal não tem site, gostaria de mostrar para vocês a coluna que escrevi para hoje, que foi dividido em duas partes (a próxima será daqui a duas semanas, mas vou escrever hoje para botar aqui em primeira mão). Espero que gostem!



    A MOTOCICLETA: UMA BOA OPÇÃO PARA DESLOCAMENTOS URBANOS – PARTE I



    Hoje, em minha coluna, vou falar um pouco sobre um meio de transporte que está ganhando cada vez mais espaço na vida cotidiana dos brasileiros: a motocicleta, ou simplesmente, moto.

    Com mais de 2.040.000 unidades produzidas em 2008, as motos estão invadindo as ruas de um país em que, até 15 anos atrás, este tipo de veículo era algo raro de ser ver. O crescimento da economia, a agravamento de problemas de tráfego nas ruas, o alto preço dos combustíveis e a agitação diária em uma cidade moderna são uns dos fatores que contribuem para o aumento na frota de motos em nossas cidades; Sorocaba, por exemplo, teve um incremento de quase 50% na frota de motos entre 2003 e 2008, passando de 24.000 para 45.000 veículos.

    Entretanto, a moto (e o motociclista) ainda é vítima de diversos preconceitos que foram criados durantes as últimas décadas. Algumas pessoas dizem que moto polui muito mais que carro, outras dizem que moto é um veículo muito perigoso, outras afirmam que motociclista é bandido e não tem respeito, etc... Porém, estes mitos não são suficientes para anular as vantagens que a moto tem para o uso como transporte individual, razão das quais vão explicar todas elas a seguir.

    Para começar, a moto não polui mais que o carro e ainda proporciona um deslocamento rápido, ágil e econômico. Uma conhecida revista sobre motociclismo fez, ano passado, um teste prático de 19 Km nas ruas de São Paulo usando um scooter (modelo de moto urbana com câmbio automático, como as conhecidas Suzuki Burgman e Yamaha Neo) e um automóvel flex. Os resultados foram os seguintes: o carro (usando álcool) levou cerca de 45 minutos para fazer o trajeto e consumiu 4,452 litros de álcool, sendo que o custo total do combustível no trajeto foi de R$ 6,19 (preço da época, R$ 1,39 o litro); já o scooter gastou cerca de 25 minutos e 820 ml de gasolina para fazer o mesmo trajeto, que custou R$ 1,98 (sendo R$ 2,42 o litro do combustível). Além disso, os automóveis emitem 185 g de CO² por quilômetro rodado e a moto emite 54 g de CO² por quilômetro, derrubando o mito de que moto polui mais que carro.

    Assim, por estes valores, pode-se concluir que a moto é uma opção econômica e ecológica para pequenos deslocamentos urbanos, mesmo em cidades pequenas como Alumínio. Além disso, há também a vantagem de estacionamento fácil e a presença de bagageiros para transportar pequenas compras em algumas motos como a Honda Biz e os scooters.

    Ao contrário do que se diz popularmente, a moto não é um veículo perigoso. O que faz um veículo ser perigoso é o motorista e suas atitudes, que muitas vezes pode prejudicar a si mesmo e a outros que estejam ao seu redor. Andar de moto requer uma certa atenção extra, mas pode ser tão seguro quanto um carro, desde que se use os equipamentos de segurança recomendados.

    Na próxima edição desta coluna, irei falar um pouco mais sobre as vantagens das motos sobre os carros e algumas propostas para tornar mais segura o tráfego de veículos de duas rodas em Alumínio.


    Rodrigo Alves de Paula
    [email protected]


  2. #2
    Motociclista Avatar de Beto
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    São Carlos -SP
    Idade
    70
    Posts
    723

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Parabens pela matéria.........Tem como faze-la chegar aos Parlamentares??...Beto Kaipira.......... :OK:
    P paulo

  3. #3
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Sim... Vou falar hoje com os vereadores justamente porque tenho propostas para adaptar a cidade à crescente frota de motos aqui; seria uma experiência pioneira no Braisl, onde as ruas e estacionamentos seriam adaptados de verdade para receber motos e scooters, oferecendo total segurança ao motociclista.

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    Maceió - AL
    Idade
    37
    Posts
    1.422

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    opa, bom texto.

    parabéns
    [img width=417 height=130]http://img201.imageshack.us/img201/4346/sixteen125zb8.jpg[/img]

  5. #5
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Parabéns, espero que vc obtenha sucesso e que suas idéias se espalhem pelo Brasil a dentro. :OK:

  6. #6
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Citação Postado originalmente por Rodrigo_Alves Ver Post
    estacionamentos seriam adaptados de verdade para receber motos e scooters, oferecendo total segurança ao motociclista.
    Dá essa ideia, aki na cidade eles pintaram faixa reservada pra estacionar moto , vi q o pessoal tem dificuldade pra estacionar pq eles pintaram assim:

    l l l l l l l l l l l l

    Se fosse assim, ficaria mais facil.:

    ////// ou \\\\\ (dependendo da mão)

    Genial hein? :lol: :lol: :lol: :lol:


    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de superkyo
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    SOROCABA-SP
    Idade
    35
    Posts
    2.327

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Cada um fala uma coisa pelo q li pela net a moto emite mais poluentes q o carro, porém sendo mais economica ficava na msm..........
    ** 6 anos de CNH A/B **
    - Nenhuma multa
    - 2 quedas

    SUZUKI YES 2007
    [EM BREVE CRIAREI NOVO TÓPICO DA MOTOCA]
    Quilometragem : 23.500km
    Média de consumo atual :37.5 km/l

  8. #8
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    bem, se você comparar uma CG bolinha com um carro moderno aí pode até ser

  9. #9
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Rodrigo

    Parabens pela sua coluna, bem legal, acho importante procurar sempre divulgar a motocicleta como meio de transporte, mas não deixe nunca de lebrar aos futuros usuarios que a motocicleta é um veiculo diferenciado e necessita de muito cuidado e atenção em sua pilotagem.
    Boa sorte, e poste sempre suas futuras matérias para nós.

    Forte Abraço,

    tasmotos - Tomas

  10. #10
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Pode deixar, tas! Aliás, a moto pode ser uma excelente opção de transporte, mas é algo que requer prática e dedicação.

  11. #11
    Super Piloto Avatar de Christian
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Videira - SC
    Idade
    36
    Posts
    5.776

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Rodrigoa, até que enfim alguém que defende o noss lado.
    Não aguento mais ver o pessoal só "descendo o pau" em motos e motociclistas.

    Muito boa a matéria, espero que pelo menos ai na sua cidade mude o pensamento da galera em relação à nós.

    Não deixe de postar a segunda parte dessa sua matéria, e parabéns.

    Abraços!
    Casamento é o processo de descobrir que tipo de homem a sua mulher teria preferido!
    Fotos da XTZ

  12. #12
    Motociclista Avatar de Rodrigo_Alves
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Alumínio (SP)
    Idade
    38
    Posts
    566

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Vou postar em breve (talvez, ainda hoje), Hunter. O crescimento na frota de motos no Brasil é algo irreversível (graças a Deus) e acredito que as nossa cidades possam conviver com as motos do mesmo jeito que a Espanha e a Itália. Aqui mesmo, a frota de carros é muito grande, atrapalhando o trânsito e piorando a poluição do ar; então, acho que a moto é a melhor solução para o transporte em cidades pequenas.

    E sou a favor do moto-táxi também, mas isto é assunto para outro tópico.

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Votuporanga-SP
    Idade
    37
    Posts
    1.552

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    pô cara q legal
    vc é jornalista ja formado?

    conheci uma acessora d imprensa esses dias d uma cidade aki da regiao q ker se juntar com publicitarios e jornalistas e montar um conselho
    vou me informar direitinho e te falo, daí nossa palavra fica um pouco mais forte diante d certos fatos

    abç
    MarciON

    [img width=520 height=130]http://img.photobucket.com/albums/v240/marcion/DSCF0077pncopy.gif[/img]

  14. #14
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Minha coluna sobre motos no jornal de minha cidade

    Bom texto ... mas só um detalhe:

    Se a moto liberou 54g de CO e o carro liberou 185, a moto está, proporcionalmente, poluindo mais. Um carro deve pesar em média 1200kg, e um scooter, uns 100 ou sei lá, o correto seria a moto produzir cerca de 16g de CO, com uma regra de tres simples, sem contar o número de passageiros e a carga transportada.

    De qualquer maneira, as motos atuais estão poluindo cada vez menos, e em pouco tempo este problema será minimizado. Basta respirar atrás de uma CG antiga e depois andar atras de uma Fazer.... a Fazer não deixa aquele "cheiro de Fusca" (poluição !) pelo caminho.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Idade
    40
    Posts
    5
    As motos antigas eram de 2 tempos, as atuais 4 tempos.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •