Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Lavagem Artesanal e Personalizada de Motocicleta


    A lavagem Artesanal e Personalizada, em geral esta mais voltada à conservação do que propriamente o embelezamento de uma motocicleta.

    A Lavagem Artesanal esta ligada à atividade como um todo, e podemos resumir com os itens a seguir:
    - Geralmente é um serviço executado sem divulgação comercial em grande escala, apenas de forma restrita para publico de segmento especifico, normalmente realizada por profissionais ligados ao motociclismo.
    - Na maioria das vezes é um serviço realizado mediante agendamento prévio, com atendimento feito diretamente por quem executa o serviço.
    - A atividade é sempre de pequena escala, sem quantidades elevadas.
    - É comum o serviço ser executado sem utilização de equipamentos ou maquinas de lavar de alta pressão, sem utilização de produtos químicos agressivos, sem utilização de elevadores ou outros equipamentos e artifícios complicados e inseguros.
    - Nesse caso o trabalho é feito objetivando-se a segurança da motocicleta e a qualidade final do serviço.
    - Via de regra, para sua estabilidade financeira esse profissional busca o ponto de equilíbrio econômico-financeiro de sua atividade através da qualidade do serviço e não da quantidade de motos lavadas.

    O significado da Lavagem Personalizada, esta relacionada ao serviço especifico da lavagem de cada motocicleta, pode ser entendida com o texto abaixo:
    Quando lavamos nossa motocicleta é comum dar mais atenção a determinados detalhes, deixando outros de lado, fazemos isso porque aquele detalhe que recebeu nossa maior atenção, com certeza estava necessitando de mais cuidados. Imaginemos duas situações diferentes: na primeira lubrificamos excessivamente a corrente de transmissão e a roda e balança traseira ficaram sujas com o excesso de lubrificação. Na segunda situação a moto rodou em dia chuvoso em estrada de terra e esta toda suja de barro. Com certeza quando formos lavar a moto na primeira situação, iremos dar mais atenção à sujeira da lubrificação, e na segunda situação iremos nos preocupar com a sujeira de barro. Agora imaginemos a lavagem continua da motocicleta, se na ultima lavagem a atenção foi maior para um determinado detalhe com certeza na próxima será priorizado outros detalhes. Assim funciona da Lavagem Personalizada, inicialmente projeta-se uma seqüência para uma rotina padrão de serviços, e a seguir prioriza-se determinados detalhes daquela moto. O conhecimento aprofundado sobre a motocicleta a ser lavada é extremamente importante para orientar o serviço. Uma das etapas que explica bem a personalização é o cuidado com a pintura, lembrando que não é aconselhável encerar todas as vezes que se lava, uma vez que se provoca um desgaste excessivo do verniz, portanto a decisão de encerar deve ser tomada após avaliar o estado da pintura a cada lavagem. Quando a motocicleta é lavada com freqüência pode-se, alem de realizar totalmente uma rotina padrão, efetuar melhorias em locais que estão necessitando de cuidados redobrados. Cada moto é única, o comparativo deve ser feito com ela mesma em ocasiões diferentes, dessa forma somente através da lavagem freqüente pode-se realmente executar uma lavagem personalizada, estaremos comparando a lavagem atual da lavagem anterior. Cada moto tem sua própria história de conservação, e só com o passar do tempo pode-se avaliar se a mesma teve sua conservação adequadamente personalizada.

    tasmotos - Tomas André dos Santos

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Idade
    39
    Posts
    4.933

    Re: Lavagem Artesanal e Personalizada de Motocicleta

    Interessante.. falta uma dessas aqui na minha cidade..

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    48
    Posts
    366

    Re: Lavagem Artesanal e Personalizada de Motocicleta

    Tas, o tanque da minha moto ficou um pouquinho marcado depois que peguei um bom temporal com ela na estrada debaixo de chuva e com calça de nylon (capa de chuva).
    Isso fica novo de novo encerando? Qual cera vc recomenda?

    Valeu

  4. #4
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re: Lavagem Artesanal e Personalizada de Motocicleta

    Cassio,


    É necessario saber se sua pintura é com verniz... 90% delas são, é o caso das pinturas metalicas. (normalmente a que não tem verniz são: preto, vermelho, amarelo).

    Voce pode usar cera do tipo "Não Abrandada", ou cera para pinturas desgastadas e, em geral são ceras mais rusticas, com mais abrasivos, para isso eu gosto da cera Perola liquida, ou qualquer outra do mercado que não seja para pintura novas. Elas tem maior poder de abrasão. Faça o seguinte: Após lavar enxugue bem com um pano limpo. Envolva apenas os dois dedos maiores da mão com uma lateral do pano, coloque a cera sobre o pano na ponta do dedos, e passe sobre o local marcado ou riscado com uma boa pressão nos dedos. Va passando a cera até secar. Depois passe uma flanela limpa para remover a humidade restante e dar brilho. Repita a operação quantas vezes necessario para os riscos desaparecerem por completo. Depois se voce quiser pode passar uma cera mais abrandada ou leve, ou então uma cera auto brilho.

    Dica: para isso não acontecer, muitos motociclistas mais experientes, quando vão viajar, colocam adesivos provisorios tipo contato nos locais de maior atrito com o corpo um com objetos e bolsas. Use contacto transparente e para que depois ele saia com mais facilidade, comprima a parte adesiva dele contra um pano limpo antes de colaca-lo na moto. E depois é só retira-lo quanto retornar da viagem. (veja no tópicoicas Rapidas de Conservação).

    Se ainda ficar com duvidas, volte a perguntar...

    Abraços

    tasmotos

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    48
    Posts
    366

    Re: Lavagem Artesanal e Personalizada de Motocicleta

    A moto é preta, nesse caso então é pintura sem verniz por cima é isso?

    Bom, acho que vou tentar com alguma dessas pra automóvel, pelo que entendi elas são menos agressivas né.. se não resolver
    daí eu tento com essa pérola líquida.

    Eu já vi o pessoal colocando uma espécie de papel celofane (nem imagino como "instalam" isso, pra proteger de insetos e
    pedrinhas, mas sei lá.. eu sempre fui meio encanado que tb se não chover talvez o plástico com um solzão rachando em cima
    poderia queimar a pintura.
    Acho que uma boa nesses casos seria usar daqueles filmes-plástico de embalar comida né, será que funciona, sem perigo de
    queimar a pintura debaixo de sol forte?

  6. #6
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re: Lavagem Artesanal e Personalizada de Motocicleta

    Cassio,

    Normalmente o preto é sem verniz, mas existe tambem preto com verniz, eu tive uma Intruder 250 que era metalico com verniz.
    A diferença entre com e sem verniz, é que a pintura sem verniz solta tinta no pano quando esta encerando, e a com verniz não.
    Deve-se ser mais moderado na aplicação da cera, nos casos da pintura sem verniz, pois há um desgste maior.
    Como lhe falei antes para proteção utilize ceras protetoras ou ceras auto brilho, elas formam uma pelicula protetora sobre a pintura. Funcionam mais ou menos como filtro solar igual ao dos protetores para a pele.

    Abraços

    tasmotos

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Idade
    48
    Posts
    2

    Smile ajuda

    Tas achei o comentário excelente , montei um pequeno lava rápido pois estava desempregado, surgiram algumas motos e dispensei pois só havia lavado minha xl 125 ate hj rs, gostaria de saber o basico para lavar , pois muitos me ensinaram mas da forma errada,e eu não quero que as pessoas saiam insatisfeitas , se puder me orientar agradeço Ricardo Santo André-São Paulo. Obrigado

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •