Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 24

Tópico: Morre Gurgel

  1. #1
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Morre Gurgel

    Tá certo que é um fórum de motos mas vale a pena postar aki, infelizmente faleceu recentemente um grande Engenheiro e visionário do Brasil. Muito pouco valorizado em nosso país.


    Engenheiro faleceu aos 82 anos de idade em São Paulo. Ele sofria de Mal de Alzheimer há oito anos.

    Fabrício Migues

    Morreu nesta sexta-feira em São Paulo aos 82 anos João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, criador da extinta Gurgel, a mais importante fábrica de carros 100% brasileira. O corpo dele foi enterrado neste sábado às 13h.Gurgel sofria de Mal de Alzheimer há oito anos.

    Gurgel fundou a fábrica que levava seu nome em 1969 em Rio Claro, interior de São Paulo. Entre 1976 e 1990 a empresa passou por um período bastante lucrativo por causa da proibição de importação de carros. No entanto, com a abertura do mercado brasileiro e a redução de impostos para carros 1.0, a montadora não conseguiu se sustentar e foi fechada em 1994.

    Gurgel era um visionário. Cometeu alguns acertos e outros erros. Tentou criar o carro elétrico, criticou o programa brasileiro do álcool e apostou forte nos utilitários esportivos, segmento em alta atualmente. De qualquer forma, marcou seu nome na história do Brasil.


    Um pouco da história:
    http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig....be_gurgel2.htm

    http://gurgelmotores.vilabol.uol.com.br/

    Uma pena que somente hoje em dia as questões ambientais estão sendo levadas a sério. Gurgel tinha isso em mente desde o início de sua fábrica de carros nacionais. Podem falar que é feio, que num anda nada, mas era um projeto muito interessante e merece o respeito e a valorização de todos. Uma pena que em nosso país pessoas como essas não são valorizadas...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  2. #2
    Super Piloto Avatar de Christian
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Videira - SC
    Idade
    36
    Posts
    5.776

    Re: Morre Gurgel

    Uma hora ia ter que morrer né? :P
    Que descanse em paz.

    Ele fez a parte dele, pena não termos tanto investimento no mundo automotivo com produtos nacionais.

    Abraços!
    Casamento é o processo de descobrir que tipo de homem a sua mulher teria preferido!
    Fotos da XTZ

  3. #3
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Morre Gurgel

    Eram fabricados vizinhos daqui...
    Num sei se tem bastante pelo resto do brasil, mais só vejo esse gurgelzinho aqui pela cidade mesmo...

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  4. #4
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Morre Gurgel

    Cara.. o Brasil tem quase tudo pra ser o maior país do mundo... o mais forte em tudo... só falta investimento, incentivo.. em resumo: VONTADE!!
    Temos um país q dificilmente sofre com catástrofes naturais (exceto o último ano)... pelo menos se acontece não são tão graves qto os outros países. Temos os recusros naturais necessários para TUDO... mas não crescemos... naõ adianta.. política é foda!
    Alguém liga pro Bin Laden e pede pra ele arremessar uns 15 aviões no palácio do planalto... (akele de Brasília, eu nunca sei o nome direito)... eu agradeço!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  5. #5
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    Maceió - AL
    Idade
    37
    Posts
    1.422

    Re: Morre Gurgel

    aqui ainda se vê uns poucos nas ruas, como o Furious disse o "Brasil tem tudo", mas não aproveita quase nada.
    [img width=417 height=130]http://img201.imageshack.us/img201/4346/sixteen125zb8.jpg[/img]

  6. #6
    mantabodyboarder
    Guest

    Re: Morre Gurgel

    Gurgel tinha jipes, superminis, br800, vários carrinhos que não eram bonitos, mais tinham seu charme e eram uma opção muito honesta.

    Um amigo teve um e aguentou por muito tempo direto no litoral, só usando de fds ou feriado, cabia 4 pessoas e ele carregava 7 dentro, passava em buraco, lombada, inundação.

  7. #7
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Morre Gurgel

    Morre um BRASILEIRO, como eu escrevi, em LETRAS MAIÚSCULAS. Mais um brasileiro morto fadado ao fracasso pela ganância de empresas multinacionais e seu podre lobby junto aos nossos congressistas ladrões. O Brasil estaria a frente das empresas que hoje se gabam de desenvolver carros híbridos se nossos governantes sem visão tivessem apoiado este grande homem. Nada mais a acrescentar.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  8. #8
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Re: Morre Gurgel

    O Ivan já disse tudo........

    Dispensando meus comentários.......
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Morre Gurgel

    Muitos aki achavam feios seus carros, eu já acho interessante. Um motor de 2 cilindros opostos e com a proposta de um carro urbano. Muitos criticavam, mas muitos países importavam seus jipes para serem usados nas forças armadas. Não sei se vcs viram, tinha um Jipe aí que tinha garantia de 100.000km rodados. Qual fabricante hoje em dia dá uma garantia dessas?

    Infelizmente só daremos valor daki uns anos e logicamente vão se lembrar dele, vão ter orgulho dele e vão dizer que ele era um brasileiro, só que será tarde demais...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São Paulo-Itaquera/Teófilo Otoni-MG
    Idade
    36
    Posts
    8.174

    Re: Morre Gurgel

    Não sei se vcs conhecem, um carrinho muito bonitiunho da Mercedes chamado Smart >Lançado em 1999 ele eh febre na Europa e os que são vistos por aki (apesar dele ter motor brasileiro) eh por importaçao independente e eh o olho da cara!!! detalhe para o Tamanho desse Smart 2,5 metros de comp.,praticamente o tamanho no nosso BR 800 Supermini

    eu sei de uma Historia sobre ele ,quando em 1990 Gurgel havia recebido em sua fabrica uma multa de velocidade de 126 km/h nao so a pagou como colocou a multa em um quadro na sala de seu escritorio...

    os Supermini são os carros que mais gostava da Gurgel apesar dos Carajas serem muito bonitinhos tbm...

    valeu... :lol: :lol: :lol:





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

  11. #11
    mantabodyboarder
    Guest

    Re: Morre Gurgel

    João, na Europa esses carros vendem.

    O Twingo por lá era um carro jovem, onde um casal poderia viajar e "acampar" no próprio carro. E ele é 1 palmo menos que o antigo Ka!

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    65
    Posts
    1.159

    Re: Morre Gurgel

    Este cara merece não só ser lembrado mas reverenciado por tudo que fez.

  13. #13
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Morre Gurgel

    Eu vi em algum lugar que iam vender o smart em serie no brasil, bem mais barato do que se consegue por importação...
    Tem uma senhora aqui perto que tem um preto e prata...bem bonitinho...

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  14. #14
    Super Piloto Avatar de Wanderson
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    PQP
    Idade
    42
    Posts
    6.278

    Re: Morre Gurgel

    a fabrica eh ou era perto de são carlos neh?
    qndo eu ia pra araraquara eu sempre via a fabrica
    cheio daqueles "mini carros" rssss
    GS500E 08/09

  15. #15
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Morre Gurgel

    Citação Postado originalmente por Wanderson Ver Post
    a fabrica eh ou era perto de são carlos neh?
    qndo eu ia pra araraquara eu sempre via a fabrica
    cheio daqueles "mini carros" rssss
    É em uma cidade aqui do lado, rio claro...

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •