Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 19
  1. #1
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    68
    Posts
    738

    Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.


    Apesar de ser um ótimo lubrificante, a grafite não deve ser aplicada em conjunto com óleos e lubrificantes em geral, pois ela só tem a capacidade lubrificante em estado puro.

    Apesar de ser um ótimo lubrificante, a grafite não deve ser aplicada em conjunto com óleos e lubrificantes em geral para lubrificar a corrente de motocicleta.

    Suas propriedades de lubrificação podem ser facilmente verificadas.

    E só pegar o pó produzido quando se aponta um lápis, colocar entre os dedos e esfregá-los.

    Eles deslizam com muito mais facilidade, por causa da disposição em camadas das moléculas de carbono que formam a grafite.

    As mais externas aderem firmemente ao dedo, enquanto as internas deslizam umas sobre as outras. Isso reduz o atrito e, conseqüentemente, confere à grafite sua propriedade lubrificante.

    Contudo, essa propriedade só é mantida quando ela está em estado puro e em pó. Ao ser misturada com óleos e graxas lubrificantes, sejam eles minerais ou sintéticos, fica neutralizada.

    Pior que isso: dependendo do tamanho das partículas de carbono, elas podem funcionar como abrasivos.

    Obs: Este trabalho foi elaborado a partir de citações técnicas feitas por engenheiros mecânicos e engenheiros químicos da industria automobilística.

    Abraços,

    tasmotos – Tomás André dos Santos

  2. #2
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Isso não é inteiramente verdade, depende com que ela é misturada

    eu na verdade nunca gostei destas misturas caseiras

    a graxa grafitada, por exemplo é muito eficiente em muitos casos em que outros tipos de graxas não resolvem

    já utilizei muito essa graxa e uso até hoje, principalmente em locais onde ocorre aquecimento
    ex. utiliso ela em colunas de matrizes e nos pinos extratores das mesmas

    mas na moto nunca usei

    http://www.lubrificantes.net/grx-002.htm

    Graxas grafitadas
    A graxa grafitada com lubrificantes sólidos , na sua maioria,é prevista para condições de
    atritos mistos em baixas velocidades ou elevadas cargas. Estes produtos com lubrificantes sólidos, como por exemplo graxas grafitadas ou com bissulfêto de molibdênio, podem aumentar a vida útil dos rolamentos consideravelmente.

    Geralmente a graxa com bissulfêto de molidênio é indicada para mancais lisos e
    mancais de rolamentos, enquanto a com grafite é mais indicada para a
    lubrificação de cabos de aço e engrenagens abertas.

    Desvantagem dos dois lubrificantes sólidos acima citados é sua cor preta e sendo assim eles tem sua aplicação restrita em diversos segmentos da indústria como por
    exemplo na indústria têxtil, alimentícia, farmacêutica etc.

    Para estes casos de aplicação foram desenvolvidos produtos com lubrificantes sólidos
    brancos a base de PTFE (politetrafluoretileno), oxido de zinco etc.

    Quando encontramos massas com cobre, alumínio, zinco ou outros lubrificantes
    sólidos em geral não falamos mais de graxas, porém de pastas de montagem.
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  3. #3
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    68
    Posts
    738

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Citação Postado originalmente por casali Ver Post
    Isso não é inteiramente verdade, depende com que ela é misturada

    eu na verdade nunca gostei destas misturas caseiras

    a graxa grafitada, por exemplo é muito eficiente em muitos casos em que outros tipos de graxas não resolvem

    já utilizei muito essa graxa e uso até hoje, principalmente em locais onde ocorre aquecimento
    ex. utiliso ela em colunas de matrizes e nos pinos extratores das mesmas

    mas na moto nunca usei

    http://www.lubrificantes.net/grx-002.htm
    casali

    Essa informação eu levantei já a mais de quase quatro anos, quando comecei a escrever a matéria sobre Conservação de Corrente que tenho postado no Manuais e Tutoriais.
    Para isso tomei como base o depoimento de dois engenheiros mecanicos, um da Honda e outro da Caloi, e de um engenheiro quimico da Mobil Oil.
    Alem disso, a alguns anos atraz tive um cliente que era vendedor de grafite para diversas aplicações quimicas e industriais. Ele confirmou que como lubrificante ela sempre foi utilizada em pó sem nenhuma adição pelos seus clientes.
    Na epoca, cheguei até a assistir um pequeno video de institucional demonstração.
    A grafite é lisa e escorregadia porque suas microparticulas são como "escamas" que deslizam umas sobre a outras. O video mostrava que a mesma deveria ser usada pura, pois se existir qualquer outro componente entre essas "escamas" elas não tem como deslizar.
    Acredito que quando acrescida ao outro lubrificante isso não ira prejudicar a lubrificação, mas ela não ira funcionar da forma como normalmente ela é utilizada.
    Mas, ressalvo que desconheço totalmente a ação da grafite acrescida a outros lubrificantes por outros motivos, como voce citou, por exemplo, relativo a temperatura, assim sua afirmação é bem logica e não se contrapõe ao que pequisei e descobri.
    Outro fator importante a se considerar, é que a conservação da corrente não é resultado apenas da lubrificação, mas sim de diversos outros fatores, como citado na minha matéria.

    Forte abraço,

    tasmotos

  4. #4
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Continuo discordando da sua citação,

    a graxa grafitada é usada a muito tempo, e sua eficiência é comprovada,


    inseri uma matéria falando de suas propriedades,

    mas ela não é simplesmente grafite misturado com óleo ou graxa, é um composto especialmente desenvolvido,
    outra peculiaridade desse composto é que ele é facilmente lavado por água
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  5. #5
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Bom, não tenho nenhum conhecimento tecnico sobre o assunto, mais o spray que eu uso para a corrente tem varios elementos, oleo mineral e sintetico, agentes anti oxidantes e fixantes e mais um monte de coisa incluindo grafite, agora se ele tem capacidade de agir nessas condições não sei!

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  6. #6
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Usem óleo puro e sejam felizes!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  7. #7
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    68
    Posts
    738

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.


    Casali,

    Gostei de sua atitude de não concordar, é muito legal discutir um assunto em alto nivel, isso é crescimento é desenvolvimento do nossos pensamentos, é para isso que serve o forum.

    De uma observada nisto:

    Parte de meu comentario acima: "não deve ser aplicada em conjunto com óleos e lubrificantes"

    Parte de seu comentario acima: "ela não é simplesmente grafite misturado com óleo ou graxa"

    Acredito, não tenho certeza, mas parece que estamos falando a mesma coisa, o que voce acha?

    Sempre consegui em minhas transmissões, kilometragens entre 40.000 a 45.000 km, mas tenho absoluta certeza que o produto utilizado na lubrificação não foi o unico fator responsavel por esse desempenho.
    Dessa forma quando resolvi escrever uma matéria sobre o assunto (postada neste setor em tópico prooprio) procurei encorporar nela todos os fatores que podem contribuir com a durabilidade do conjunto de transmissão secundario.
    Agora se seguir-mos as orientações tecinicas oficiais de fabricantes e engenheiros da area, temos que concordar o Furious... o correto é Oleo Sae 90.

    Abraços

    tasmotos


  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    438

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    eh simples.

    a graxa da molykote nao é grafitada, é com bissulfeto de molybdenio. uso e revendo toda linha molykote e é fantastico o que o bissulfeto faz na vida util das peças.

    nao confundam molykote com grafite.

    Florianopolis-SC
    VW - Gol 1.8 Mi / Honda - C100 Biz + / Specialized HardRock Pro Disk
    Cm Racing - NGK Plugs - Molykote Sponsored

  9. #9
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    tasmotos,

    realmente, a discussão é sempre boa,, principalmente com quem sabe debater

    Agora entendi a sua matéria, mas no início estava confundindo, pois você estava falando das misturas caseiras,
    agora se comprarmos a graxa pronta ela é bem eficiente, isso eu estava confundindo


    buzato,
    a MOLYKOTE 1000 não possui grafite?
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    438

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    não. a molykote 1000 é uma pasta de cobre pra rosqueamento em alta temperatura.
    Florianopolis-SC
    VW - Gol 1.8 Mi / Honda - C100 Biz + / Specialized HardRock Pro Disk
    Cm Racing - NGK Plugs - Molykote Sponsored

  11. #11
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    ;/ ;/ ;/ ;/

    bom saber isso aí, eu sempre usava grfite em pó e óleo para lugrificação de cabos
    e realmente, no começo fica muuuito leve, mas é bem pouco duradouro...

  12. #12
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Guarapuava - Paraná
    Idade
    36
    Posts
    4.253

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    bom saber disso, sou usuario do ólinho mesmo... lavou, passou denovo... sempre...
    Ex - Yes 125cc Preta, com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Ex - XTZ 250X Preta, com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Atual Biz 125 ES Preta com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Isso me persegue...
    Atlético Paranaense - Furacão, Te amo em Qualquer Divisão!

  13. #13
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    68
    Posts
    738

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Citação Postado originalmente por buzato Ver Post
    eh simples.

    a graxa da molykote nao é grafitada, é com bissulfeto de molybdenio.  uso e revendo toda linha molykote e é fantastico o que o bissulfeto faz na vida util das peças.

    nao confundam molykote com grafite.

    buzato

    Realmente...

    No meu tutorial de manutenção e conservação de corrente para as pessoas que não acostumam com o oleo puro por causa dele ser liquido escorrer com facilidade, eu aconselho colocar um pouco de graxa nele para dar um pouco mais de consistencia.

    Eu tambem faço isso, e acrescento junto com o oleo sae 90 um pouco de graxa especial, que contem bissulfeto de molybdenio.

    Abraços

    tasmotos

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    438

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Citação Postado originalmente por tasmotos Ver Post
    buzato

    Realmente...

    No meu tutorial de manutenção e conservação de corrente para as pessoas que não acostumam com o oleo puro por causa dele ser liquido escorrer com facilidade, eu aconselho colocar um pouco de graxa nele para dar um pouco mais de consistencia.

    Eu tambem faço isso, e acrescento junto com o oleo sae 90 um pouco de graxa especial, que contem bissulfeto de molybdenio.

    Abraços

    tasmotos
    Então Taz, eu nao recomendo graxa alguma para correntes, apenas estava botando a limpo que a graxa da molykote não possue grafite em sua formula, e sim bissulfeto de molybdenio, que é outra substancia totalmente diferente, a única que aguenta carga, pressão e temperatura.

    Para lubrificação de correntes, o que a molykote recomenda (e é a que eu uso) é a Molysil, um óleo em spray, que não faz sujeira, e penetra bem nos elos. Após um tempo o solvente evapora, o óleo fica aderido aos elos e não faz sujeira. Por questão estética não se usa bissulfeto de molybdenio em sua formulação, visto que o mesmo é de coloração escura. O que posso dizer é que vou 3x por semana visitar minha namorada que mora na praia de canasvieiras, pego bastante areia e mesmo assim tinha pouca coisa grudada em minha corrente. É muito bom este molysil.

    Estou pensando seriamente em fazer teste com algum produto da molykote com bissulfeto de molybdenio em minha corrente, talvez depois que eu trocar a relação. por enquanto minha moto tem apenas 4mil km, vai demorar um pouquinho eheh

    Abraços
    Florianopolis-SC
    VW - Gol 1.8 Mi / Honda - C100 Biz + / Specialized HardRock Pro Disk
    Cm Racing - NGK Plugs - Molykote Sponsored

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Jaguariúna
    Idade
    37
    Posts
    617

    Re: Não utilize Grafite com óleos e graxas para lubrificação de corrente.

    Já fiz a mistura de Graxa + Óleo SAE90, porem não gostei, parece que o oléo perde a viscosidade, e sai mais facil ...
    Virago 98

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •