Prezado Piccoli,
Já tive vários scooters e recentemente andei na Burgman do Celso Pin para tirar minhas dúvidas, e acho que posso te responder às suas perguntas:
- ele arranca rápido? Melhor que a Intruder 125, talvez?
R.: Sozinho, com certeza (~75 kg), com garupa, talvez igual, pois os rpm da burgman aparentemente chegam nuns 6.000 giros no máximo (ela não tem conta-giros, isto eu estimei pelo barulho e vibração do motor), isto serve para dar uma vida útil do motor bem maior.
- é possível manter 80/90 Km/h em estrada, somente piloto?
R.: Com certeza. O variador dela (seria como o câmbio) chega até 70 km/h na mesma rotação do motor, isto á umas 6.000 rpm, a partir daí é só o giro do motor que aumenta pois a polia já chegou no limite, e como o vermelho está no 110 km/h, imagino que a 90 km por hora o motor esteja a 9.000 rpm e a 110 km/h a 11.000 rpm, daí dá para você ter uma base de quanto vai forçar a 80, 90, 100 ou 110 km/h. É lógico que como não dá para reduzir para "4ª" marcha na subida, ela vai perder velocidade até uns 70 ou 75 km/h nas subidas e você não vai poder fazer nada para mudar isto.
- com duas pessoas, ele não patina muito para arrancar ou subir?
R.: De jeito nenhum a embreagem vai patinar, a marcha de saída é bem curta o que traz conforto e torque na arrancada mesmo com garupa, e na subida, e sem patinar.
- as rodinhas dele pedem asfalto liso, ou dá para encarar paralelepípedo?
R.: Bem, esta era a minha maior dúvida, mas incrivelmente ela se saiu muito bem nas ruas remendadas. Não pude pegar paralelepípedo, mas comparando com a Jog e Axis que também têm rodas aro 10, ela é imensamente superior no conforto e estabilidade. Seu peso avantajado e a suspensão bem calibrada transmitem firmeza e conforto, mesmo nas ruas mais remendadas e com depressões (Celso, não meti sua burgman na buraqueira, apenas andei na Avenida Itavuvu, e você sabe como o asfalto lá é bem remendado)
- Perto da minha casa tem um Burgman amarelo e ourto bordô, muito lindos, mas eu levo medo dele não andar bem, tenho cerca de 75 quilos e de vez em quando levo carona.
Nota: com 75 kg ela vai muito bem, até com 100 kg, eu diria. Se sua garupa tiver mais de 70 kg, ela vai sofrer da mesma maneira que qualquer outra 125 sofreria, neste caso eu recomendaria após a garantia colocar uns roletes de Yamaha Axis, que são mais leves e aumentam os giros na arrancada, dando maior força em subidas e mais de 100 kg de peso.
Com certeza se eu conseguir vender minha Jog (já está anunciada), pegarei uma Burgman, achei ela excelente. Só uma coisa: a Jog 70cc é bem mais forte que a Burgman na arrancada, e esta é a única ventagem que a Jog ainda tem sobre a Burgman (e o preço do IPVA também, hehehe).
É isso aí.

Responder com Citação