Messa com o multímetro nos pólos da bateria, se ficar com menos de 13v a bateria irá descarregar, se ficar com mais ela irá carregar normalmente, o motor tem que estar ligado.
Bem, creio que a medição a ssim seja a da tensão (em paralelo). Mas penso que vale medir assim, já que a tensão é diretamente proporcional à intensidade de corrente.
Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.