Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 33
  1. #1
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Bragança Paulista. - SP
    Idade
    44
    Posts
    99

    5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Pessoal, vi muita gente pensando que ter 6 marcha é melhor doque ter 5, mas não é verdade e vou explicar porque. (referente Twister x Fazer)

    Acontece que a as diferenças entre o projeto dos motores e tmb a questão da injeção trazem diferenças enormes entre as duas motos na quesito "faixa útil" de rotações.
    Como não estou no momento com os numeros em mãos, vou apenas chutar valores para exemplificar:
    Imagine q a partir de 3mil rpm a fazer já esta torcuda e cheia de gas pra dar e que isso vá até os 8, 9 mil.... Então por ter uma grande area de utilização do RPM vc pode ter uma diferença grande de redução entre as marchas que não vai afetar o desempenho da moto e tmb evitar trocas constantes de marcha.
    Ja a Twister tem uma faixa util muito menor... é como dizer que ela só andasse entre 7,000 rpm e 9 mil... Quer dizer que uma diferença grande entre uma marcha e outra, faria com que o RPM caisse d+, obrigando a pessoa sempre esticar ao maximo antes de por marcha...
    Porem o mais importante é o seguinte: Precisamos parar de achar q tal moto tem uma marcha a mais! Tipo pra aliviar o motor.... pensem q é a exatamente a mesma merda só que dividido em mais partes....
    Simulação:
    Vamos dizer que a primeira marcha das duas motos tem poder = 1 e a ultima marcha tem poder igual a 100 !
    Ou seja... quanto mais marcha colocar na moto vc apenas vai estar diminuindo o tamanho do pulo entre as marchas.... Então uma moto com 100 marchas o pulo seria de 1 unidade. E isso só faria vc trocar mto mais de marcha.
    E pra terminar....
    No caso especifico da Twister X fazer, ter uma marcha a mais é desvantagem.... vc tem muito mais troca de marcha e é mais cansativo, enquanto a fazer oferece pilotagem mais confortavel....

    Existe uma matéria muito bem feita sobre esse assunto mas nao achei o link agora pra postar. Quem achar fique a vontade pra postar logo abaixo. Se não me engano foi o site do motonline que deu a explicação...


    Abraços a Todos da comunidade. :OK:

  2. #2
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Isso depende unicamente do motor e seu propósito.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Isso depende muito to projeto de todo o conjunto, como por exemplo os carros V8 mais antigos que eram 3 marchas e ao mesmo tempo que tinha uma boa final tinha um bom torque em todas as faixas de rotação, vc dava quase 120km/h em 1ª marcha mas em baixa rotação vc tinha torque.

    O Maverick é 4 marchas e em momento algum vc precisa reduzir na pista, nem para ultrapassagens nem em subidas, e vc usa a quarta desde 60km/h até 170km/h tranquilamente.

    Em motos é a mesma coisa, não existe qual é melhor, em nossas pequenas motos creio que não precisamos mais do que 4 ou 5 marchas.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  4. #4
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    A Twister agora esta com 20% mais torque, por isto agora terá apenas 5 marchas.
    Eduardo

  5. #5
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    A Twister agora esta com 20% mais torque, por isto agora terá apenas 5 marchas.
    Finalmente ! Ficou com "apenas" 26hp, e provavelmente um motor bem mais agradável de se andar no transito, além de econômico !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  6. #6
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Eu acho que vai ser uma boa moto. Se tivesse grana pra investir numa moto mais cara, possívelmente pegaria uma.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  7. #7
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    depende se for numa honda é tudo otimo se for outra marca nenhum dos 2 presta

    Pq honda é honda.

    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  8. #8
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Citação Postado originalmente por Roberval3000 Ver Post
    depende se for numa honda é tudo otimo se for outra marca nenhum dos 2 presta

    Pq honda é honda.
    Mais um comentário inédito.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Ilhéus - Bahia
    Idade
    39
    Posts
    4.556

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Quando somente a fazer tinha 5 marchas todo mundo metia o pau nela... agora que a tw tem o pessoal justifica e fala que é melhor...

    O papai da R1 não iria projetar uma moto com cinco marchas por acaso.

    Em relação a IE e o aumento da faixa útil do motor.

    Isso aconteceu com a biz, que tinha torque máximo em 3.5 e agora tem a 3 se não me engano.

    abraço!
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

  10. #10
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Impressionante como tudo aqui vira briguinha de marca. Ô saco ...
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Bonito MS
    Idade
    39
    Posts
    3.213

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Bacana, gostei do post e achei bastante válido a explicação! Realmente se percebe que a nova cb300 mudou para 5 marchas pelo ganho de torque em uma maior escala de rotação!
    [img width=312 height=130]https://lh4.googleusercontent.com/-fc4v3Wf6r4Q/TeuYRdSPZjI/AAAAAAAAAVE/ZBSjegwE93I/ass.jpg[/img]

    Já viu minha Banana hoje??rsrs
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...opic=26117.200

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Ilhéus - Bahia
    Idade
    39
    Posts
    4.556

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Impressionante como tudo aqui vira briguinha de marca. Ô saco ...
    Eita... desculpa...

    Não foi a intensão =]

    Só acho engraçado quando isso acontece...

    Abraço!!
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

  13. #13
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Bragança Paulista. - SP
    Idade
    44
    Posts
    99

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Gente realmente minha intenção não é defender marca alguma!
    Sinceramente eu queria dizer q assim como a grande maioria achava que MAIS é MELHOR! E só depois de ver uma matéria sobre o assunto fui entender q não é assim... Realmente hj eu vejo que ter 5 marchas "NESTE CASO ESPECIFICO" é melhor... portanto fiquei contente dessa evolução da honda... Lembrando q acho a Fazer uma moto excelente e realmente o grande lance da fazer é o conforto... é uma delicia de guiar... Mas enfim... nao vamos falar de marcas... vamos apenas agradecer a concorrencia entre os fabricantes para que nos tragam motos cada vez melhores.

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Ilhéus - Bahia
    Idade
    39
    Posts
    4.556

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Citação Postado originalmente por KakarutoBR Ver Post
    Gente realmente minha intenção não é defender marca alguma!
    Sinceramente eu queria dizer q assim como a grande maioria achava que MAIS é MELHOR! E só depois de ver uma matéria sobre o assunto fui entender q não é assim... Realmente hj eu vejo que ter 5 marchas "NESTE CASO ESPECIFICO" é melhor... portanto fiquei contente dessa evolução da honda... Lembrando q acho a Fazer uma moto excelente e realmente o grande lance da fazer é o conforto... é uma delicia de guiar... Mas enfim... nao vamos falar de marcas... vamos apenas agradecer a concorrencia entre os fabricantes para que nos tragam motos cada vez melhores.
    Pessoal aqui ta meio traumatizado pro lado das marcas... ui ui

    Mas chefe... Muito obrigado pelo esclarecimento

    O único problema que vi nas 5 cinco marchas da fazer, é o consumo em viagens, pelo menos segundo alguns testes, ela chega a fazer menos de 20km/l por trabalhar sempre em alta...
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

  15. #15
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!

    Citação Postado originalmente por KakarutoBR Ver Post
    Gente realmente minha intenção não é defender marca alguma!
    Sinceramente eu queria dizer q assim como a grande maioria achava que MAIS é MELHOR! E só depois de ver uma matéria sobre o assunto fui entender q não é assim... Realmente hj eu vejo que ter 5 marchas "NESTE CASO ESPECIFICO" é melhor... portanto fiquei contente dessa evolução da honda... Lembrando q acho a Fazer uma moto excelente e realmente o grande lance da fazer é o conforto... é uma delicia de guiar... Mas enfim... nao vamos falar de marcas... vamos apenas agradecer a concorrencia entre os fabricantes para que nos tragam motos cada vez melhores.
    Eu fiquei sabendo das 5 marchas da CB300 agora ... mas certamente eles estão "sob influência" da Fazer, que andava tão bem (ou melhor) do que a antiga Twister, com uma marcha a menos. O marketing conta muito, pois o povo só quer saber de potência. Potência em rotação máxima não é nada para quem não é piloto de motoGP.

    ps: Alguém já usou todas as 21 marchas daquelas bicicletas ?
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •