Parem o mundo que eu quero descer...
Bom pessoal, depois de mais de 1 ano longe do forum e longe da motoca, começo a voltar lentamente à ativa.
A restauração da Turuna 82 já está 90% concluída. O problema do motor foi resolvido, comprei uma titan 97 com a frente batida em um leilão em SP e para minha sorte o motorzinho estava lacrado, com 47.000 km originais, STD, sem folga nem vazamentos e como o quadro da Turuna é praticamente o mesmo das titan até 99 foi plug and play.
Agora com CDI acabou a novela dos acertos de platinado. Tá um relógio suiço.
Me falta apenas um tanque de combustível que em breve estará na mão. Pena não ter como postar as fotos aqui mas me proponho a ajudar outros que queiram fazer alguma adaptação de mecânica preservando ao máximo a originalidade.
"Não sou motoqueiro, sou motociclista"
- Se estiver pilotando uma moto, lembre-se de que não existe "VIA PREFERENCIAL". Olhos abertos sempre!!!
- Olhe nos olhos de outros condutores em cruzamentos e antes de fazer ultrapassagens (pelo retrovisor deles) para ter certeza de que você foi visto, e na dúvida: BUZINE!!! BIP BIP
- Falando em manutenção, pneus e freios sempre 100%...eles podem salvar sua vida!
Cara, não faz isso, o mais importante, o charme da Turuninha é o motor, se trocar o motor não vai mais ser uma turuninha... vai ser só mais uma moto...
Agora já foi...na verdade minha intenção é usar a moto no dia a dia e nos finais de semana fazer uns passeios em cidades próximas e um motor mais moderno e confiável vai me permitir fazer isso sem medo de ter que parar no meu do caminho pra regular ou trocar o platinado.
Mas entendo a sua opinião e a de muitos outros que preferem manter o sistema antigo, mas te confesso que nunca fui muito fã desses motores com platinado e ainda mais com corrente de comando. O bom e velho sistema de varetas é ninja!!!
Meu objetivo desde o começo foi o de montar uma moto pro cotidiano e que não fosse muito visada pela malandragem, mas do jeito que o bichinho tá ficando com a roupa nova e os cromados tinindo vai ser difícil não chamar a atenção. :-/
- Se estiver pilotando uma moto, lembre-se de que não existe "VIA PREFERENCIAL". Olhos abertos sempre!!!
- Olhe nos olhos de outros condutores em cruzamentos e antes de fazer ultrapassagens (pelo retrovisor deles) para ter certeza de que você foi visto, e na dúvida: BUZINE!!! BIP BIP
- Falando em manutenção, pneus e freios sempre 100%...eles podem salvar sua vida!
Só não dê fim no motorzinho antigo dela, dexa ele bem guardadinho, se um dia você querer vender, com o motor original vai valorizar bastante!
Stone, aproveitando a deixa e sabendo que você mexe com as motocas, me diga se tú não conseguiria aqueles parafusos Philips 6 x 16 que prendem a trava do guidão da turuna e das cg's. Pelo que sei são os mesmos que vão na mesa do magneto das cg's e tenho quase certeza que também vão nas dt 180. Se arrumar uns 6 eu pago por eles e o frete.
Cara, sugiro que aos poucos vc vai indo montando o motor dela original, o mais tesão dela é aquele motor OHC.
Parem o mundo que eu quero descer...
Beleza Diego?
O motor já vendi aberto...coloquei no mercado livre e vendeu em 2 horas.
Será que tú não desentoca por aí os parafusos que eu preciso?
Resta a personalização. Pois por mais que aparente ser original, é uma adaptação.
Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.
Caro Douglas, não tenho como negar que é uma adaptação mas, mas, não é qualquer adaptação no sentido pejorativo = gambiarra. A moto foi refeita nos padrões de fábrica, jateamento, pintura eletrostática em tudo o que era preto, cromagem de tudo o que era cromo, zincagem de tudo o que era zincado e todos os parafusos que estão na moto são inox. Os aros são zero km, originais honda, , raios inox, camaras e pneus pirelli MT 90, freios, relação, painel, rolamentos, retentores, tudo foi colocado zero, sem aproveitar nem remendar nada.
As únicas coisas que não são dela são o chicote, o cdi, retificador, bateria, lampadas, resistores de carga dos piscas e o relé do pisca, pois era original 6 volts e tive que trocar. Tudo novo.
Deixei um sistema arcaico com platinado, corrente de comando e elétrica 6 volts para adotar um sistema moderno, robusto e confiável que me levará aos mesmos lugares onde uma Titan 2011 for.
É uma questão de gosto. Tem gente que gosta de fusca com platinado e os bizorros vivem na oficina para dar uma voltinha no domingo a tarde, outros optam pelo sistema de ignição eletrônica que não dá zebra e usam o veículo no dia a dia.
Não quero ganhar a "placa preta", quero a moto para usar a vontade e não me aborrecer.
Mas respeito sua opinião.
cara eu to querendo fazer justamente o contrario,, tenho uma turuna 83 com motor de titan 99 e to doido para voltar a mecanica original dela... ta certo que a 83 ja era cdi e 12 volts,,, mas mesmo assim ainda prefiro o ohc...
Também respeito sua opinião cara. Mas um motorzinho OHC anda muito e não encomoda. Esse seu motorzinho de turuna era com o volante minúsculo, hoje em dia não existe moto pequena que acompanhe uma tutuninha dessas. A de CDI anda um pouco menos mas não encomoda, isso posso te garantir, dá uma olhada no link da minha ML 88 na minha assinatura....
Mas deixando o assunto "motor" de lado, os parafusos eu não tenho cara, se eu tivesse eu te mandava eles, mas infelizmente não tenho. Dá uma pesquisada nas concessionárias, os parafusos que prendem aqueles pesos de guidom também servem, só que são um pouco maiores, tem que cortar um pedaço, eu acredito que não seja tão difícil de se achar. Qualquer coisa dá um toque que eu dou olhada por aqui pra ti
Abração!
Valeu Stone, encontrei os parafusos hoje em uma lojinha de peças aqui na minha cidade que o cara nem sabia aonde é que os parafusos eram usados. Achei no olho. Mas valeu!!!
Tambem sou assim. Deixar uma moto antiguinha em estado de zero pra me segurar depois pra não andar muito, só pra não prejudicar a mecanica original, sei lá não consigo. Vou querer andar mais e mais, e se for assim não quero fazer feio, quero uma coisa que eu saiba que não vai me encomodar, e que se vir a encomodar vai ser simples de consertar. Que não vou ter que sair por aí campeando peças, pagando caro e ainda por cima continuar com um sistema ultrapassado.
To louco pra terminar a minha RX, não vai ter quase nada de original na mecanica, mas continua sendo uma moto que vai chamar atenção onde passar, vai ser antiga na aparencia, mas moderna na parte funcional, igual está fazendo com a sua.
Prezado colega
uma pena ter chegado só agora neste fórum.
Tenho uma turuna 81, desde nova e podia ter dado uns pitacos na sua reforma.
A melhor coisa que você fez foi passar para cdi, e consequentemente para 12v, aquela lampadinha de 6v na iluminação era de matar, mas ao contrário do que se pensa o problema não é o platinado, mas sim o avanço do platinado que se deteriora muito rápido e faz o motor ficar quadrado, aí a gente dá um jeitinho deixando numa posição intermediária e a moto fica uma porcaria tanto de marcha lenta quanto de final.
A sua moto usa o famoso carburador eco......econômico, mas.......não anda nada....
Adapte um de aero ou de 150sport. Tem que mudar o coletor de admissão, colocando um com respiro da 150sport
Alguns colegas colocaram que o motor a cdi é frouxo....... e tem razão.
No lado direito do virabrequim fica a engrenagem que transmite o movimento dele para a carcaça externa da embreagem, e depois que veio o motor preto estas peças foram mudadas e muitos dizem que isto deixou o motor molenga, fora o cdi que tem rotação de corte, que não existe no platinado.
Estou com um motor de ml 85, mas a idéia é a que foi colocada no tópico, de colocar o cdi no motor da antiga 81, mas já vi que a tampa lateral esquerda não encaixa, a furação não é a mesma, teria que trocar a tampa esquerda do motor, não sei ainda se é possível, mas mesmo que fosse, teria que trocar a ponta do virabrequim do lado esquerdo para acomodar o rotor que é diferente.
Eu casei com esta moto, tenho também uma XLS125 87 motor preto ohc com câmbio de KS e cubo de roda traseira de 2000.
Uso esta moto todos os dias, e depois que passei para cdi nunca fiquei na mão, exceto quando fritou o cdi.
Se quiser a gente troca umas idéias por aqui.
Saudações aos companheiros de Turuna......