Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 18
  1. #1

    Verificar o erro do velocïmetro

    A maioria dos velocimetros tem erro de leitura.....
    A Quatro Rodas lançou a revista especial Motos e testou a XT 660 R
    Como mostra a foto abaixo, até a moderna XT com painel digital tem erro de leitura.....




    Aqui vai um tutorial pra verificar o erro do velocimetro da sua motoka:

    Ande uma certa distância em velocidade constante e marque o tempo em segundos.
    Transforme a distância em km e o tempo em horas(divida por 3600).
    Divida um pelo outro e você terá a velocidade real.
    Ex:Ande 1km (marque no hodometro mesmo) com o ponteiro a 80km/h e marque o tempo exato.
    Se der 47s, divida esses 47 por 3600 (para transformar em hora); e depois divida o 1km pelos 0,01305(divisão entre 47/3600):
    Velocidade real:76,63km/h (erro de 3,37km/h ou 4,2%)
    [img width=296 height=130]http://geocities.yahoo.com.br/gsi1000/multa.jpg[/img]
    Tenho um CG 98 BATIDA!!!!!

  2. #2
    Super Piloto Avatar de Wanderson
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    PQP
    Idade
    42
    Posts
    6.278

    Verificar o erro do velocïmetro

    será que o meu é ao contrario??
    Dou 120 e parece que anda mais mas o ponteiro fica colado no 120 e não sai nem com reza?
    rss
    GS500E 08/09

  3. #3
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    54
    Posts
    5.695

    Verificar o erro do velocïmetro

    Nenhum instrumento desses é muito preciso...por isso a margem de erro também existe nos radares eletrônicos que multam os veículos por excesso de velocidade...


    Fotos da minha moto ------->AQUI!!

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Joinville
    Idade
    39
    Posts
    434

    Verificar o erro do velocïmetro

    Tbm nao confio...
    [img width=501 height=130]http://i4.photobucket.com/albums/y138/gumapioia/assinatura_guma2.jpg[/img]

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Paulo - Capital
    Posts
    1.026

    Verificar o erro do velocïmetro

    mas kah uma dúvida.. c o velocimetro possue uma margem d erro.. o odometro naum teria erro tb... pois os dois trabalha junto correto ?!

    Abs,
    Smolder

  6. #6
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    54
    Posts
    5.695

    Verificar o erro do velocïmetro

    Citação Postado originalmente por Smolder
    mas kah uma dúvida.. c o velocimetro possue uma margem d erro.. o odometro naum teria erro tb... pois os dois trabalha junto correto ?!

    Abs,
    Smolder
    Num tenho certeza...mas acho q não...
    O odômetro marca o nº de voltas q dá o seu pneu dianteiro, consequentemente marcando a distância...vc percorre 100 km andando a 20 km/h ou a 100 km/h...a diferença é o tempo q vai levar para chegar...
    Agora o velocímetro eu num sei como é ajustado, embora realmente seja o mesmo cabo do odômetro...


    Fotos da minha moto ------->AQUI!!

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2005
    Posts
    102

    Verificar o erro do velocïmetro

    tem como "calibrar" o velocimetro??
    Honda CG TITAN ES 150cc Preta
    + Escape Roncar Alluminum Cromado
    + Retrovisores Cromados
    + Guidão de Strada

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Paulo - Capital
    Posts
    1.026

    Verificar o erro do velocïmetro

    Citação Postado originalmente por Guigo35
    Citação Postado originalmente por Smolder
    mas kah uma dúvida.. c o velocimetro possue uma margem d erro.. o odometro naum teria erro tb... pois os dois trabalha junto correto ?!

    Abs,
    Smolder
    Num tenho certeza...mas acho q não...
    O odômetro marca o nº de voltas q dá o seu pneu dianteiro, consequentemente marcando a distância...vc percorre 100 km andando a 20 km/h ou a 100 km/h...a diferença é o tempo q vai levar para chegar...
    Agora o velocímetro eu num sei como é ajustado, embora realmente seja o mesmo cabo do odômetro...
    e o velocimetro num eh assim também ?!?! pelo numero d voltas d pneu.. quanto o pneu girar mais rapido maior a velocidade.. assim marcando o odometro c mudar o tamanho da roda.. ira mudar desconfigurar a velocidade e o odometro... pois uma roda menor íra rodar no eixo mais vezes.. para percorrer a mesma distancia...

    Abs,
    Smolder

  9. #9
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Idade
    38
    Posts
    5.978

    Verificar o erro do velocïmetro

    massa esse topico... os velocimetro das duas titan q tive marcavam 10km/h a mais do q uma cb500 quando estavam lado a lado, tipo eu 50 e a cb tava a 40km... e uu nao sabia q a maioria das motos marcavam errado...

  10. #10
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    54
    Posts
    5.695

    Verificar o erro do velocïmetro

    Citação Postado originalmente por Smolder
    e o velocimetro num eh assim também ?!?! pelo numero d voltas d pneu.. quanto o pneu girar mais rapido maior a velocidade.. assim marcando o odometro c mudar o tamanho da roda.. ira mudar desconfigurar a velocidade e o odometro... pois uma roda menor íra rodar no eixo mais vezes.. para percorrer a mesma distancia...

    Abs,
    Smolder
    É verdade...faz sentido..... :-k :-k


    Fotos da minha moto ------->AQUI!!

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Paulo - Capital
    Posts
    1.026

    Verificar o erro do velocïmetro

    pois eh.. o ideal seria fazer este teste ond vc tenha certeza da distancia.. tipo d um ponto a outro..ex: numa br.. ond tem uns quadradinho q a distancia exata d 1km... ou.. c vc tiver as manhãs d medir 1k com a trena..heuehuehue.. aí dah..ueheuhe

    Abs,
    Smolder

  12. #12

    Verificar o erro do velocïmetro

    o erro do hodometro é muito pequeno.....
    O que causa o maior erro no velocimetro é uma espiral, q junto com um imã, transforma o movimento rotatório do cabo no movimento de sobe e desce do ponteiro....
    a 100km/h, uma cg tem em media 10km/h....
    se o hodometro tivesse erro tb, a moto iria andar 100km, e o hodometro marcar 110, e isso naum acontece....
    [img width=296 height=130]http://geocities.yahoo.com.br/gsi1000/multa.jpg[/img]
    Tenho um CG 98 BATIDA!!!!!

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    são paulo - sp
    Idade
    38
    Posts
    638

    Verificar o erro do velocïmetro

    Caaramba, porque o erro é só pra mais ?
    Não acontece de dar 120 e ser 130 não ?
    Quem não é visto, não é lembrado !!!
    "Motoka 4ever"

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Paulo - Capital
    Posts
    1.026

    Verificar o erro do velocïmetro

    Citação Postado originalmente por CGManíaco
    o erro do hodometro é muito pequeno.....
    O que causa o maior erro no velocimetro é uma espiral, q junto com um imã, transforma o movimento rotatório do cabo no movimento de sobe e desce do ponteiro....
    a 100km/h, uma cg tem em media 10km/h....
    se o hodometro tivesse erro tb, a moto iria andar 100km, e o hodometro marcar 110, e isso naum acontece....
    ambos tem erro pois trabalha junto.. o erro da velocidade tb eh pequeno..tipo.. c a moto rodar 100 km.. no odometro.. seria menos q 100 ...ex.. no painel a velocidade está a 80 km/h sendo q na verdade eh 74... menos velocidade.. mais lento o odometro roda...mais velocidade mais rápido o odometro roda...

    o esquema para ver c o odometro marca certo... eh denominar um ponto d saida... e um ponto de chegada... mais ou menos 2 km... ... faça o percurso.. a 30km/h depois faça a 120 km/h.. em velocidade constante... .. ou seja.. naum saia do ponto parado.. jah passe pelo ponto de partida.. com a velocidade final...zero o odomedro ao passar pelo ponto.. digo ... os q usa para marcar o cumbustivel.. tipo da xt 225 ou.. dt.. etc...

    Abs,
    Smolder

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2005
    Posts
    117

    Verificar o erro do velocïmetro

    Todo instrumento de medição apresenta erros de madidas, uns mais outros menos, mas todos, isso é uma regra que nao tem exceção, tem erros de medição....

    Só pra pensar, o cálculo que o velocimetro faz, seja eletronico ou mecânico, foi desenhado pra funcionar com um diametro de roda, quando vc monta nao moto, o pneu deforma, logo vc nao tem mais um circulo, isso induz erros na medida, estudo indicam que a cada 1000km rodados em méria o velocímetro passa a marcar 0,2 % a mais devido à diminuição do diametro pelo desgaste normal.

    Temos tb as folgas entre engrenagens, que nao podemos esquecer que se desgastam, pois nao existe material eterno....e por aí vai....

    o que o velocímetro nos dá é uma estimativa... tanto que o inmetro permite erros de medida de até 10% do valor "real" em final de escala.

    valeu!!
    YES 2005 Azul - 5500 mil km de alegria

 

 

Tópicos Similares

  1. Você sabe como verificar o TWI ?
    Por Bortolin no fórum Área de debate
    Respostas: 46
    Último Post: 27-12-10, 08:25
  2. mudança na margem de erro do velocímetro
    Por junior_itj no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 04-07-10, 13:18
  3. problema ao verificar o ponto da TDR 180!
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 31
    Último Post: 02-10-09, 21:32
  4. Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?
    Por Bruno FMF no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 21-11-06, 17:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •