olá pessoal. esse é um passo a passo para a limpeza da correia coroa e pinhão.
Com a lubrificção, a poeira do ar, pequenos pedriscos, grãos de areia e outras coisas acabam se grudando na correia e essa mistura lubrificante-poeira vira um esmeril, e é isso gue por atrito desgasta a nossa relação. Ando bastante em estradas de terra. A relação HAMP dita a original da honda, na minha mão ta durando em média 10-12.000 Km. Com esse procedimento ela dura mais, economizamos uns pila e nos divertimos na volta da moto.
Atualmente estou usando a relação da marca Riffel uma que vem com retentores. Minha opinião: Muito melhor que as hamp, o ruído é menor e aguenta mais. Atualmente minha relação está com 12.000 e ainda aguenta muita estrada.
esse é o estado da corrente antes da limpeza faço esse procedimento a cada 5-6.000 km
primeiro é necessário retirar a corrente, para isso folgue a porca do parafuso/eixo e em seguida os esticadores dos dois lados.
Após, vem a parte mais chata: tirar a corrente. não sei se existe alguma ferramenta para isso. eu retiro do modo tradicional. Prego, martelo e alicate. Primeiro com o alicate tiramos a trava do elo daí colocamos a corrente com o elo de abertura no vão existente entre as garras do alicate. Daí é só bater com o prego em cima do pino que prende os elos.
[/img]
Cuidado para não perder essas pecinhas é fundamenntal
Prepare uma vasilha com querosene. o querosene é uma maravilha, coloque a corente de molho e com a ajuda de um pincel dê um talento na corrente. Com o pincel limpamos a coroa e o pinhão cuidado, não passe querosene nas peças plásticas ou de borracha.
O resultado final é ótimo, o querosene deixa tudo como novo.
Depois é só montar. Pra encaixar os elos da corrente é mais fácil basta colocar os retentores (se tiver) apoias sobre uma supefície firme e bater o pino. Ajustamos a golga da corrente, apertamos a porca do eixo, Damos aquela lubrificada e está pronto, é só ligar o motor, ouvir auela sinfonia linda e sentir o vento.
P.S Alguns cuidaddos devem ser tomados: 1 Para não amassar ou entortar ou danificar algum elo ou a corrente, lembrando que esse procedimento é feito para a manutenção da relação e também para a nossa diversão, então cuidado e calma ao bater na corrente. 2. Não perder o pino 3. Cuidado com o querosene, principalmente para não manchar ou incendiar a nave.
Esse é um procedimento rápido e que dá gosto ver o resultado final.
Falou pessoal se esse tipo de tópico for aceito e de utilidade, depois coloco de outros procedimento de manutenção e reparo.
Abraços

[/img]

Responder com Citação

uOOou!