Olá pesoal. Cá eu denovo.

Minha YES está indo pros 28mil km essa semana e nunca fiz nenhuma manutenção ou regulagem na suspensão dela. Quando peguei ela apenas fiz alguns testes pra achar a melhor posição do ajuste da susp. traseira e alí ficou. (uso ele na pos. 3)

A susp. dianteira irei mandar trocar o óleo, o retentor parece estar bom, pois não há o menor sinal de vasamento. (e ainda sempre pingo uma gota de óleo em cada cano pra manter lubrificada e diminuir o desgaste dos retentores. Aprendi com a susp. da bike

Mas e a traseira? Muitos vão aumentando a pressão da mola pra diminuir aquele "molejo" caracteristico de susp. indo embora.
Esse artificio é realmente válido ou apenas um paleativo, visto que o amortecedor já está perdendo sua eficiencia?

Nas serrinhas, quando tem ondulação em curvas eu sinto a balança torcendo um pouco, mas não sei comparar com quando ela tinha baixa km, pois naquela época eu ainda não brincava com ela. Não sei se é caracteristica da Yes ou susp. mau regulada.

Do ponto de vista da estabilidade e segurança na estrada é melhor trocá-los?

Eu ando muito com a patroa na garupa e nosso peso somado é de aprox. 130kg.
E no bau sempre tem mais uns 5-10Kg...


Abraços!!