CC ou "cilindrada" é a relação entre o tamanho do pistão e seu curso, pode um pistão menor deslocar mais volume que um maior apenas aumentando o seu curso.
A principio pensei que podia o pistão da comet ter diametro grande e curso pequeno, dai fui no site da kasinski e depois no da suzuki pra comparar o diametro e o curso dos pistões da comet e da yes e vi um dado curioso. O diametro e curso de um cilindro da comet é exatamente igual ao da yes 57,0x48,8
saudacoes a todos.
acabo de encontrar este site e ja sou fa.
sou um amante de motores e tb um estudioso dos mesmos:
os motores wankel foram aposentados por serem muito caros em sua fabricacao: geram muito calor e as especificacoes de construcao devem ser respeitadas ao maximo para nao haver folgas excessivas e os materiais devem ter uma conformacao especial.
ha pouco tempo Stuart Garner (ingles) comprou a nortom motorcycles(inglesa). ele foi o precursor dos motores wankel para motos e desenvolveu um de 2 rotores (e nao cilindros) para sua norton NRV 588. ele quer competir na superbike com ela, mas e dificil encaixar ela em qualquer categoria.
se vcs quiserem pesquisar, tanto no google como no youtube tem bastante material sobre ela e no oficial http://www.nortonmotorcycles.com/.
o mazda RX8 tb usa esse tipo de motor (e o unico carro de serie com essa motorizacao)
qnto ao moto ser mono, bi em v 4 em linha e o seguinte:
tudo depende do projeto. qnto mais cilindros (fracionamento) maior a potencia em cv. existem motores 125cc com seis cilindros, coisa de relojoeiro, mas o custo e muito alto.
os motores mono sao de manutencao e custo mais simples por isso sao largamente utilizados em motos populares por conta do custo.
os bi sao pouco mais complexos e mais caros, pois tem mais partes moveis e sua comfiguracao(2 em linha, 3 em linha, 2 em v, 3 em v, 4 em v, boxer, 2 e 4 em L e etc) depende da proposta de utilizacao. as ducati superesportivas utilizam motor e L de 2 cilindros e andam com as 4 em linha de igual pra igual.
o projeto pode privilegiar o torque (motos estradeiras como as harley) ou a potencia (como nas ducati).
o motor boxer e utilizado pela BMW e pela honda na goldwing. segue a mesma regra, eles se tornam bem baixos, mas sao muito largos.
espero q eu tenha ilustrado bem este topico.
obg.
Falando no grosseiro seria algo como, mais cilindros = + potencia ou + explosões em - tempo que é = a + RPM e MENOR torque por ter biela, pistão, e virabrequim de menor curso e tamanho. Vamos lembrar dos motores 2T que são mais " fortes" por ocorrer mais explosões que os 4T.( 1 explosão a cada volta do virabrequim nos de 2Te não 2 como os de 4T). Já motores com menos cilindros = a - potencia ou - explosões que é = a - RPM e MAIOR torque por ter biela, pistão e virabrequim de maior curso e tamanho.
E outra, motores Boxes não possuem contra balaceadores, como a força cinetica das explosões anularem entre si. Vide a animação do video lá em cima, a explosão de um é rapidamente anulada pela explosão da outra logo em seguida em direções opostas.
Injeção direta para ser usada em carros vai ser normal daqui a 3 anos, quando a tecnologia baratear. já que diferente da injeção nos dultos das valvulas, vai logo dentro do cilindro, muito parecido com motores a diesel. Terá novo material para resistência ao calor, nova bomba de combustivel, novo bloco e novo sistema com velocidade de computação extremamente rapida.
Fonte: Eu mesmo pelo que leio e faço. Não sou mecanico, mas vire e meche quando mais novo colava numa oficina de carros onde morava.
Belas explicações!!!
Gostei da turbina, bem simples
Será que isso também é algum tipo de turbina em menor tamanho?
jetbike
Agora fiquei com vontade de ver realizado o pensamento anterior do blaugusto. Uma CBR com motor de Opala seria interessante. Não sei nem se cabe no entreeixos.
Sim, sem duvida é uma turbina se bobear foi feita em casa por eles, no Youtube tem varias "home turbines".
Olha essa moto, já deve conhecer, mas é legal o barulho.
MTT Turbine Superbike
Os comentários aqui estão tão técnicos e avançados que não vou mais dar pitaco...
:sorvete: :sorvete: :sorvete: :sorvete: :sorvete:
[b]Dirijo por obrigação... Piloto por satisfação...[b]
[img width=213 height=130]http://i44.tinypic.com/ksvhl.jpg[/img]
Queria uma moto com aquele motor ali! hahahaha!!!
Me diz uma coisa, a hayabusa ela é a moto mais rapida do mundo ainda?
pq ela tem um turbo que funciona apartir dos 200km/h, o funcionamento desse turbo se da igual ao de um carro?
e que tipo de motor ela usa pra adiquirir essa potencia?
e uma duvida me cai, como é definido a cilindrada? (a resposta dessa me é mais importante!)
[img width=480 height=81]http://img852.imageshack.us/img852/5356/assinatura530x89.jpg[/img]
Moto Gaúcha : ApaTCHÊ !!! Mazaaa!!!
Seja Consciente, desenrole o cabo!
Cilindrada é a soma dos volumes internos dos cilindros, é calculada através do diâmetro do cilindro e do curso do pistão, com a fórmula:
Cilindrada= ((diâmetro x diâmetro x pi) / 4) x curso
*pi=3,14.........................
[img width=480 height=81]http://img852.imageshack.us/img852/5356/assinatura530x89.jpg[/img]
Moto Gaúcha : ApaTCHÊ !!! Mazaaa!!!
Seja Consciente, desenrole o cabo!