Vou fugir um pouco do assunto de moto e vou falar sobre a questão dos "testes" que fazem nos carros.
No último Big Brother, um dos patrocinadores foi a Fiat (quem acompanhava o BBB, sabe disso). Em uma das provas do programa, o jogador deveria acertar, ou chegar mais próximo do valor, do consumo do Fiat Uno Economy. Incrivelmente, o que foi apresentado na televisão, foi que o Economy faz uma média de 29km/l. Pelo amor de Deus. O teste que foi feito AO VIVO, foi super planejado. Foi mais ou menos assim: Tinha um carro (Fiat Uno Economy, obviamente), no plano, com as rodas dianteiras em um sistema de rolamento. Ligaram o carro, engataram as marchas e mantiveram uma velocidade constante de aproximadamente 60km/h por uns 3 minutos. É claro que o carro vai fazer próximo disso, pois não tem a ação do vento, o atrito com o asfalto, as trocas de marcha, as retomadas de velocidade, as inclinações e diversos outros fatores. Deu uma falsa impressão de que este carro faz praticamente 30km/l de gasolina. Nem moto faz isso.
O que estou querendo dizer é o seguinte.... esses testes feitos pela própria fábrica/montadora, são estudados cuidadosamente para trazer o melhor resultado possível e beneficiar quem é de interesse. Esse teste com a Apache foi mais um exemplo da manipulação dos resultados. Pois fazer um comparativo com tamanha diferença de quilometragem é covardia e mau caratismo.
Os melhores testes são os proprietários. A exemplo disso.. quando comprei minha primeira moto, comprei uma Suzuki Burgman 125c, a maioria das pessoas falou para eu não comprar porque iria me incomodar. Pois bem, tenho ela há quase 3 anos e nem sequer furou o pneu. Absolutamente NENHUM problema. Agora... quantas motos das marcas mais "conceituadas" vimos com dificuldades de dar a partida, morrendo, piscando o farol, etc...etc...etc...
Bom, acho que consegui explicar meu ponto de vista e minha opinião diante desses testes de laboratório!
Um abraço ao "Apachonados".

Responder com Citação