Citação Postado originalmente por diogotrc Ver Post
Aí pessoal,
Vim postar minha experiência com o pinhão de 15 dentes, rodei hoje 100km com esse pinhão, em cidade e em estrada de alta velocidade.
Acho que minha conclusão é completamente ao contrário do que vocês imaginam.
O pinhão de 15 é ótimo pra quem vai andar em cidade, não é verdade que ela perde arrancada, arranca muito bem e rende melhor nas marchas, você não precisa trocar tantas vezes, anda com o giro baixo e ganha velocidade muito rápido! O problema é na estrada! Quando você chega a 100kmph de 4º e troca pra quina, ela sobe de velocidade muito lentamente e isso se tiver em reta, na subida, não acelera, e olha que eu sou leve, peso apenas 60kg. Você acaba tendo que trocar várias vezes de marcha, toda hora precisa reduzir pra quarta, pense numa 4ª marcha um pouco menor que a quinta original.

Eu vou colocar o pinhão de 14 dentes, acredito que seja o casamento ideal!
O de 15 seria perfeito se o torque fosse com o giro um pouco mais alto, mas aí perderia o "andar suave" na cidade.

Resumo:
Pinhão de 15:
Nota 10 para a cidade e estradas curtas | Nota 8 para rodovias.
Bah.. cara, eu pus o de 15 ontem, será que seria melhor o de 14? eu gostei bastante do de 15, mas só andei na cidade ainda, peguei uma subidinha pesada aqui e ela realmente ficou mais lerda pra subir, mas ainda vou testá-la na estrada pra ver... eu já pus pensando em estrada pelo que o pessoal falou. flw