Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 12 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 178
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Essa é para os mecanicos das antigas e os amantes das fumeguentas.
    Todo mundo fala que ao montar as palhetas elas devem fechar bem a piramide sem nenhuma fresta olhando contra a luz.
    Me veio uma dúvida. Não é a própria pressão interna que o pistão faz que deve fechar as palhetas na piramide? Essas palhetas montadas assim fechadas não dão uma resistencia maior para o motor aspirar a mistura? Isso não dificulta o motor pra ligar por exemplo que é quando se tem menos giro?
    Antigamente deixava minha Rx com uma fresta de 1mm nas palhetas e pegava e andava muito bem. Hoje em dia depois de tantas modificações inclusive substituição de platinado por cdi, a muito tempo ela não pega fácil como antigamente e não sei bem quem é o culpado.
    Comprei hoje as palhetas novas, retinhas sem nenhum empenado e antes de montar estou aplainando a piramide pra vedar por completo e pretendo deixar as palhetas o mais livre possível.
    Não sei se meu pensamento tá certo, antes de fazer esse teste me bateu a curiosidade de perguntar pra alguem se já fez essa prova.

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    42
    Posts
    937

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    As palhetas devem vedar totalmente a piramide. Lembrando que vc não deve apertar demais os parafusos que as prendem, porque senão empenam as palhetas. Tbém não deve torcer as mesmas com a intenção de vedar melhor, aí vc perde potencia. Muito menos plainar a piramide, se vc retirar aquela borracha de sua base vc vai quebrar palheta atras de palheta. Se mesmo com palhetas novas a piramide não veda bem troque o conjunto.
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Citação Postado originalmente por Guilherme Mcnasty Ver Post
    As palhetas devem vedar totalmente a piramide, isso porque é no momento que o pistão desce que ele "
    Mas as palhetas devem ter pressão? Ou simplismente não deixando ''frestas'' entre elas e a piramide?

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Citação Postado originalmente por Guilherme Mcnasty Ver Post
    As palhetas devem vedar totalmente a piramide, isso porque é no momento que o pistão desce que ele "
    é isso ai ,se elas estiverem abertas pode acontecer um pouco de refluxo. as vezes não se percebe , a moto até pode funcionar legal ,mas pode acontecer que não suba toda a mistura e sim alguma fração tende a voltar para o carburador. já não fica mais 100% :OK:

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Mas as palhetas devem ter pressão? Ou simplismente não deixando ''frestas'' entre elas e a piramide?
    olha, sei que não é correto, mas ja cheguei a entortar as chapinhas para vedar e funcionou perfeitamente. as vezes o problema não é nas palhetas mas sim desgaste na piramide e ai só substituindo.

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Aí que tá! Antigamente elas eram um poquinho abertas, já tava assim quando comprei. E andava muito e pegava super fácil. Depois sim é que dei uma fuçada e acabei dando uma entortadinha nelas pra vedar.

    Agora depois de muitos anos assim resolvi revisar toda entrada do motor. Comprei as palhetas novas e o coletor que tava ressecado (coletor e bura de Rd).

    Na piramide tava fazendo assim: Lixei em cima de uma superfície bem plana e pretendia lixar até gastar uniformemente. Desde a base metálica onde vão os parafusos até toda área vedante de borracha, pra ficar tudo retinho e as palhetas simplismente encostar na piramide, mas sem pressionar. To fazendo errado então?

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Aí que tá! Antigamente elas eram um poquinho abertas, já tava assim quando comprei. E andava muito e pegava super fácil. Depois sim é que dei uma fuçada e acabei dando uma entortadinha nelas pra vedar.

    Agora depois de muitos anos assim resolvi revisar toda entrada do motor. Comprei as palhetas novas e o coletor que tava ressecado (coletor e bura de Rd).

    Na piramide tava fazendo assim: Lixei em cima de uma superfície bem plana e pretendia lixar até gastar uniformemente. Desde a base metálica onde vão os parafusos até toda área vedante de borracha, pra ficar tudo retinho e as palhetas simplismente encostar na piramide, mas sem pressionar. To fazendo errado então?
    agora vou te contar outra gambiarra que ja fiz
    ja peguei uma piramide de rd 350 para por na minha tdr de trilha e tava com a borracha vedante toda ressecada. ai lixei ela até fica no aluminio e funcionou perfeitamente tambem.
    mas precisa ser lixada em cima de uma chapa de vidro bem reta pra não ficar com a superficie torta. pus a lixa em cima do vidro e ia esfregando a piramide.
    meu amigo fez isso numa dt tambem e ficou bom. comecei com uma lixa mais grossa até terminar numa 400
    mas tem que ter paciencia e cuidado.
    se tiver algum ferro velho de moto por ai pode ser que vc encontre uma inteira tambem.
    mas to dizendo, o que fiz é GAMBIARRA.

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Citação Postado originalmente por corsani Ver Post
    agora vou te contar outra gambiarra que ja fiz
    ja peguei uma piramide de rd 350 para por na minha tdr de trilha e tava com a borracha vedante toda ressecada. ai lixei ela até fica no aluminio e funcionou perfeitamente tambem.
    mas precisa ser lixada em cima de uma chapa de vidro bem reta pra não ficar com a superficie torta. pus a lixa em cima do vidro e ia esfregando a piramide.
    meu amigo fez isso numa dt tambem e ficou bom. comecei com uma lixa mais grossa até terminar numa 400
    mas tem que ter paciencia e cuidado.
    se tiver algum ferro velho de moto por ai pode ser que vc encontre uma inteira tambem.
    mas to dizendo, o que fiz é GAMBIARRA.
    É assim que to fazendo aqui. To lixando em cima de um vidro e usando vários numeros de lixa, da 100 até chegar na 400.
    Mas fiz só um pouco de um lado pra ver, e a coisa não tá boa não. Coloquei a palheta nova pra ver e ficou uma fresta :d
    O problema é que a borracha gasta umas 1000 x mais do que o alumínio da base aí tá dando diferença no angulo de um material pro outro.
    Mas deixe estar, tenho paciencia e não desisto tão fácil.

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    É assim que to fazendo aqui. To lixando em cima de um vidro e usando vários numeros de lixa, da 100 até chegar na 400.
    Mas fiz só um pouco de um lado pra ver, e a coisa não tá boa não. Coloquei a palheta nova pra ver e ficou uma fresta :d
    O problema é que a borracha gasta umas 1000 x mais do que o alumínio da base aí tá dando diferença no angulo de um material pro outro.
    Mas deixe estar, tenho paciencia e não desisto tão fácil.
    é por isso que disse que tem que fazer com cuidado, tipo forçando um pouco mais atras porque não só pela base da borracha ma porque tem as janelas e menos material ai gasta mais facil.
    na minha tambem começou assim ai fui forçando mais atras e com paciencia, porque é demorado. vai levar algumas horas. cuida tambem pra não forçar demais que o vidro da uma curvada na hora da lixada e fica torto tambem. tambem não força demais bem atras que as palhetas vão ficar mais abertas ainda.
    esse tipo de coisa só fiz porque não tinha alternativa, senão botava piramide nova.

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Citação Postado originalmente por corsani Ver Post
    é por isso que disse que tem que fazer com cuidado, tipo forçando um pouco mais atras porque não só pela base da borracha ma porque tem as janelas e menos material ai gasta mais facil.
    na minha tambem começou assim ai fui forçando mais atras e com paciencia, porque é demorado. vai levar algumas horas. cuida tambem pra não forçar demais que o vidro da uma curvada na hora da lixada e fica torto tambem. tambem não força demais bem atras que as palhetas vão ficar mais abertas ainda.
    esse tipo de coisa só fiz porque não tinha alternativa, senão botava piramide nova.
    To fazendo bem na manha mesmo. Vou ver se acho um jeito de gastar um pouco mais naquela junção do alumínio com a borracha, é ali que tá dando :cocô:, mas já melhorou um pouco. Fiz o teste de novo com a palheta, a fresta diminuiu.
    Vou fazer de tudo pra recuperar essa piramide, a borracha ainda tá boa, só tava muito cheia de furinhos que já diminuiu quase por completo, e ainda tem muita borracha pra gastar! Vou deixar o resto pra amanha porque tenho que sair agora. Valeu pelas dicas! :OK:

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    O problema da piramide tá resolvido! :OK: A vedação das palhetas ficou 100% e ficaram bem soltinhas. Fiz o teste sugando ar através da piramide antes e depois de aplainar e de trocar as palhetas e a diferença foi grande. Não passa ar nenhum. Na moto o giro tambem subiu mais rápido, pena não poder andar com ela ainda.

    Agora um problema que tinha até piorou. Tem entrada de ar falsa no motor. Depois que botei bura de Rd na Rx ano passado nunca mais nada deu certo. Carburação é coisa que nem me interessava em tentar, deixava funcionando e pronto.

    Quando desmontei ela pra revisar as palhetas achei que tivesse achado o problema, a princípio era o coletor com um rachado quase invisível.
    Comprei um coletor novo e a moto parece estar entrando mais ar ainda | cheguei a conclusão que esse coletor tem defeito. Tem uma falha na parte que veda com a piramide. Muito mal de acabamento inclusive.

    Já que tá dando tudo errado mesmo desbastei as orelhas da base do coletor a faca e depois aplainei do mesmo jeito que fiz na piramide. Ficou no mesmo estilo do coletor da Rx que é alumínio.
    Ficou assim:

    Antes


    Depois


    De resto não achei mais nada anormal. Vou montar amanha tudo com junta nova de velumóide que to fazendo e ver no que dá.
    Resolvi postar tudo isso porque várias cabeças pensam melhor que uma, na verdade devia ter feito isso antes de toda essa trabalheira que nem sei se vai dar certo.
    Não sei que tem algum outro detalhe que to deixando passar. O bura não é porque fiz testes com mais de um. O motor não tem vazamentos visíveis no cilindro. Se não for isso agora não sei mais nada... Tem algum jeito prático de descobrir exatamente o lugar que tá entrando o ar?

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de marcelofreitas
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    3.218

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    sempre que troco o coletor por estar com rachaduras o mecanico coloca uma camadinha de silicone alta temperatura!!! outra coisa importante, veja se as braçadeiras da magueira que sobe pro YEIS estaum bem apertados se entrar ar por ali tbm da entrada de ar falso!! outra coisa é checar se o seu YEIS naum esta furado!!!!!! vai vendo uma coisa de cada vez e vai eliminando e vai postando que agente vai achar, tem bastante jente aqui pensando e vai dar certo!!!
    abração!!!
    ........amigão meu tem 2 DT 200R e eu querendo uma.........

    ......uma tézona tbm naum cai mau! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    não sei quanto a rx , mas dt da muito problema de ar falso quando solta ou detona o retentor do virabrequim, se for do lado direito puxa ar da parte da campana e se for o esquerdo puxa atras do volante magnetico. mas antes verifica como esta o aperto da abraçadeiras do bura . se vc esta fazendo o pré mix e não usando a bombinha verifica se está fechado a entrada da mangueirinha do autolube no bura, porque ai tambem entra ar falso. até vela solta encomoda. mas faz o que o marcelo disse . passa uma camadinha de silicone de alta temperatura ai nas juntas que alem de ajudar a vedar ele ajuda a não estragar a junta na hora da desmontagem.

  14. #14
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    Revisei toda a entrada do motor. Acertei as palhetas, a piramide, o coletor, juntas, cola de silicone. Mas a Rx tá toda errada ainda, o novela |.
    Pra ter certeza absoluta que todo meu serviço ficou bem feito coloquei tudo hoje na Tdr inclusive o bura que to usando na Rx e nela tudo funcionou sem dar falta e aceitando regulagem. O problema tá é no motor mesmo, mas onde é que é a questão.

    O que me deixa encafifado é que não tem vestígio nenhum de vazamento no motor, tá tudo sequinho. Não tinha que ter um pouco de óleo 2t aonde entra ar ou isso não chega a acontecer? Baseado nisso até já foi troquei o retentor do lado da campana que é onde não dá pra ver se vaza ou não.
    O sintoma que dá é de mistura pobre em qualquer giro, mas principalmente em marcha lenta. Cheguei a pensar que fosse o bura mas confirmei quando funcionou na Tdr. Acho impossível um bura funcionar bem num motor 180 e dar falta em um 125 por mais que os filtros de ar sejam diferentes.

    Amanhã vou sacar fora o volante e a mesa pra ver melhor como tá o retentor daquele lado, apesar que já fiz isso tempo atrás quando troquei o retentor da campana. Só não observei bem, apenas conferi se não tinha mancha de óleo e nem folga no eixo. Nenhum dos dois.
    Se não for retentor de baixo vou pra parte de cima. A compressão até tá razoável, já andei em condições muito piores e funcionava bem. Que mais poderia se isso aí? Defeitinho chato que tá dando o que fazer esse! :k

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Ajuste das palhetas de torque nas 2 tempos

    esse carburador que vc pos é de rd 135? ou original?
    nem sempre porque funciona legal na tdr vai funcionar na rx tambem. a aspiração da 180 é maior.
    mas se ela ja funcionou com ele ai é outra coisa.
    quando vc ligar ela tira a mangueira atras do carburador ,aquela que liga ele no filtro e verifica se não ta dando refluxo, tipo a mistura voltando, porque se voltar pode ser que as palhetas não ficaram boas.
    o motor é novo?, não está com um anel quebrado? ai fica dificil de a moto pegar e de regular.
    como está a regulagem do parafuso do ar? meu amigo tinha uma rx que só ficava boa com meia volta de regulagem.



 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •