não não não exatamente não é só bloco em si é igual são valvulas,pistôes,alimentação,lubrificção tudo diferente!!!!!
Não da pra falar que é igual !
Tem um forum de jipeiros na net que não me lembro o nome e teve um individuo que converteu um motor AP á gasolina pra Diesel só não me perguntem como.
Ex:Honda Fan 125 2007
Ex: Cg 150 Azul 2005(saudades)
Ex:Cbx 200 Strada Roxa 97(Doida)
Ex:Cg 125 82 (Minha primeira namorada kkkkk)
Ex:Cg 125 1988
EX:XLX 350R 1990
EX:Hunter 125 SE (vai com Deus,hahahaha)
"A Vida é para quem topa qualquer parada,e não para quem pára em qualquer topada -Bob Marley"
Olá Galera,
Sou novato por aqui, mas gostei deste assunto. vamos lá
O motor AP, até pode ser convertido para a diesel, pois os ap diesel da kombi e saveiro usam o mesmo bloco dos a gasolina, porém muda todo o resto, o cabeçote é totalmente diferente pois a câmara de combustão é totalmente diferente e ainda tem os bicos injetores. tem também a colocação de uma bomba injetora que, como é ela deve injetar exatamente no ponto de ignição tem que tranbalhar em sincronia com o virabrequim, no caso do ap ela é acionada pela correia do comando.
Voltando para o motor da moto. Como acionar a bomba injetora? teria que talvez, colocar uma correia dentada ligando de alguma forma o vira brequim na bomba injetora. (bem difícil né)
Digamos então que agente consiga, dar a taxa necessária e colocar uma bomba ingetora, trabalhar ou fundir um pistão novo que beneficie a queima do diesel quando injetado. Onde vai dar o problema? isso mesmo, nos mancais!!! os rolamentos do virabrequim iriam "debulhar" na primeira explosão do diesel.
É isso aí galera, esta é minha opinião: é extremamente complicado e teria que gastar 3 ou 4 x o valor da moto para fazer e ainda assim os resultados seriam duvidosos.
carburador num motor ciclo diesel?!?!?! isto não existe! isto sim é impossível.
Talvez dê pra queimar diesel num motor ciclo otto, vejam bem, é uma gambiarra pra queimar oleo em um motor otto, isso não tornaria um motor otto num diesel. pra isso teria que aquecer o diesel a temperaturas que ele chegasse vaporizado na camara de combustão. Já ouvi falara em histórias de pessoas que colocaram um pequeno reservatório de diesel em contato com a descarga e ligaram isto no carburador.
Nunca vi ao vivo, pode ser só lenda.
Abraço a todos.
http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."
Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !
Isso é impossível fazer.
O motor diesel ele não tem vela, ele explode por compressão da mistura ar/combustível, e é muita compressão, é usada uma bomba de engrenagens no diesel sem injeção eletrônica, ou no diesel injetado é uma bomba radial que pressuriza o commonrail.
O motor a gasolina explode com a centelha da vela.
Se tu colocar uma bomba dessa para injetar na tua moto, a pressão do diesel vai furar a cabeça do teu pistão.
Que viagem.
O assobio do vento nas frestas da minha viseira é música. Aumentar a fresta é como colocar mais músicos na orquestra.
como o pessoal jah falou... a compressao eh de 1,6 a 2,5 vezes o normal da moto... nao sei se o conjunto aguentaria. depois tem a bomba que tem que estar em sincronia com o motor, e eh uma p*ta bomba.
o motor mudaria tanto que ia ficar mais facil tu ver meu avo ereto do que essa gambiarra toda funcionando...
SZK EN 125 >> YMH XTZ 250 X
Motor AP em Fusca cabe que nem uma luva...moleza moleza a adaptação.....desde que se utilize a carcaça da caixa de câmbio da Kombi a Diesel........
:OK: :drool: :lol:
Eu ja vi uma...
A muito, muito tempo, longe da civilização, em uma terra distante...
Brincadeiras a parte, eu ja ví uma Agrale 27,5 adaptada, um amigo de meu pai fez, eu era pequeno e não me interessava por motos na época, por isso nem sei dizer como funcionava, mas me recordo de meu pai me levar pra ver a "belezura", vinha gente de longe pra ver isso.
Ele usava na fazenda pra fazer serviço pesado, o cara era meio professor pardal.
Estamos na época de tentar salvar o planeta, por isso as montadoras nem pensam na possibilidade de fazer isso, devido a alta taxa de poluentes no diesel.
Mas que funciona funciona...
"Moto é, e sempre será o melhor veículo, nunca cabe a sogra..."
Mas Diesel em 125cc é fod@...
1º que com carburador não rola.
O diesel tem que ser injetado sob alta pressão, em temperatura alta, e pulverizado, se não não há a queima!
(se vc jogar diesel numa fogueira, vc irá apaga-la, como se tivesse jogando água... Para o diesel queimar, deve ser pulverizado em forma de névoa)
Depois que a bomba deve ser colocada em sincronismo perfeito com o movimento do virabrequim...
Conseguindo isso aew (muito difícil) as coisas já ficam mais fáceis...
Ai vem cabeçote né.... Compressão, pistão, biela, mancais....
Acredito que o mais dificil será adaptação da bomba... Ainda mais em 125cc
c pa eu vo compra um motor só pra fazer essa gambiarra..
e a bomba mecanica da pra fazer com a engranagem do comando.., deve dar certo..
vo caça um motor de cg 80 na base de uns 100 reais pra tenta faze essa gambiarra..,
num pretendo usar, mas quer fazer funcinar..
bom.., vo faze assim..,
teste 1
soca diesel no carbura, e ve no q da.., vamu faze acende na base da vela msm (gasolina+diesel)
deu certo amém
teste 2, tenta descobrir qual seria q regulagem ideal pra um motor diesel rodar, etentar, msm q seja por um milagre, ligar no diesel
teste 3, mais futuro, bem quando num tiver nada msm pra fazer.., pesquisar uma compressão ideal pra poder fazer funfar..,
de preferencia um um auxilio de vela,
tem uns motores da mercedes, q tem uma vela auxiliar pra ajudar a esquentar o diesel pra ele num ficar afogando..
sei lah.., quando eu num tiver mais nada pra fazer eu testo..
Quando eu era guri uma vez inventei de misturar diesel e gasolina meio a meio pra ver, se funcionasse bem saia mais barato que encher o tanque só com gasolina (ó as idéia...)
A princípio tava todo animado porque parecia que tava durando mais o tanque (tudo no achometro, sacudindo o tanque. Nem marcando eu tava) Mas foi só entusiasmo da hora, porque o óleo tava apenas virando fumaça como qualquer óleo lubrificante.
Alem de atrapalhar a lubrificação do óleo da moto, me disseram tambem que poderia ressecar os retentores do motor, então larguei de mão.
E dá pra imaginar a maria fumaça que virou a moto. Fazia uma nuvem que escondia a estrada toda atrás de mim, sem exagero! Coisa bem sem noção mesmo :lol:
o diesel nao carbura, ele nao tem propiedades carburante, mais é dificil dizer isso para um cara que se acha engenheiro
[img width=229 height=130]http://4gifs.com/gallery/d/181379-1/ChunLi_vs_oldPerv.gif[/img]
expressão nova ?, propriedades carburantes.., o engenheiro mecanico.. kk
agora carburar é algo q acontece com o combustivel, essa eu vo fika rindo alguns dias....
como eu tinha explicado ali..
vc ajusta a taxa de compressão +/-proximo da taxa de compressão do diesel,
acho q 18:1 ele ja da ignição, então coloka 17:1+/-, e ai, como a temperatura ja tah alta por causa da compressão, vc da umm "empurrãozinho" com a vela.., isso da pra se fazer..,
mas co0mo o nosso amigo acabou de falar.., resseca retentores, o q seria um dos meus medos..,
pq pegar um motor e fazer ele funcionar 7,8 dias, e dobrar a fumaça eh problema.., além de ir tbm o oleo do motor..
agora vai lah no senac, ou algum curso de mecanica, faz os 2, e cursos, mecanica automotiva, e diesel, e depois pensa um poquinho mais antes de me falar q gasolina carbura pq tem propriedades carburantes..
pq aki é o tópico de preparação, então a gente inventa meios de se adaptar alguma coisa, e não fala, compra outro, como ja vi algumas vezes...
Proedades carburantes.., cada uma...