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Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
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    Carapicuíba
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    troca do filtro de óleo e limpeza da tela do motor

    A troca do filtro de óleo, creio que não seja segredo para ninguém, mas não vi nada falando sobre a limpeza do filtro de tela do motor...

    Procurei por aqui e não encontrei....é um procedimento simples, que é recomendado pelo manual da suzuki intruder para ser feito a cada 6.000 km.....

    Fiz e estou postando um tutorial para ajudar a quem nunca fez a limpeza da tela do motor, assim como eu (até agora)....

    Ferramentas para essa etapa:
    Chave 8 mm (estrela ou L )
    Chave 17 mm (estrela)
    Chave philips média (ou parafusadeira elétrica)

    e o mais importante.... :chopp: uma breja gelada....

    Além do filtro de óleo de papel, a suzuki intruder tem um outro filtro de tela, que fica atrás do parafuso por onde retiramos o óleo do motor:

    Primeiro soltamos o parafuso do dreno de óleo do motor....

    [img width=400]http://img217.imageshack.us/img217/3377/spma0002.th.jpg[/img]

    ele fica atrás dessa peça onde vai o parafuso para tirar o óleo do motor....na foto ela já está sem o parafuso....na minha moto, uso a chave 17mm para soltar o parafuso do dreno....

    tirado o parafuso e escoado o óleo, usa-se uma chave 8mm (estrela ou L, se usar fixa correrá o risco de espanar a cabeça do parafuso ou estragar a chave, pois ele é bem apertado) para soltar os três parafusos que sustentam a peça.....

    [img width=400]http://img135.imageshack.us/img135/8836/spma0003.th.jpg[/img]

    retirando-se a peça, podemos observar a tela mencionada (perceba os residuos que estão nela)...

    ela é fixa por dois parafusos philips....

    é só solta-los (ira cair um pouco de óleo) e tirar a tela com cuidado...

    limpe a tela com cuidado (ela é bem frágil) e verifique se tem algum dano (furo)...se houver, a mesma deve ser trocada....
    se você observar, a tela tem um "suporte" de um dos lados onde vão os parafusos philips, e os parafusos tem uma arruela lisa e uma de pressão.......
    o lado com o suporte fica virado para a carcaça do motor e as arruelas ficam do outro lado, junto com os parafusos...
    observe bem isso na hora da montagem, pois senão você estragará a tela...

    [img width=400]http://img442.imageshack.us/img442/6125/spma0004.th.jpg[/img]

    [img width=400]http://img442.imageshack.us/img442/7788/spma0005.th.jpg[/img]

    [img width=400]http://img412.imageshack.us/img412/2609/spma0003f.th.jpg[/img]

    os dois lados da tela...observe a sujeira grudada na tela (teve mais que saiu com o óleo)....
    no meu caso, parecia ser resíduo do filtro de óleo de papel....(?)

    [img width=400]http://img225.imageshack.us/img225/2636/spma0006.th.jpg[/img]

    a tela já limpa.....

    foto do local da tela sem a tela....

    [img width=400]http://img266.imageshack.us/img266/8613/spma0019.th.jpg[/img]

    Feito isso basta fazer o procedimento inverso, lembrando que:

    -A tela tem lado correto para ser colocada, conforme dito acima....
    -cuidado para não espanar nenhuma rosca (comece sempre rosqueando na mão até a hora do aperto, a ser feito com a chave devida)....
    -A tampa da tela tem uma seta que aponta para a roda dinateira da moto, oberve isso ao colocar a tampa no lugar....
    -Por ultimo, coloque o parafuso do dreno de óleo.



    nesse ponto, partimos para o filtro de óleo...

    ele se localiza aqui, atrás dessa tampa na lateral direita....

    [img width=400]http://img291.imageshack.us/img291/6920/spma0007.th.jpg[/img]

    aqui usaremos a chave 10 L, para soltar as porcas/prisioneiros que fixam a tampa... (disse prisioneiros por que muitas vezes não soltam-se só as porcas, mas sai o prisioneiro com porca, conforme mostraremos abaixo.....

    Quando soltar as três porcas dez, segure a tampa, pois ela tem uma mola que mantém o filtro no lugar.....

    [img width=400]http://img412.imageshack.us/img412/4768/spma0009.th.jpg[/img]

    o filtro ainda no seu lugar....

    [img width=400]http://img412.imageshack.us/img412/5616/spma0010.th.jpg[/img]

    [img width=400]http://img137.imageshack.us/img137/8545/spma0018.th.jpg[/img]
    Como vocês podem observar, no meu caso um dos prisioneiros saiu com a porca (no problem) e só colocar os dois de volta sem maiores problemas.....só não tente soltar a porca do prisioneiro, pois ai você poderá estar causando algum dano a rosca, e ai sim você terá um problemão....

    [img width=400]http://img245.imageshack.us/img245/272/spma0014.th.jpg[/img]

    retirando o filtro velho....

    [img width=400]http://img299.imageshack.us/img299/5005/spma0013.th.jpg[/img]

    Nesta parte o importante é observar a posição do filtro e que os dois aneis o'ring estejam no local....

    Isso é fácil, pois é só deixar o "furo" do filtro virado para o lado de dentro do motor....um anel fica junto a carcaça do motor, atrás do filtro e o outro vai na tampa, junto com a mola (não esqueça de observar que ela esteja entre a tampa e o filtro....Obs. nunca monte sem os dois aneis o'ring, pois segundo o manual de serviços da intruder, isso poderá causar danos ao motor)....
    a recomendação do manual de serviços é a troca dos aneis o'ring junto com o filtro, mas você só irá encontrar essas juntas na CC., a maior parte das lojas só tem o filtro.....
    Veja as fotos mostrando os aneis e o filtro...

    Filtro, lado do motor
    [img width=400]http://img137.imageshack.us/img137/7081/spma0011.th.jpg[/img]

    Filtro, lado da tampa
    [img width=400]http://img137.imageshack.us/img137/3051/spma0012.th.jpg[/img]

    o anel que vai atrás do filtro, colocado no seu lugar
    [img width=400]http://img261.imageshack.us/img261/9934/spma0016.th.jpg[/img]

    o anel fora da tampa
    [img width=400]http://img413.imageshack.us/img413/8687/spma0015.th.jpg[/img]

    O anel, já colocado na tampa
    [img width=400]http://img340.imageshack.us/img340/6576/spma0017i.th.jpg[/img]

    Lembre-se que, tanto a tampa do filtro como da tela devem ser bem apertadas, tomando-se o cuidado de não espanar....
    se você apertar de menos, ira vazar óleo, sendo que é só apertar um pouco mais e o vazamento ira parar....
    se apertar de mais e espanar, ai já era...
    terminado o serviço, complete o óleo até o nivel e funcione o motor e verifique se há vazamentos....
    de preferência rode um pequeno trecho, verificando se não há nenhum vazamento....
    As vezes o vazamento pode ocorrer só quando o motor tiver maior pressão (rodando), por isso o ideal é observar após rodar um pouco se está ocorrendo algum vazamento

    :OK: :OK:

    Só lembrando: recolha o óleo usado e de o seu fim devido (você pode entregar em um posto de gasolina, para reciclagem)....
    faça sua parte, não jogue no lixo ou no esgoto.....

    :OK: :OK:

    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  2. #2
    Moderador Avatar de blaugusto
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    Re:troca do filtro de óleo e limpeza da tela do motor

    Excelente passo a passo, Romanex.

    E isso tb serve para a Suzuki Yes. Nao muda nada.

    A manutencao dessas motocas e bem simples. Nao entendo o xororo do povo.

    Abraco!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #3
    Motociclista Avatar de Bortolin
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    Re:troca do filtro de óleo e limpeza da tela do motor

    parabéns pra mim...eu mesmo troquei o filtro de óleo da minha YEs...

    cabra inteligente sô...
    "Quando tudo o mais falhar, finja-se de morto"
    Suzuki YES - 2008
    Sertãozinho- SP

  4. #4
    Moderador Avatar de blaugusto
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    Re:troca do filtro de óleo e limpeza da tela do motor

    Citação Postado originalmente por Bortolin Ver Post
    parabéns pra mim...eu mesmo troquei o filtro de óleo da minha YEs...

    cabra inteligente sô...
    Parabéns!!!
    heuheuehueheuhe...
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  5. #5
    Motociclista Avatar de romanex
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    Feb 2010
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    Re:troca do filtro de óleo e limpeza da tela do motor

    Citação Postado originalmente por Bortolin Ver Post
    parabéns pra mim...eu mesmo troquei o filtro de óleo da minha YEs...

    cabra inteligente sô...
    :#

    :lol: :lol: :lol:

    :G trocar o filtro foi fácil, trabalhoso foi postar as fotos..... :lol:

    a ideia na verdade era mostrar a manutenção da tela do motor, a qual nunca havia feito, mas ai, me empolguei e foi a troca do filtro de óleo junto....

    :lol: :lol: :lol:

    parabéns para nós...

    pelo menos agora fiquei craque em postar foto.... :lol: :lol:





    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

 

 

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