Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
Magrão, nas CGs e MLs mais antigas também só tem um diodo, o que limita a tensão de carga é o próprio magneto, na minha ML prata eu usava uma batera 3 Ah selada e nunca tive problems, acho que a sua é assim também, nunca ouvi falar que a bateria regula a tensão
Sim Stone ela tambem evita que passe dos 12v.

Se tu medir a saída bobina de carga sem a bateria vai ver que com o motor em lenta tem bem menos de 12v no fio, e conforme for acelerando a voltagem vai subindo. Quando tu chegar a uns 4, 5 mil giro já terá os 12v, que a bateria precisa, mas se tu continuar acelerando a voltagem vai continuar aumentando ainda. Com tudo acelerado já vai estar muito alem de 12v.
Com a bateria no lugar vai chegar aos 12v com 4, 5 mil giro tambem. Mas se acelerar tudo não vai subir a voltagem como antes, ela vai se manter a uns 13,5v no máximo. Nessas motos sem regulador se ligar o farol sem a bateria no circuito e acelerar tudo as lampadas já eram.

Mas a bateria selada que tu usou era de nobreak ou de moto mesmo? Porque tavez tenha alguma diferença no modo de carga delas. Porque eu ouvi dizer de um cara meio entendido no assunto que se eu usasse a de nobreak na RX eu podia danificar a bateria justamente por a moto gerar acima dos 12v acelerada.