Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
Eu ja pensei nessa viscosidade tb...mas cheguei a dois impasses : achar um produto desse feito pra moto, não considero usar oleo de carro em moto, principalmente esses que são energy conservation, e o fato de minha moto ser refirgerada a ar. Uso o 10w40, e fica bom, mas não sei sei se um oleo 5w30, que se comporta qdo quente como um oleo sae30 iria se sair bem com refrigeração a ar. Numa moto com refrigeração liquida quem sabe... vou acompanhar com muito interesse essa discussão.
Então brother... eu não sei se você vem acompanhando, mas eu estou travando uma briga BOA com meu motor... então tudo qeu eu puder utilizar ao meu favor, estou estudando para ver desempenhos... E, assim, um dos argumentos que se usa aqui no Brasil quanto ao fato do óleo é que aqui é um país tropical, quente, e não se faz necessário o uso do 10w40, quanto mais o 5w30 !! Se torna desnecessário...

Mas, pensando por um lado, e se o motor foi trabalhado pelos engenheiros lá na China, de forma a rodar melhor com o 10w40 independente da temperatura local? As vezes, pode ser, que temos aqui no BR um desempenho tão bom usando um 20w50, que não testamos o 10w40... e pode ser que podemos ter um desempenho melhor...

Eu na última troca de óleo optei por um óleo (não vou citar MARCA), porém eu achei que o meu motor ficou pior para dar a partida... pode ser "brisa" da minha cabeça... não sei, mas parece que o pistão ficou mais "pesado" para subir e dar o torque inicial... então por isso que abri o tópico referente ao 5w30 ...

Obrigado de novo!