Na minha opinião:
1º Todo veículo autopropulsado(gasolina, etanol, elétrico, hidrogêneo, solar, etc) deveria ter registro obrigatório, com placa de identificação, pagamento de IPVA e seguro obrigatório;
2º Todo condutor deveria ser treinado e avaliado de forma rigorosa para obter sua habilitação;
3º O custo da habilitação poderia ser de acordo com a cilindrada do veículo, mas sem nenhum subsídio do governo, pois o subsídio de uns sai do bolso de outros;
4º Esse mesmo custo não pode ser muito baixo. Pois se for, haverá uma explosão de novos veículos nas vias que já não comportam o que existe hj. E com isso aumentarão os acidentes e consequentemente os impostos para cobrir os custos desse acidentes, então o problema no futuro poderia ser muito maior do que o que existe hj. Sem contar que comprar uma scooter implicará em custos com manutenção e equipamentos, e aqueles que se expremeram para comprar a motinho, não poderão arcar com esses custos e daqui a pouco mais acidentes ocorrerão por falta de manutenção, etc;
5º Melhorar e baratear o transporte público. Isso deveria ser focado com urgência e seriedade.
Notem que no item 4 não é egoismo ou falta de sensibilidade com a população de baixa renda! É realismo mesmo! Conheço várias pessoas que se matam pra comprar uma moto e depois não tem grana nem pra trocar a relação! Tem casos que o cara não tem nem pra colocar gasolina!! Imagina quantos ficarão nessa situação se for bem fácil comprar um veículo e fazer habilitação?! Pra mim isso é o famoso "dar corda pro cara se enforcar", pois muitos irão tirar comida da mesa e dos filhos para poder comprar uma "cinquentinha" legalizada pra "dar um rolé"!!
Sei lá pessoal, mas essa é a minha opinião! Minha visão atual do problema!!
Abraço a todos!!

Responder com Citação